O que são os impostos a recuperar?

Perguntado por: Tomás Campos Simões  |  Última atualização: 1. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (5 avaliações)

Como mencionado acima, o imposto a recuperar refere-se à subtração dos impostos que a empresa precisa recolher. Entenda melhor. Mais uma vez, utilizaremos o ICMS como exemplo. ... Esse saldo deverá ser subtraído no momento do cálculo do valor que a empresa precisa recolher ao final do mês-base.

Quais são os impostos a recuperar?

Os impostos a recuperar são os impostos subtraídos daqueles que você tem a recolher. São chamados impostos a recuperar porque no momento da venda da mercadoria, do valor a recolher, haverá um saldo de compras a recuperar, que deverá ser subtraído para o cálculo final do imposto a ser pago.

O que é recuperar imposto?

A recuperação tributária é a recuperação de impostos, taxas e contribuições pagos pela empresa, mas que foram estabelecidos de forma ilegal pelo governo. ... Toda vez que surgem tributos contrariando essas regras, eles estão sendo estabelecidos de forma ilegal e a empresa tem direito à recuperação tributária.

Como fazer lançamentos de impostos a recuperar?

Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.

Onde fica impostos a recuperar no balanço patrimonial?

A conta impostos a recuperar só irá existir no Balanço Patrimonial caso o valor dos impostos a recuperar sejam maiores do que os impostos a recolher (mais compras do que vendas, o que raramente acontece).

Pílula de Conhecimento - Impostos a recuperar X Impostos a recolher

36 questões relacionadas encontradas

O que é o imposto a recuperar?

O imposto a recolher é uma obrigação que uma pessoa física ou jurídica possui e que obrigatoriamente precisa pagar. Já o imposto a recuperar é um direito dessa empresa, por isso ele é classificado como um ativo. Nesse caso, os impostos recolhidos são recuperados segundo a compensação de tributos.

O que é PIS a recuperar?

PIS e COFINS a recuperar é um assunto polêmico, mas é um direito das empresas, já que a recuperação de crédito tributário é garantido na legislação brasileira, se estes foram pagos a maior ou recolhidos indevidamente.

Como fazer lançamento de compensação de impostos?

Contabilmente, os valores passíveis de compensação devem ser controlados em conta do Ativo Circulante (AC) do Balanço Patrimonial (BP) da empresa ("Tributos e Contribuições Sociais a Compensar (AC)", por exemplo), com a correspondente atualização (Taxa Selic), de acordo com a legislação de regência.

Como contabilizar pagamento de IPI?

O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.

Qual a diferença entre impostos a recuperar e compensar?

Os impostos a compensar são classificados como ativo. ... Entretanto, é imprescindível saber que imposto a recolher sempre vai existir, enquanto o imposto a recuperar existe somente quando a empresa fecha o seu balanço patrimonial com um valor maior de créditos do que de débitos.

O que é o Cofins e como funciona?

O COFINS é um tributo federal que incide na receita bruta da empresa. O destino da arrecadação é custear a seguridade social, ou seja, os serviços que abarcam a previdência, a assistência social e a saúde da população. O valor da contribuição varia de acordo com a receita bruta mensal de cada empresa.

Como funciona o ICMS a recuperar?

Para ter direito ao benefício é preciso um trabalho de análise tributário e fiscal, a fim de identificar inconsistências no pagamento do ICMS. Depois de constatar todas as incidências de crédito, é feito um pedido de recuperação aos órgãos responsáveis.

Quando o IPI é recuperável ou não?

O IPI é recuperável nas aquisições de matérias-primas e demais bens destinados à industrialização de produtos sujeitos ao imposto. Não é recuperável nas aquisições de bens para o ativo fixo e de material para uso ou consumo da indústria. Nesses casos, o IPI deve integrar o custo de aquisição.

Como contabilizar IPI na compra de mercadorias para revenda?

No caso do IPI, se a empresa não tiver direito a crédito desse imposto, o valor correspondente integrará o custo de aquisição das mercadorias. O valor do frete pago pelo transporte de mercadorias será registrado como parcela integrante do custo de aquisição.

Como fazer lançamento de compensação de INSS?

Veja como lançar uma Compensação de INSS.
  1. Lançar Compensação.
  2. 1 - Acesse o menu PROCESSOS, submenu INFORMAÇÕES, opção COMPENSAÇÕES INSS;
  3. 2 - Clique no botão [Novo Lanc...], no quadro GPS, nos campos:
  4. 3 - No quadro DADOS DO LANÇAMENTO, nos campos:
  5. 4 - Clique no botão [Gravar];
  6. 5 - Após, realize o cálculo da competência.

O que são as contas de compensação?

O sistema de compensação é um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto este último engloba as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido), aquele abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio.

Como contabilizar IRPJ a compensar?

Quando a empresa opta por pagar o IRPJ de forma estimada, mensal, os pagamentos do IRPJ respectivo não devem ser debitados em conta de resultado, mas sim em conta de ativo circulante, já que na apuração do balanço anual se fará a compensação das parcelas pagas com o IRPJ apurado.

Quem pode se creditar de PIS e COFINS?

É importante não perder a oportunidade desta adesão, de modo a garantir à empresa uma maior recuperação de créditos”, explicou. “Essa ação tributária objetiva recuperar valores de PIS/COFINS pagos a maior pelo contribuinte (empresas) e podem ser compensados com todo e qualquer tributo federal.

O que dá direito a crédito de PIS e COFINS?

3º, § 1º, I) estabelece que o direito ao crédito se efetiva com as aquisições do mês (de bens para revenda e de bens a serem utilizados como insumos). Cada empresa que estabelece o momento de registro da aquisição de bens com direito a crédito – se quando da emissão do documento fiscal ou se quando da entrada.

O que é PIS sobre vendas?

O PIS também é uma contribuição social, cujo pagamento é igualmente obrigatório. Todavia, ele é calculado sobre o faturamento bruto do negócio, com alíquotas que variam de 0,65% a 1,65%.

O que é recolhimento de impostos?

ABRANGÊNCIA E RECOLHIMENTO DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES - SIMPLES NACIONAL. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento Único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições: I - Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); ... VIII - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Quando posso tomar crédito de IPI?

DIREITO AO CRÉDITO

Os estabelecimentos industriais e os que são equiparados à indústria tem direito ao crédito do IPI nas operações em que se destine produtos à industrialização ou comercialização, desde que estes produtos sejam tributados pelo IPI, como anteriormente detalhado.

Quem tem direito a recuperar o IPI?

O direito ao crédito do IPI, de modo geral, se limita as empresas industriais ou equiparadas nas operações de industrialização ou comercialização. ... Ressarcimento a partir do Saldo Credor e; Ressarcimento a partir do Crédito Presumido do IPI.

Como lançar o IPI em uma nota fiscal?

Clique em Cadastro geral > Nota Fiscal > C.F.O.P. Dentro do CFOP a ser utilizado, nos campos ICMS, Base ICMS e IPI marque Sim. Dentro da opção IPI, no campo Percentual informe a alíquota de IPI, o CST de IPI (este deve ser um CST tributado) e o Código de Enquadramento Legal e em seguida clique em Gravar.

Artigo anterior
Quantos minutos após a refeição pode deitar?
Artigo seguinte
Como adicionar um sim a uma família já existente?