O que são os ibejis?

Perguntado por: Catarina Melo  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.

Quem é Ibejis na Igreja Católica?

Considerados mártires, os irmãos gêmeos têm uma data especial tanto na Igreja Católica quanto no Candomblé e na Umbanda – religiões de matriz africana. As celebrações, nessas religiões, envolvem, tradicionalmente, distribuição de doces, para compartilhar a alegria do nascimento dos gêmeos.

Qual a diferença entre Erês e Ibejis?

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

O que Os Ibejis gostam?

Quando se observa a fartura do "caruru dos meninos", celebrado neste sábado, a gourmandise desse orixá fica evidente. Aos gêmeos protetores da infância oferenda-se caruru e também acarajé, abará, vatapá, xinxim de galinha, farofa, rapadura, cana-de-açúcar...

Como são os Ibejis?

São muito alegres e com um ar muito jovial, mas não pensam muito para realizar algo, eles são inconsequentes. Dificilmente um filho de Ibejis ficará sentado esperando algo acontecer, por serem muito brincalhões e agitados eles estão sempre na ativa colocando tudo e todos a sua volta em movimento.

Mãe Regina de Oxóssi - Falando sobre Ibeji

38 questões relacionadas encontradas

Como são os filhos de Ibeji?

Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.

Quais as cores de Ibeji?

As cores características de Ibejis são verde, azul e rosa.

O que oferecer para Ibeji?

Como oferenda ao Ibeji, podemos incluir todos os tipos de diversão, alimentos infantis, doces ou coisas servidas em pares. Também se pode incluir pequenas bananas, frutas de todos os tipos, bolos, doces e seu prato favorito de arroz com frango. Os sacrifícios de animais como oferta ao Ibeji incluem galinhas e pombos.

Como saudar os Ibejis?

Sua saudação no Candomblé é "Onipé Ibéjì!" (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada!

Qual a comida dos Erês?

Já no candomblé e na umbanda são os gêmeos Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, ou então os Erês, as crianças (cuja comida preferida, de acordo com o candomblé e a umbanda, é o Caruru, daí o costume de todos que acreditam se reúnem e fazem as comidas que agradam aos meninos .

Como chamar o Erê de uma pessoa?

Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...

O que é Oxumaré?

Oxumarê era a divindade do arco-íris. Ele era filho da velha Nanã, senhora dos pântanos. Dono de uma beleza extraordinária, Oxumarê tinha muitos poderes e transformou-se num grande babalaô que curava as pessoas.

Como os Erês trabalham?

As características dos Erês

Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.

Como são os filhos de Cosme e Damião?

Mesmo em circunstâncias difíceis, os filhos de Cosme e Damião parecem sempre irradiar alegria. São simples, generosos, altruístas, embora um tanto inconstantes, sinceros e justos. Têm grande apego à família e aos amigos, não raramente fazendo grandes sacrifícios para beneficiar a outros.

Quais os nomes dos eres?

Nomes de Erês no Candomblé:
  • Conchinha e Maré: Iemanjá;
  • Chuvinha e Arco-Íris: Oxumaré;
  • Andorinha e Flechinha: Oxóssi;
  • Foguinho e Pinga Fogo: Exu;
  • Gamelinha e Trovoada: Xangô;
  • Pombinha Branca e Caramujinho: Oxalá;
  • Guerreirinho e Espadinha: Ogum;
  • Raio, Ventania e Tachinho: Iansã;

Como saber qual é o meu orixá?

Como saber seu orixá pela data de nascimento? Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana.

Qual o nome dos Ibejis?

Ibeji (também conhecido como Yori) é o orixá jeje-nagô dos gêmeos.

Como cultuar os Ibejis?

Não há ritual de iniciação em Ibeji, nem assentamento, nem incorporação nesse orixá. Como o orixá Ibeji (de modo análogo ao que ocorre com as Iyami) não incorpora em humanos, é reverenciado nas próprias pessoas a eles dedicadas.

O que significa oferenda com doces?

É comida com energia e significado oferecida aos orixás e pessoas da comunidade.

Onde deixar oferenda para Ibeji?

É muito importante lembrar que o prato que servirá de oferenda a Ibeji, ou Cosme e Damião, deve ser servido antes dos pratos de quem vai comer. Ao oferecê-lo, acenda duas velas brancas e reforce seus pedidos. Deixe o prato na sua casa, em algum local que não chame muita atenção, durante dois dias.

Como fazer pedido para Ibeji?

“Salve Ibeji, Orixá da continuidade da vida. Governadores da Falange Ibeijada. Orixá criança, que alegra nossos corações e marca o inicio nossa vida. Nos leve pelos caminhos da saúde, do amor e da prosperidade assegurando-nos a união e a fraternidade.

Qual é a cor da vela de Cosme e Damião?

Velas de Cosme e Damião - Azul.

Qual o Orixá mais perigoso?

Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual o Orixá de cada mês?

Orixá de cada signo
  • Ogum - Áries (21/3 a 20/4)
  • Oxóssi - Touro (21/4 a 20/5)
  • Ibejis - Gêmeos (21/5 a 20/6)
  • Oxum - Câncer (21/6 a 21/7)
  • Xangô - Leão (22/7 a 22/8)
  • Obaluaiê - Virgem (23/8 a 22/9)
  • Oxumaré - Libra (23/9 a 22/10)
  • Nanã - Escorpião (23/10 a 21/11)

Qual o dia de Ibeji?

Nesse caso, no entanto, comemora-se a tradição em 27 de setembro e, tendo como referência, dois orixás. “Não são as mesmas figuras, mas em ambas são irmãos com histórias de vida muito parecidas”, explica Pai Nino D Osumarê, da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e do Entorno.

Artigo anterior
Qual o maior canal de notícias do Brasil?
Artigo seguinte
Quais são as principais características do protocolo UDP?