O que são os hilotas?

Perguntado por: Leonardo William Morais  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 5/5 (32 avaliações)

Os hilotas eram os servos da Grécia. Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica. Durante a Cripteia um grupo de jovens espartanos era designado para assassinar líderes em potencial entre os hilotas.

Quem foram os hilotas em Esparta?

Os hilotas eram a classe mais baixa da sociedade espartana, que vivia nas terras dos aristocratas da cidade e tinha de cultivá-las para sobreviver. Uma parte do que era produzido pelos hilotas ficava com os esparciatas, aqueles considerados cidadãos.

Qual a definição de hilotas?

Escravo de Esparta que trabalhava na agricultura.

Qual é o papel dos hilotas?

Eles se dedicavam ao comércio, pagavam os impostos e não tinham direitos de participar dos órgãos políticos da cidade e nem de entrar para o exército. Os hilotas eram considerados os mais submissos de Esparta, pois trabalhavam nas terras dos esparciatas, onde passavam a vida inteira cultivando produtos agrícolas.

Como surgiram os hilotas?

Os dórios invadiram a região e fundaram Esparta por volta do século IX a.C. e transformaram a população local em hilotas, ou seja, em servos. Os espartanos tornaram-se grandes proprietários de terras. ... Mesmo que a relação entre hilotas e espartanos seja de dominação, eles não eram considerados escravos.

Numída - O Reino dos Berberes - Parte I

29 questões relacionadas encontradas

Como viviam os hilotas?

Hilotas – pessoas submetidas ao regime de servidão. Não possuíam direitos políticos e eram considerados propriedade do Estado. Os hilotas viviam em péssimas condições e, muitas vezes, eram vítimas de massacres por parte dos espartanos para evitar rebeliões.

Quem fundou a cidade de Atenas?

A cidade-estado Atenas. Foi erguida na península de Ática, tendo os pelágios como primeiros povoadores, foram assimilados pelos invasores aqueus, eólios e jônios; porém atenunses consideravam apenas os jônios como ancestrais.

Qual o papel social em Esparta?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Qual era a função dos Eforos?

Os éforos (em grego clássico: Ἔφορος, ἐπί epi, "sobre" e ὁράω horao, "ver", ou seja "aquele que prevê") eram líderes da antiga Esparta que compartilhavam do poder com os reis de Esparta. ... Cinco éforos eram eleitos anualmente, eles "juravam em nome da cidade", enquanto os reis juravam por si mesmos.

Qual era o lema dos espartanos?

Segundo o historiador Heródoto, o lema dos espartanos era “não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer”. Desde o nascimento a criança espartana já era julgada sob o olhar de valores guerreiros, uma educação militarizada.

Quanto aos hilotas é correto afirmar?

Os hilotas (em grego Εἱλῶται, "Heílotai" ou "Heílotes") eram os servos da Grécia. Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica. Durante a Cripteia um grupo de jovens espartanos era designado para assassinar líderes em potencial entre os hilotas.

O que é mediterrâneos?

1. Situado entre terras. 2. Relativo ao Mar Mediterrâneo ou aos países que ele banha.

O que significa a palavra gerúsia?

[ História ] Órgão governativo de Esparta, na Grécia antiga, composto por um conselho de 28 gerontes com mais de 60 anos e presidido por dois reis.

Onde fica hoje a antiga Esparta?

Esparta, com outras pólis, como Atenas e Tebas, foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga. Estava localizada na região da Lacônia, que fica no Península do Peloponeso, sul da Grécia.

Quem eram os metecos em Esparta?

Os metecos prestavam serviço militar e pagavam, além dos impostos normais, uma taxa para permanecerem na cidade e exercerem suas atividades. Os metecos estavam excluídos dos direitos políticos, não sendo considerados cidadãos, e estavam proibidos de casarem com mulheres atenienses.

Que nome era dado aos escravos espartanos?

No caso da cidade-Estado de Esparta, a escravidão tinha uma organização distinta. Os escravos, ali chamados de hilotas, eram conseguidos por meio das vitórias militares empreendidas pelas tropas espartanas.

Quais eram as funções da Ápela?

2) Ápela: assembleia popular formada por todos os cidadãos maiores de 30 anos, cuja função era eleger os membros da Gerúsia, aprovar a escolha dos éforos e aprovar as leis.

Qual era a função de Ápela?

A Ápela , era uma assembléia formada por, cidadãos espartanos,com mais de trinta anos, que elegia os membros da Gerúsia que, aprovavam ou rejeitavam, as leis encaminhadas por eles. ... Geralmente, a Apela deliberava sobre a guerra e a paz. A Apela também era responsável por eleger os membros da Gerúsia.

O que foi o laconismo?

O laconismo espartano caracterizou-se pelo “vocabulário curto”, ou seja, pela inflexibilidade de discussões políticas e deliberações sobre situações conflitivas.

Como era a organização social dos espartanos?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Como características econômicas e sociais de Esparta podemos citar?

Características da economia de Esparta:

- O governo era mantido, principalmente, com os impostos pagos pelos periecos (habitantes da periferia). - A agricultura era a principal atividade econômica. Porém, havia também o comércio e a produção artesanal. Essas duas atividades eram exercidas pelos periecos.

Qual é a cultura dos espartanos?

Sociedade e cultura em Esparta

Os espartanos eram levados de suas casas aos sete anos de idade para um tipo de escola-internato, gerido pelo Estado. Nesse local, cada criança era designada para um tutor mais velho que iniciaria as atividades de desenvolvimento físico e disciplina. A liberdade em Esparta era pequena.

Quais povos fundaram Atenas e Esparta?

A cidade de Atenas foi estabelecida pelos Jônios por volta de 1600 a.C, na região da península Ática. Outros povos creto-micênicos, como aqueus, jônios e eólios também compuseram o seu povo.

Quem ocupou Atenas?

Os persas foram derrotados e Atenas saiu fortalecida e com prestígio na região. A partir disso Atenas passou a ser considerada a cidade de maior importância da Grécia. Em 431 a.C. enfrentou Esparta na Guerra do Peloponeso, conflito que foi registrado e descrito por Tucídedes em “A História da Guerra do Peloponeso”.

Quem nasce em Atenas é chamado de quê?

No século XIX, este nome foi retomado formalmente como nome da cidade, mas desde o abandono oficial do grego katharévussa, em 1976, a forma popular Αθήνα tornou-se o nome oficial da cidade.Um habitante de Atenas chama-se ateniense.

Artigo anterior
Porque é tão difícil perder peso depois dos 30?
Artigo seguinte
Como calcular o volume ideal?