O que são os documentos administrativos?
Perguntado por: Gil Miguel Sousa de Rodrigues | Última atualização: 14. April 2025Pontuação: 4.9/5 (26 avaliações)
O que é um documento administrativo Um documento administrativo é qualquer suporte de informação sob forma escrita, visual, sonora, eletrónica ou outra forma material, na posse dos órgãos e entidades referidos no número anterior, ou detidos em seu nome.
O que documentos administrativos?
Eles são documentos que reportam resultados de uma atividade, projeto ou evento.
Quais são os principais documentos administrativos?
- Contrato social. ...
- Alvará ...
- Licenças específicas de funcionamento. ...
- Notas fiscais. ...
- Registros contábeis. ...
- Registros tributários e da previdência. ...
- Recursos Humanos. ...
- Medicina e Segurança do Trabalho.
Quais os 4 tipos de documentos?
Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.
Qual o objetivo dos documentos administrativos?
Ao produzir um documento, sua finalidade está relacionada à definição de informações relevantes para o processo administrativo da empresa. Em outras palavras, tal registro existe para garantir sua posterior consulta e seu conhecimento por outros, diminuindo dúvidas.
Principais Documentos usados em uma EMPRESA | ASSISTENTE ADMINISTRATIVO | Aula 01
Qual é a importância de um documento?
Uma documentação bem organizada dá a todos um ponto de referência para a comunicação interna. Dessa maneira, qualquer dado importante para a execução de tarefas no dia a dia pode ser facilmente encontrado quando necessário, sem depender de múltiplas linhas de comunicação ineficientes.
Quais são as funções dos documentos?
tem por finalidade expor informações sobre um decreto, uma decisão, um projeto, uma atividade, uma pesquisa ou algo semelhante, a fim de prestar contas, sejam financeiras ou administrativas.
Quais são as 3 principais classificações dos documentos?
A definição de categorias e subcategorias de um plano de classificação de documentos possuem três critérios: Funcional: Categorias correspondem à função dos documentos; Estrutural: De acordo com a estrutura organizacional; Assunto: Referente aos conteúdos registrados nos documentos.
São exemplos de documentos?
- RG;
- RNE;
- ARB;
- CPF;
- CNH;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito;
Qual é a melhor definição para documentos?
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o documento é uma “Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato”. Para tanto, a informação pode ser entendida como o conteúdo, ou seja, aquilo que o documento informa.
Quais são tipos de documentos?
Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.
Quais são as 5 técnicas de arquivamento?
- Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
- Método alfabético. ...
- Método numérico. ...
- Método eletrônico. ...
- Método geográfico. ...
- Arquivo morto. ...
- Microfilmagem. ...
- Nuvem.
Como redigir documentos administrativos?
- identificação do tipo do documento;
- local e data;
- assunto;
- destinatário;
- texto (com introdução, desenvolvimento e conclusão);
- encerramento;
- assinatura;
- identificação do signatário.
Quais são os documentos públicos?
Considera-se documento público todo aquele elaborado ou expedido por órgãos públicos, seja no âmbito da União, dos estados ou municípios.
O que é um tipo de documento?
R- Os “Tipos de Documentos” são categorizações documentais criadas previamente e incluídas no sistema.
Qual a importância dos documentos para a empresa?
Qual a importância de conhecer os documentos empresariais? Os documentos empresariais são imprescindíveis para que uma organização funcione corretamente, pois comprovam que ela está atuando no mercado sem violar nenhuma regulamentação vigente. Ou seja, eles são a maneira de um negócio garantir a sua segurança jurídica.
O que é a finalidade de um documento?
Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.
Como diferenciar tipos de documentos?
- gênero: os documentos podem ser em forma de texto ou cartográficos, como mapas, plantas, pinturas, cartazes, micrográficos, digitais, pinturas etc.;
- tipologia: é a nova configuração do documento de acordo com o trabalho que o gerou.
Quais são os 23 documentos pessoais?
- CPF.
- Carteira de motorista.
- Título de Eleitor.
- Cartão Nacional de Saúde.
- Título Militar.
- Carteira de Trabalho.
- PIS / PASEP.
Quais são os documentos de uma empresa?
- Contrato Social. ...
- Alvarás de funcionamento. ...
- Licenças de funcionamento. ...
- Registros Tributários e Previdenciários. ...
- Contratos com fornecedores e funcionários. ...
- Atas, cartas comerciais e circulares internas. ...
- Notas fiscais. ...
- Registros de contabilidade.
Quais são as características de um documento?
Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprovam fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.
Quais são as 3 fases de gestão de documentos?
A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação. digitalização e automação ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos. armazenamento dos documentos.
Quais são os documentos obrigatórios?
Desde o dia em que você nasce, até a vida adulta, os documentos acompanham cada passo seu. A certidão de nascimento é o primeiro documento que sai em seu nome. Depois dela, vêm RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e outros mais.
O que são documentos oficiais e não oficiais?
DOCUMENTO OFICIAL – Aquele que, possuindo ou não valor legal, produz efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. DOCUMENTO PÚBLICO – Aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades.
Qual a diferença entre um documento e um arquivo?
Qual a diferença entre documento e arquivo? Documento é a unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato. Documento de arquivo é o documento produzido ou recebido, no curso de uma atividade prática, como instrumento ou resultado da tal atividade e retido para ação ou referência.
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