O que são os aquíferos?

Perguntado por: Leonardo Moura  |  Última atualização: 10. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

Um aquífero é um conjunto de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizados pelo ser humano como fonte de água para consumo.

O que são aquíferos resumido?

O que é um Aquífero? Aquífero é toda formação geológica em que a água pode ser armazenada e que possua permeabilidade suficiente para permitir seu escoamento.

O que é um aquífero resposta?

Um aquífero é toda formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente.

O que são aquíferos exemplo?

Aquífero é uma formação geológica que contém água e permite que quantidades significativas dessa água se movimentem no seu interior em condições naturais. Formações permeáveis, tais como arenitos e areias, são exemplos de aquíferos.

O que é um aquífero e qual sua importância?

Um aquífero é uma formação geológica que permite que a água se acumule em estruturas naturais subterrâneas. Desse modo, a água armazenada por elas pode ser utilizada para o abastecimento da população.

Aquíferos no Brasil - Geobrasil {Prof. Rodrigo Rodrigues}

19 questões relacionadas encontradas

O que é um aquífero no Brasil?

É um imenso reservatório subterrâneo de água. Estende-se por 1,2 milhão de km² entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. No Brasil, compreende áreas em oito estados e três regiões, perfazendo 70% de toda a área do aquífero.

O que são aquíferos e quais os principais do Brasil?

Os aquíferos do Brasil

Devido a grande extensão e capacidade ambiental, há uma enorme concentração de reservatórios no Brasil. Os principais aquíferos do país são: Guarani, Alter do Chão – os maiores do mundo –, Cabeças, Urucuia-Areado e Furnas.

Qual é o maior aquífero do Brasil?

O Aquífero Guarani, constituído pelas formações Botucatu e Pirambóia, é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo.

Quais são os tipos de aquíferos?

1 Aquífero Poroso: rochas sedimentares/solos. 2 Aquífero Fraturado/Fissural: rochas ígneas e metamórficas. 3 Aquífero Cárstico/Físsuro Cárstico: rochas carbonáticas. Confinado: Tem como limite superior um extrato impermeável.

Quais são os 3 maiores aquíferos do mundo?

Maiores aquíferos
  • O aquífero Amazonas é considerado hoje o maior do mundo. ...
  • O Guarani com cerca de 1,2 milhão de km² de área, passando pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai.
  • O Arenito Núbia Líbia, com aproximadamente 2 milhões de km² passando pelo Egito, Chade e Sudão.
  • África do Sul com 135 mil km2.

Qual é o principal aquífero?

O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná.

Por que o nome aquífero?

Formação do Aquífero Guarani

Primeiramente, é importante ressaltar que aquífero é o nome usado para classificar uma formação geológica, constituída por rochas porosas e permeáveis, que funcionam como uma grande esponja subterrânea, capaz de absorver a água da chuva.

Como se forma um aquífero?

Os aquíferos são formados por rochas permeáveis que atuam como reservatórios subterrâneos e transmissores de água. Esses reservatórios são preenchidos com águas de chuva que permeiam os espaços entre as rochas.

Como funciona um aquífero?

Aquíferos são reservatórios subterrâneos de água, sendo possível extrair quantidades suficientes para permitir um aproveitamento econômico e abastecimento público. São classificados em relação à porosidade da rocha que armazena a água, podendo ser granular, fissural e cárstico (SOLDERA, 2017).

Onde ocorre os aquíferos?

Aquífero confinado ou artesiano

Este tipo de aquífero ocorre quando a água subterrânea está confinada sob uma pressão superior do que a pressão atmosférica, isto, devido à existência de uma camada confinante impermeável acima do aqüífero.

Quantos aquíferos existem?

Existem 37 aquíferos de grande importância mundial, sendo que 21 deles encontram-se sob condição de estresse hídrico, ou seja, com extração superior à recarga.

Quais são os aquíferos no Brasil?

No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte.

Qual é o maior aquífero do mundo?

Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água. Para se ter uma ideia de sua extensão, o aquífero Guarani, considerado, agora, o segundo maior, possui uma reserva hídrica de 39 mil quilômetros cúbicos de água.

Quantos aquíferos existem no Brasil?

A reclassificação de polígonos de unidades geológicas e seus agrupamentos, de acordo com suas características hidrogeológicas, gerou a segregação de 181 Aquíferos e Sistemas Aquíferos Aflorantes.

Onde fica o maior aquífero?

Maior aquífero do mundo fica no Brasil e abasteceria o planeta por 250 anos. Imagine uma quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa reserva existe, está localizada na parte brasileira da Amazônia e é praticamente subutilizada.

Quais são os 8 principais aquíferos encontrados no mundo?

Cinco maiores aquíferos do mundo
  • Alter do Chão ou Sistema Aquífero Grande Amazônia. Localizado sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas, o SAGA (ou Sistema Aquífero Grande Amazônia) tem 162.520 km³ de água. ...
  • Guarani. ...
  • Arenito Núbia. ...
  • Kalahari / Karoo. ...
  • Digitalwaterway Vechte.

Qual é a maior fonte de água do mundo?

Águas subterrâneas são principal fonte de água doce disponível no mundo.

Qual a importância dos aquíferos para o território brasileiro?

Os aquíferos são importantes para a manutenção dos rios e, ainda, são explotados para consumo diário de milhões de pessoas.

Como a água se deposita nos aquíferos?

Nos aquíferos cristalinos, ou fissurais, a água das chuvas se infiltra e acumula nas fraturas das rochas. É o tipo que predomina em nosso estado, mas não forma armazenamento volumoso. Nos aquíferos livres, a água fica retida nas camadas sedimentares superficiais.

Onde fica o lençol freático?

Lençol Freático é a camada superior das águas subterrâneas, que se encontra, geralmente, em pequena profundidade e é abastecido pelas águas das chuvas, de onde se extrai boa parte da água para consumo e produção humanos.

Artigo anterior
Quais são os indicadores sociais retratam a vida e o comportamento da população?
Artigo seguinte
O que é os 4 números do bloco do cartão?