O que são os agentes exógenos?

Perguntado por: Leonor Fernandes  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (2 avaliações)

Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.

O que são agentes exógenos exemplos?

São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície. São as ações dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos.

O que é um processo exógeno?

Fenômeno ou processo geológico que se realiza na ou junto à superfície terrestre.

Como exemplo de processo exógeno?

Um exemplo é a água da chuva, que desgasta lentamente o volume externo do relevo e transporta os sedimentos (partículas de rochas) para outras áreas. As águas dos rios também modificam as paisagens, e o mesmo processo ocorre com a água do mar e o relevo litorâneo.

O que é endógenas e exógenas?

Considerou-se dimensão endógena, aquela que se relaciona diretamente aos processos estudados. Considerou-se dimensão exógena, aquela que se relaciona com o ambiente institucional onde tais processos acontecem.

AGENTES EXÓGENOS DE FORMAÇÃO DE RELEVO | Resumo de Geografia para o Enem

34 questões relacionadas encontradas

São exemplos de agentes endógenos?

Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.

Quais são os principais agentes internos?

Os principais agentes internos são o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.

Quais são as forças exógenas?

Designação das forças que atuam na superfície terrestre, mas cuja origem é exterior à Terra, e que se baseiam na força gravitacional e na energia precedente da irradiação solar.

O que são forças endógenas e exógenas dê exemplos?

O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. Endógenos: Atuam de dentro para fora(Deformando) vulcanismo e tectonismo; Exógenos: Atuam na superficie (modelando) intemperismo e a antropicidade (o fator humano).

Quais são os tipos de intemperismo?

Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.

Quais as forças que atuam no relevo dê exemplos?

Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).

Quais são os três tipos de agentes internos?

Os agentes internos ou endógenos também são chamados de modeladores e costumam ser subdivididos em três grupos: o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.

Quais são os principais agentes externos?

Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.

Quais são os agentes de origem externa?

Agentes externos. Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica.

Quais são os processos endógenos?

Fenômenos ou processos endógenos
  • Tectonismo: dobramentos, falhamentos e metamorfismo em áreas orogênicas;
  • Vulcanismo: formação de magma e sua intrusão formando rochas plutônicas e hipabissais;
  • Subducção: afundamento de uma placa litosférica sob outra;
  • Terremotos: geração de abalos sísmicos;

O que são os agentes externos do relevo?

Agentes externos

Os agentes do relevo externo formam os relevos através das erosões, podendo ser por meio pluvial, quando provocados pelas águas da chuva, ou ainda fluvial, quando causados pelas águas dos rios e dos mares. O relevo sofre alterações por meio do escoamento das águas, dando novas formações as superfícies.

Quais são os tipos de relevo?

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Quais são os principais agentes externos que atuam na crosta terrestre?

Os agentes externos do relevo são aqueles que proporcionam modificações constantes e significativas no relevo.
  • Principais agentes externos do relevo:
  • 1 - Rios. ...
  • 2 - Ventos.
  • 3 - Chuvas. ...
  • 4 - Geleiras.
  • 5 - Mares. ...
  • 2 - Vulcanismo. ...
  • 3 - Movimentação das placas tectônicas.

Como atuam os agentes externos?

Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.

Quais são os agentes internos de formação do relevo?

Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo. O tectonismo influencia na formação de relevo por meio das acomodações das placas litosféricas que podem ser de aproximação ou de afastamento.

Quais são as forças internas do planeta?

Forças internas

Também chamadas de endógenas, são as forças responsáveis por dar forma ao relevo. São três os agentes internos do globo: o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.

Quais as forças que atuam e produzem mudanças em nosso planeta?

Também conhecidas como interações fundamentais, a gravidade, o eletromagnetismo e as forças fraca e forte podem explicar (quase) todos os fenômenos físicos.

O que é tectonismo dê exemplos?

O tectonismo é produzido pelas forças do interior da Terra e colabora com a formação do relevo, sendo que sua atuação pode provocar diversos abalos sísmicos, por exemplo, os terremotos e os maremotos.

O que é o intemperismo físico e químico?

Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros. Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas.

O que é intemperismo físico químico e biológico?

O intemperismo pode ser classificado quanto ao modo que causa alterações nas rochas onde atua. É dividido em intemperismo físico, quando ocorre uma desagregação, intemperismo químico, quando ocorre decomposição, ou ainda intemperismo biológico, quando o agente intempérico é um ser vivo.

Artigo anterior
Como nasceu o deus Poseidon?
Artigo seguinte
Como sair do labirinto de sofrimento?