O que são organelas e quais suas funções?

Perguntado por: Sandro Eduardo Pacheco Branco  |  Última atualização: 3. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. São exemplos: núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, cloroplasto e vacúolo.

Qual é a função de cada organela?

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Quais são as 12 organelas?

Tipos de organelas celulares
  • Ribossomos. São organelas sem envoltório membranoso, presente em seres procariontes e eucariontes. ...
  • Núcleo. ...
  • Mitocôndria. ...
  • Plastos. ...
  • Retículo endoplasmático. ...
  • Complexo de Golgi. ...
  • Lisossomos. ...
  • Peroxissomos.

Qual é a função das organelas celulares?

Elas funcionam como pequenos órgãos que trabalham de modo a permitir o funcionamento adequado da célula. Algumas das funções desempenhadas pelas organelas são a digestão intracelular (lisossomos), a produção de energia (mitocôndria) e secreção de substâncias (complexo golgiense).

Quais são as funções das organelas da célula eucarionte?

As células eucarióticas têm organelas ligadas a membranas. O núcleo armazena DNA. O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi estão envolvidos na maturação e transporte de proteínas. O ATP é feito nas mitocôndrias.

✅ PRINCIPAIS ORGANELAS CELULARES E SUAS FUNÇÕES | Vídeo animado

34 questões relacionadas encontradas

O que é uma organela?

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. São exemplos: núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, cloroplasto e vacúolo.

Quais são as 7 organelas?

Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos. Falaremos detalhadamente de cada uma delas no próximo tópico.

Qual é o nome da organela responsável pela respiração celular?

As mitocôndrias são organelas essenciais para o processo de respiração celular, que ocorre na presença de oxigênio e permite a obtenção de energia. Responsáveis por esse importante processo, as mitocôndrias são organelas celulares dedicadas exclusivamente à respiração celular.

Onde as organelas ficam localizadas?

As organelas celulares estão localizadas no citoplasma e funcionam como os “órgãos” do nosso corpo, cada uma desempenhando um determinado papel para o funcionamento da célula.

Qual é a função do ribossomo?

Função dos ribossomos

Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.

O que é o lisossomo?

Lisossomo é uma organela presente em células eucarióticas que apresenta formato esférico e é rica em enzimas que garantem a digestão intracelular. O lisossomo é uma estrutura esférica rica em enzimas.

Qual é a função das mitocôndrias?

A mitocôndria também tem importante função na produção de calor para o organismo. Na formação de energia (ATP) pela mitocôndria, pode ocorrer também a formação de calor como um subproduto gerado durante a transformação de energia. Quase todo o calor biológico é gerado pelos processos da síntese e da hidrólise de ATP.

Quais organelas tem como função desintoxicar as células?

Peroxissomos. Peroxissomo é uma organela encontrada praticamente em todas as células eucariontes e que atua, entre outras funções, na oxidação de moléculas tóxicas no fígado e nos rins. Peroxissomo é uma organela envolta por uma membrana simples que contém enzimas em seu interior.

Quais são as doenças causadas pelo mau funcionamento das organelas celulares?

3) Patologias relacionadas às organelas

Podem estar presentes sintomas neurológicos, acidose láctica e miocardiopatia.

Qual a organela celular responsável pela produção de energia?

As mitocôndrias estão relacionadas com a produção de energia para a célula, um processo conhecido como respiração celular. Nessas organelas ocorrem algumas etapas desse importante processo, que garante a oxidação de moléculas orgânicas e a produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato).

Quais são as organelas que possuem DNA próprio?

A mitocôndria é uma organela celular com DNA próprio.

Especula-se que alguns genes mitocondriais poderiam ter sido transferidos para o núcleo da célula hospedeira e que a seleção natural, operando dentro das células, tenha atuado de forma a tornar a mitocôndria uma máquina molecular altamente especializada.

Qual é o nome da organela responsável pela síntese de proteínas?

Ribossomos. Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas.

Qual é a principal fonte de energia para as células?

Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra.

Qual é a função do aparelho de Golgi?

Funções. As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. Quando eliminadas por essa estrutura, as substâncias vão para outras partes do corpo.

Qual é a função da ATP?

A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades. Sendo assim, essa molécula é responsável por garantir a manutenção da homeostase celular, permitindo a realização dos diversos processos fundamentais para o seu funcionamento.

Qual a origem das organelas?

As organelas membranosas surgiram de duas formas distintas. Acredita-se que elas surgiram a partir da invaginação da membrana plasmática que assumiu determinada função, ou seja, ocorreu a formação de um bolsão em direção ao interior da célula pela membrana. E a outra é explicada pela teoria da Endossimbiose.

O que tem dentro do citoplasma?

Assim sendo, o citoplasma é composto por todas as organelas intracelulares e o citosol. O citosol é formado por diferentes substâncias, tais como aminoácidos, proteínas, nutrientes, íons, RNA e, principalmente, água. Podemos dividir o citoplasma em duas porções: o ectoplasma e o endoplasma.

Quais são as organelas que não possuem membrana?

Organelas não membranosas (Organelos não membranares)
  • Ribossomos (Ribossomas) Os ribossomos (ribossomas), quer livres no citosol ou associados ao RER, sintetizam proteínas como cadeias de polipeptídeos. ...
  • Microtúbulos. ...
  • Filamentos de actina. ...
  • Filamentos intermediários. ...
  • Centríolos.

Artigo anterior
Como usar Chemitril?
Artigo seguinte
Qual banco está por trás do Nubank?