O que são meios executivos atípicos?
Perguntado por: Duarte Neves de Paiva | Última atualização: 21. Februar 2025Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)
Meios atípicos são subsidiários aos instrumentos típicos Na execução em análise, o credor pediu a adoção de medidas como a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a apreensão do passaporte e o cancelamento de cartões de crédito do devedor.
Quais são os meios de execução Atipicos?
Medidas Atípicas
Essas medidas podem incluir, com relação ao devedor, a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação ou o passaporte, o cancelamento de cartões de crédito, a proibição de investir na Bolsa de Valores, de participar de concursos públicos ou de licitações, entre outras.
O que é medida executiva atípica?
Nesse sentido, medidas executivas atípicas podem ser quaisquer medidas requeridas pelo credor, como bloqueio de CNH, bloqueio de cartão de crédito, impedimento da entrada do devedor em certos locais, como clubes, por exemplo.
O que é a atipicidade dos meios executivos?
O princípio da atipicidade dos meios executivos, assim, permite que sejam aplicadas medidas de execução não previstas expressamente na lei. O juiz passa a ter o poder-dever de adoção dos meios executivos que entender mais adequados para efetiva prestação da tutela jurisdicional.
O que são meios executivos?
Tanto os meios de coerção, quanto os de sub-rogação compõe aquilo que pode-se chamar de meios executivos. Chama-se de título executivo ao ato jurídico dotado de eficácia jurídica.
MEDIDAS EXECUTIVAS ATÍPICAS 🤔Afinal, o que É? Inciso IV, Art 139 do CPC📚Execução Atípica EXPLICADA
O que diz o artigo 835 do CPC?
"O art. 835 do CPC regulamenta a ordem de preferência da penhora, de forma que, havendo diferentes bens no patrimônio do executado e não sendo necessária a penhora de todos eles, alguns prefiram a outros, conforme a ordem estabelecida pelo legislador.
O que diz o artigo 536 do CPC?
Art. 536. No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento, para a efetivação da tutela específica ou a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente, determinar as medidas necessárias à satisfação do exequente.
O que é uma atipicidade?
A atipicidade consiste, como o próprio termo sugere, na ausência de tipicidade. Não havendo tipicidade, inexiste fato típico e, consequentemente, não há crime, devendo o réu ser absolvido (art. 386, III, do Código de Processo Penal). Trata-se de uma das teses defensivas mais utilizadas e efetivas.
O que é atipicidade formal?
Se determinada conduta não estiver prevista na legislação como infração penal, o fato será atípico. A atipicidade formal pode ser alegada em vários momentos: por meio de habeas corpus, para trancar o inquérito policial; por meio da resposta à acusação, para tentar obter uma decisão de absolvição sumária (art.
O que é atipicidade formal ou material?
A tipicidade formal consiste na perfeita subsunção da conduta do agente ao tipo previsto abstratamente pela lei penal. O aspecto subjetivo consiste no dolo. Já a tipicidade material implica verificar se a conduta possui relevância penal, em face da lesão provocada no bem jurídico tutelado.
Quais são as medidas executivas?
Os mais conhecidos são: Bacenjud, Renajud e Infojud, mas ainda há alguns que talvez você não conheça.
Quais são os tipos de execução no Processo Civil?
- Execução para entrega de coisa certa;
- Execução para entrega de coisa incerta;
- Execução das obrigações de fazer;
- Execução das obrigações de não fazer;
- Execução por quantia certa;
- Execução contra a Fazenda Pública;
O que significa a palavra astreintes?
Trata-se do que se denomina medida de execução indireta. O objetivo da astreinte não é obrigar o réu a pagar o valor da multa, senão estimulá-lo a cumprir a obrigação legal de fazer ou não fazer na forma determinada pelo comando judicial.
É exemplo de meio atípico de prova?
Exemplos de provas atípicas; a) prova emprestada; b) declarações de terceiros; c) perícias extrajudiciais; d) comportamento das partes; e) notícias da mídia; 3.
Quais são as medidas coercitivas?
As medidas coercitivas são aquelas adotadas pelo juízo para pressionar o obrigado à satisfação de sua obrigação. Para tanto, tais medidas impõem uma sanção negativa que pode ser um mal econômico como: multa, moral (exemplo: advertência) ou jurídico (exemplo: perda da capacidade).
Quais são as medidas coercitivas CPC?
139, IV do CPC, os juízes têm aplicado medidas coercitivas atípicas para determinar a suspensão de cartões de créditos, proibição de participar de concursos públicos e licitações, apreensão da Carteira de Motorista (CNH), retenção de passaporte, dentre outros.
Quando o crime é considerado atípico?
Já o fato atípico é o oposto, não é um delito, pois não é definido pela legislação. E quando a conduta não é determinada como crime, torna-se um fato atípico, pois não há aplicação de pena para a prática do ato.
O que significa fato atípico penal?
É o que se denomina, portanto, de fato atípico, atipicidade ou falta de tipicidade (quando a conduta humana não preencher algum daqueles elementos do tipo penal já apontados).
Quando alegar atipicidade da conduta?
O fato será atípico quando a conduta não preencher todos, alguns ou um dos elementos do tipo penal. A defesa poderá requerer a absolvição por “atipicidade” ou por “falta/ausência de tipicidade formal”. É extremamente equivocado e atécnico alegar a “falta de atipicidade” ou pedir a absolvição por “tipicidade”.
Quais são os tipos de tipicidade?
Temos a tipicidade formal que é a relação de enquadramento entre um fato concreto e a norma penal. Além disso, temos a tipicidade material que é a lesão ou ameaça de lesão ao bem juridicamente tutelado. O principio da insignificância exclui a tipicidade material, tornando o fato atípico.
O que é a tipicidade de um crime?
A tipicidade é o segundo elemento do crime e consiste na adequação da conduta do agente ao tipo penal descrito na lei. Ou seja, é a verificação se a conduta praticada pelo agente se enquadra nas características descritas na lei como crime.
Quando se exclui a tipicidade?
A doutrina elenca 3 principais causas de exclusão da conduta, hipótese em que não haverá crime por ausência, consequentemente, do elemento do fato típico: i)força física irresistível; ii)estados de inconsciência; iii)movimentos reflexos.
O que diz a Súmula 410 do STJ?
410-STJ. 1. 'A prévia intimação pessoal do devedor constitui condição necessária para a cobrança de multa pelo descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.
O que diz o artigo 513 do CPC?
513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.
O que diz o artigo 539 do CPC?
Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida.
O que é ter visão de mercado?
Qual a diferença entre HD e DTV?