O que são medidas de controle coletiva?

Perguntado por: Marta Neves de Cardoso  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (39 avaliações)

As medidas de proteção coletiva são providências estratégicas abrangentes ao coletivo dos trabalhadores expostos à mesma condição, de forma a eliminar ou reduzir, com controle, as incertezas e eventos indesejáveis, destinadas a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.

O que são medidas coletivas?

As medidas de proteção coletivas, na sua maioria, são inerentes à própria instalação e abrangem o coletivo dos trabalhadores, usuários e terceiros expostos à mesma condição, por se serviram da mesma instalação.

O que são medidas de controle?

As medidas de controle também podem ser classificadas da seguinte forma:
  • Prevenção;
  • Controles de engenharia;
  • Controles por meio de procedimentos organizacionais;
  • Equipamentos de Proteção Individual.

Quais as medidas de prevenção coletiva?

Isolar acusticamente fontes de barulho em ambiente de trabalho, aumentar ventilação, proteger partes móveis de máquinas e equipamentos, assim como executar pinturas de sinalizações de segurança, são todos exemplos de medidas tomadas para diminuição dos riscos de todos os funcionários de uma empresa.

Qual a finalidade das medidas de proteção coletiva?

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

? João Doria ao vivo: Acompanhe coletiva sobre uso de máscaras em SP e situação da pandemia

25 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do equipamento de proteção coletiva?

Qual a importância dos EPCs? Enquanto os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados para proteger todos os trabalhadores dos possíveis riscos durante a realização das atividades. Eles podem (e devem) ser combinados com os EPIs.

O que é prevenção coletiva?

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) servem para proteger o ambiente de trabalho, são medidas de segurança que são adotadas para diminuir ou eliminar os riscos ambientais identificados através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

São exemplos de proteção coletiva?

Equipamentos de proteção coletiva
  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

Quais são os tipos de EPI?

Guia Trabalhista
  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;

Quais são as medidas de proteção coletiva e individual utilizado na NR10?

10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

O que são medidas de controle de risco?

Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes. Segundo o Ministério do Trabalho, os riscos no trabalho são classificados de acordo com a sua origem e cada um possui medidas que garantem o controle dos riscos e evitam problemas.

Quais são as medidas de controle de risco?

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas:
  • Eliminação do risco;
  • Sinalização e Bloqueio do risco;
  • Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

O que são medidas de controle no PPRA?

O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle desses riscos em prol da preservação da integridade física e mental do trabalhador.

Qual a diferença entre Proteção Individual e Proteção Coletiva?

Enquanto os EPIs protegem diretamente o corpo do colaborador, no sentido de evitar riscos físicos e de acidentes, os EPCs visam alertar para os cuidados necessários diante dos riscos presentes no ambiente de trabalho.

O que é EPI e EPC exemplos?

São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.

Quantos EPI existem?

Os trabalhadores devem sempre utilizar os equipamentos de segurança de forma correta e quando for necessário para sua função. Os tipos de EPIs mais utilizados são quatro, e você pode conhecer cada um deles a seguir.

Qual a função dos EPI NR 6?

De acordo com a NR 6, o Equipamento de Proteção Individual é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.” Todos os EPIs só poderão ser colocados a venda com a indicação do Certificado de Aprovação – ...

Quais são os EPI enfermagem?

Veja os EPIs de enfermagem que devem ser usados
  • Óculos. Os óculos (formados por um plástico rígido ou uma barreira de cilindro) costumam impedir a exposição dos olhos a componentes radioativos, biológicos e químicos, o que evita que líquidos venham a respigar nos profissionais. ...
  • Máscara. ...
  • Luvas. ...
  • Avental e/ou jaleco.

Quais os equipamentos de proteção coletiva da saúde?

O equipamento de proteção individual (EPI) hospitalar deve ser utilizado para preservar o colaborador de riscos que ameacem a segurança e a saúde no decorrer de suas atividades. A lista de EPIs inclui, por exemplo, as luvas cirúrgicas e não cirúrgicas, as máscaras, os óculos, os aventais e as toucas.

Quais são os equipamentos de proteção coletiva no laboratório?

Veja aqui quais são os tipos mais comuns de equipamentos de proteção coletiva em laboratórios:
  • Capela;
  • Coletores de resíduos;
  • Chuveiro de emergência;
  • Extintores de incêndio;
  • Lava-olhos;
  • Saída de emergência.

São considerados equipamentos de proteção coletiva exceto?

São considerados Equipamentos de Proteção Coletiva, EXCETO:

Isolamentos acústicos. Piso antiderrapante. Luminárias de emergência.

O que são as NR's?

As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977.

O que diz na nr6 611 2?

6.11.2 Cabe ao órgão regional do MTE: a) fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; b) recolher amostras de EPI; e, c) aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR.

Qual a importância dos equipamentos de proteção?

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.

Qual a importância dos EPI e EPC na prevenção de acidente?

Os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva.

Ou seja, dispositivos utilizados para auxiliar na prevenção de acidentes da equipe como um todo. ... A utilização de EPI e EPC serve para minimizar ou eliminar os riscos inerentes às atividades realizadas pelos colaboradores da empresa, garantindo a segurança da equipe.

Artigo anterior
Como limpar porcelanato antiderrapante Portobello?
Artigo seguinte
Qual o rapper com mais views?