O que são medicamentos estruturalmente específicos?

Perguntado por: Eduardo Simão Brito Gaspar  |  Última atualização: 22. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

Os fármacos estruturalmente específicos são aqueles que exercem seu efeito biológico pela interação seletiva com uma determinada biomacromolécula-alvo. Os fármacos ditos estruturalmente inespecíficos são aqueles capazes de se ligar à diversos receptores e desencadear diversos efeitos terapêuticos e colaterais.

O que são fármacos estruturalmente específicos?

a-) Fármacos estruturalmente inespecíficos, cuja atividade resulta da interação com pequenas moléculas ou íons encontrados no organismo. As ações dessas drogas dependem, em última análise, de suas propriedades físico-químicas tais como a solubilidade, o pKa, o poder oxi-redutor e a capacidade de adsorção.

O que são fármacos receptores específicos?

Os medicamentos que têm receptores-alvo se classificam como agonistas ou antagonistas. Os medicamentos agonistas ativam ou estimulam seus receptores específicos, desencadeando uma resposta que aumenta ou diminui a atividade da célula.

Quais são os tipos de classificação dos medicamentos?

Confira agora os tipos de medicamentos disponíveis no mercado:
  • Medicamento Fitoterápico. É o medicamento feito exclusivamente à base de plantas. ...
  • Medicamento Alopático. ...
  • Medicamento Homeopático. ...
  • Medicamento Similar. ...
  • Medicamento Genérico. ...
  • Medicamento de Referência. ...
  • Medicamento Manipulado. ...
  • Por que contratar a Via Expressa?

Quais são os principais grupos de medicamentos?

Podemos dividir os medicamentos em duas grandes categorias de medicamentos, os medicamentos alopáticos e os medicamentos homeopáticos.

Farmacodinâmica | Aula 8 | Farmacologia rápida e fácil | Flavonoide

17 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 tipos de medicamentos?

Quais são os tipos de medicamentos?
  • Medicamentos de referência, similares e genéricos. ...
  • Medicamentos psicotrópicos. ...
  • Medicamentos hospitalares e não hospitalares. ...
  • Medicamentos injetáveis e não injetáveis.

Quais são os três tipos de medicamentos?

No Brasil, por determinação de lei, existem três classes de medicamentos, referência, genéricos e similares.

O que significa classe dos medicamentos?

CLASSES DE FÁRMACOS

Ao longo deste artigo considerar-se-á como classe de fármacos aquele conjunto de com- postos que partilha uma estrutura química e mecanismo de acção semelhantes.

Como são classificados os medicamentos quanto à origem?

Existem inúmeros medicamentos atuando no mercado, que podem ser classificados quanto à sua produção - manipulado ou especialidade que ainda podem ser divididos em outros subgrupos; quanto à sua origem - fitoterápico, homeopático, sintético ou biológico; e também quanto ao seu local de ação - classificação ATC.

Quais são as 4 finalidades de um medicamento?

Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (BRASIL, 2010b).

O que são fármacos específicos e inespecíficos?

A princípio, os medicamentos se dividem em dois grandes grupos, classificados de acordo de como eles agem no nosso corpo: os específicos que são a maior classe e os inespecíficos, que são minoria na classe farmacêutica.

Quais são os 4 tipos de receptores?

Com base na estrutura molecular e no tempo de ação dos receptores, podemos distinguir quatro tipos ou superfamílias que compreendem os canais iônicos; receptores acoplados à proteína G; receptores ligados à quinase e os receptores nucleares.

Quais as 3 grandes vias de administração?

Entenda as principais vias de administração

A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral.

Qual a diferença entre agonistas e antagonistas?

Um fármaco que, através de sua ligação a seu recep- tor, favorece a conformação ativa deste receptor é denominado agonista; por outro lado, um fármaco que impede a ativação do receptor pelo agonista é designado como antagonista.

O que é um alvo molecular ou receptor?

Por definição, receptor é uma molecular que compõe um canal iônico com um sítio ativo para um fármaco, indica também uma molécula-alvo com a qual a molécula de um fármaco tem que se combinar para desencadear seu efeito específico.

Quais são os três segmentos da farmacologia?

Farmacologia Básica: estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. Farmacodinâmica: estuda os efeitos bioquímicos, fisiológicos e o mecanismo de ação dos fármacos. Farmacocinética: estuda a absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos.

Quais são as três principais classificações de medicamentos no Brasil?

Foi criada legislação específica para definição de medicamentos de venda sem prescrição a partir de uma lista que contempla três quesitos definidos a priori, e que os medicamentos devem preencher: grupo terapêutico, indicações terapêuticas e exceções.

Quais são os tipos de origem de um farmaco?

Classificação dos fármacos
  • Natural.
  • Semissintético.
  • Sintético.

Como são divididos os medicamentos na farmácia?

Por lei, os medicamentos são divididos em duas categorias: medicamentos com prescrição e medicamentos sem prescrição.

Qual é a diferença entre remédio e medicamento?

→ Diferenças entre medicamentos e remédios

Além disso, um medicamento é preparado exclusivamente em farmácias ou indústrias, seguindo um rigoroso padrão de qualidade. Os remédios, por sua vez, são usados para o alívio e a cura de algumas doenças, mas nem sempre atendem as regras do Ministério da Saúde.

Qual é o grupo farmacológico da dipirona?

Dipirona é anti-inflamatório? Este medicamento é indicado como analgésico (medicamento para dor) e antipirético (medicamento para febre). Apesar de pertencer à classe dos anti-inflamatórios não esteroides, é uma droga de fraca ação anti-inflamatória.

Quais são os dois tipos de medicamentos?

Para entender quais são os principais tipos de medicamentos, temos que ter em mente que eles podem ter duas origens: fontes naturais (reino animal, vegetal e mineral) e fontes sintéticas (industrialização e manipulação de substâncias).

Como são classificadas as vias de administração de medicamentos?

As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

O que é o nome genérico de um medicamento?

São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).

Artigo anterior
Qual o preço da arroba do bezerro em 2021?
Artigo seguinte
Como calcular coeficiente de aproveitamento máximo?