O que são marcas e patentes na contabilidade?

Perguntado por: Leticia Sousa  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04). Eles possuem valor econômico, mas não tem existência física.

O que são marcas e patentes?

Na marca registra-se algum sinal, palavra, símbolo, logotipo, frase, imagem, desenho, ou seja, algo que tenha um apelo visual. Já a patente protege invenções em qualquer campo. A marca oferece proteção a algo mais concreto relacionado ao logotipo, slogan ou a combinação desses elementos.

Onde fica marcas e patentes no balanço patrimonial?

Dessa forma, as marcas e patentes serão registradas neste grupo do Balanço Patrimonial (BP) da empresa, ou seja, no subgrupo "Ativo Intangível (AI)".

Qual a vida útil de marcas e patentes?

A entidade deve atribuir vida útil indefinida a um ativo intangível quando, com base na análise de todos os fatores relevantes, não existe um limite previsível para o período durante o qual o ativo deverá gerar fluxos de caixa líquidos positivos para a entidade.

Como contabilizar o valor de uma marca?

Mas, existem alguns percalços na hora de contabilizar, já que a marca só tem o real valor contábil quando é comercializada. Enquanto não for vendida, ou seja, realizada, não tem como ser contabilizada como patrimônio”, explica o diretor comercial da Cerumar Propriedade Intelectual, Tiago Pisetta.

Falando de Marcas e Patentes na Contabilidade

24 questões relacionadas encontradas

O que diz o CPC 04?

O CPC 04 tem dois objetivos principais: o primeiro é definir o tratamento contábil dos ativos intangíveis (exceto os abrangidos em outro Pronunciamento), e o segundo é mensurar o valor contábil, exigindo divulgações específicas sobre esses ativos.

O que faz uma marca ser valiosa?

Ser autêntico

Marcas valiosas aumentam seu valor criando confiança com sua base de clientes. Mensagens autênticas que alinham a voz de uma marca aos valores, à moral e à declaração de missão são uma forma comprovada de atrair clientes.

Como depreciar marcas e patentes?

3.2.1) Marcas e patentes:

Portanto, os gastos com patentes podem ser amortizados dentro desse período. Para tanto, a taxa de amortização da patente será o resultado da divisão de 100% (cem por cento) pelo número de anos de duração, conforme fixado na legislação especial.

Como contabilizar renovação de marcas e patentes?

Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04). Eles possuem valor econômico, mas não tem existência física.

Como calcular a amortização de marcas e patentes?

Para calcular a amortização, é preciso subtrair qualquer valor residual (ou seja, o valor de revenda) a partir do valor base do seu ativo intangível (ou seja, o que você pagou por ele). Divida esse número pelo tempo (por exemplo, meses ou anos) remanescente em sua vida útil.

O que entra no Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.

Como classificar as contas do Balanço Patrimonial?

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Qual a ordem das contas no Balanço Patrimonial?

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

O que é patente e exemplos?

A patente de invenção é aquela que apresenta uma nova solução para um problema técnico específico, trata-se de um produto novo, alguns exemplos são: o ferro elétrico e o telefone; já o modelo de utilidade pode ser definido como uma nova forma ou disposição em um objeto de uso prático ou parte deste, acarretando uma ...

O que significa o patente?

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.

Qual a principal diferença entre marca e patente?

Diferenças entre registro de marca e patente

Assim, a principal diferença entre eles é que a patente engloba o conceito da criação de uma nova ideia e a marca identifica e diferencia apenas um produto ou serviço.

E conta retificadora da conta estoques?

É conta redutora da conta Estoques (no Ativo Circulante). Tem por finalidade eliminar dos estoques a parcela dos custos que provavelmente não é recuperável. Essa conta prevê prováveis perdas resultantes de estragos, deterioração, obsoletismo, redução nos preços de venda ou de reposição do estoque.

Quais as contas que fazem parte do Ativo Circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

Como lançar adiantamento de clientes?

Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.

Qual a diferença de depreciação e amortização?

A principal distinção entre esses dois encargos é que, enquanto a depreciação incide sobre os bens físicos (corpóreos), a amortização relaciona-se com a diminuição de valor dos direitos com prazo limitado (legal ou contratualmente).

Como lançar empréstimos no balanço patrimonial?

Todos os empréstimos e financiamentos contraídos pela empresa, cujo prazo de pagamento final seja inferior a um ano, contado a partir da assinatura do contrato, deverão ser registrados contabilmente no Passivo Circulante.

Qual será o valor da amortização mensal deste bem?

O cálculo do SAC é simples, basta fazer a divisão do valor financiado pelo número de meses estipulados para o pagamento total do valor devido. Por exemplo, em um financiamento de um imóvel no valor de R$ 200.000,00, com pagamento em até 380 meses e juros de 0,73% ao mês, a amortização será de R$ 526,31.

O que é o valor de uma marca?

O que é o valor de marca? Como já foi dito, trata-se do valor — positivo ou negativo — que um produto obteve durante o tempo que esteve no mercado, de acordo com a percepção dos usuários. Isso tem muito a ver com a proposta de valor da empresa e, logicamente, com a experiência dos consumidores com os itens oferecidos.

O que uma marca de sucesso deve ter?

Como criar uma marca de sucesso em 9 passos
  • Como criar uma marca de sucesso e gerar uma vantagem competitiva para o seu negócio. ...
  • 1- Determine sua estratégia de negócio. ...
  • 2- Defina seu público-alvo. ...
  • 3- Crie uma persona. ...
  • 4- Deixe claro seu posicionamento. ...
  • 5- Construa a personalidade da marca. ...
  • 6- Defina sua proposta de valor.

Como é definido o valor de uma marca?

O que define o valor de uma marca? O valor justo da marca é definido pela dimensão da sua força ou utilidade, o quanto significa para os negócios da empresa, ou seja, o poder da marca, o seu reconhecimento pelo consumidor.

Artigo anterior
Quantos salgadinhos de festa para 40 pessoas?
Artigo seguinte
Como criar uma agenda mensal no Excel?