O que são licenças de software de exemplos?

Perguntado por: Ângela Moura Pacheco  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

Licença de software é o documento que define os limites de uso que um usuário pode ter em relação a um produto de terceiros. A origem do termo remonta ao uso de imagem e de som, como compreendido pelo Direito, e pode restringir a cópia, a distribuição e a adaptação da aplicação.

Quais as principais licenças de software?

Quais são os principais tipos de licença para softwares?
  • Licença para aquisição perpétua. Esse é um dos tipos mais tradicionais de licença de uso para softwares. ...
  • Licença para uso temporário. ...
  • Licença para software livre. ...
  • Licença Open Source. ...
  • Licença para aluguel. ...
  • Licença para SaaS.

O que é uma licença de software?

O que é uma licença de software? O licenciamento é um documento contratual usado por desenvolvedores de programas digitais. Ele serve para definir se o aplicativo tem domínio público ou se está bloqueado por copyright, além de determinar como pode ser utilizado o código-fonte.

Quais são os tipos de licenças de softwares livres?

Algumas das licenças livres mais populares são:
  • GPL ou GNU General Public License (veja também a GPL em português e aCC GPL no site do Governo Brasileiro)
  • Licença BSD.
  • MPL ou Mozilla Public License.
  • Apache License.

É um exemplo de um software proprietário que utiliza licenças de uso?

Licença de software proprietário

Algumas das grandes corporações do mundo do TI, disponibilizam os seus softwares por meio desse tipo de licença, entre as principais estão: Adobe — Adobe Photoshop, Dreamweaver, Illustrator etc. Apple — Mac OS; Microsoft — Windows, Office, entre outros.

Licenças de Software (Você sabe diferenciar GNU, MIT e outros tipos?) // Dicionário do Programador

27 questões relacionadas encontradas

O que é um software proprietário?

Ao contrário do software livre, software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidas pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, para utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar autorização ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo.

Quais são os tipos de software?

Quais são os tipos de software?
  • Software aplicativo. ...
  • Software de programação. ...
  • Software de sistema. ...
  • Tipos de software de sistema. ...
  • Tipos de software de programação. ...
  • Tipos de software de sistema.

Como funciona a licença de software livre?

As licenças de software livre permitem que o desenvolvedor/criador abdique de alguns direitos seus, estabelecidos pelo copyright, determinando quais são esses direitos e suas condições de aplicação. Este documento (licença de software livre) é normalmente distribuído junto com o código-fonte do software.

Qual é a característica da licença de software livre?

Dessa forma, um software livre tem como marcante a característica de dar ao usuário a liberdade de copiar, distribuir, modificar e estudar o programa sem pagar ou pedir permissão ao autor. Para garantir essas liberdades, o software livre garante aos seus usuários acesso a seu código fonte.

Qual a diferença entre software e licença?

Aqui, a licença dá o direito ao uso do sistema por instalação e por máquina. Pode incluir o acesso a atualizações, mas não engloba a manutenção do software, o que exigiria uma licença de manutenção.

O que significa da licença?

Dar licença significa permitir ou consentir algo. Assim, ao formular essa pergunta, o emissor pede uma autorização: para passar, para entrar, para falar, para sair,...

Qual a importância da licença de software?

Utilizar um software licenciado é importante pois o usuário está garantindo que possíveis falhas e vulnerabilidades serão atualizadas. Isso sem falar que ter uma licença adquirida para um software permite cobrar da empresa desenvolvedora o suporte adequado para o software sempre que necessário.

Quais os tipos de licenças trabalhistas?

De acordo com a CLT, como as licenças remuneradas são:
  • Licença-maternidade;
  • Licença-paternidade;
  • Licença para casamento;
  • Licença para óbito, e.
  • Licença militar.

Quais são as licenças open source?

MIT, Apache 2.0, e GPLv3 são as licenças open source mais populares, mas há outras opções disponíveis. Você pode encontrar o texto completo destas licenças e instruções de como usá-las, em choosealicense.com. Quando você criar um novo projeto no GitHub, será dada a opção de adição de uma licença.

Quais são os três níveis das licenças Creative Commons?

39 Creative Commons – Níveis de Abertura
  • Verde – Permite cópia, reúso, adaptação, remix, redistribuição e uso comercial;
  • Amarelo – Permite cópia, reúso, adaptação, remix e redistribuição. Não permite Uso comercial e uma solicita redistribuição com a mesma licença;
  • Vermelho – Não permite produção de obra derivada.

Quais são as quatro liberdades do software livre?

Ela se baseia em 4 liberdades: (1) a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; (2) a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; (3) a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; e (4) a liberdade de aperfeiçoar o programa, e ...

Quais são as vantagens de usar o software livre?

As principais vantagens dos softwares livres
  • Custo-benefício. Sem sombra de dúvida é a vantagem mais atrativa. ...
  • Segurança. Os softwares livres são mantidos por comunidades voluntárias que estão sempre em busca de aperfeiçoamento das ferramentas. ...
  • Customização. ...
  • Software livre X Software pirata. ...
  • O poder da escolha.

Qual das descrições abaixo define corretamente um software livre?

Qual das descrições abaixo define corretamente um Software Livre? Um programa semelhante aos programas demo com a diferença de ter as funcionalidades disponíveis por determinado período de tempo. Um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação.

Quem define a liberdade de um software livre?

A Definição de Software Livre, escrito por Richard Stallman e publicado pela Free Software Foundation (FSF), define software livre como sendo software que garante que os usuários finais têm a liberdade de uso, estudar, partilha e modificar esse software. ... FSF publica uma lista de licenças que cumpram esta definição.

Onde se aplicam os softwares livres?

A liberdade de executar o programa significa que qualquer tipo de pessoa ou organização é livre para usá-lo em qualquer tipo de sistema computacional, ou para qualquer tipo de trabalho e propósito, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou qualquer outra entidade específica.

Quanto ao software livre é correto afirmar?

Quanto a software livre, é correto afirmar: O desenvolvedor pode revogar uma licença desde que ela tenha sido distribuída gratuitamente. Programas e serviços derivados de um código livre, quando associados aos conceitos de copyleft, podem ser convertidos em licença não-livre pelo usuário ou distribuidor.

Quais os três tipos de software?

Os softwares se dividem em três categorias principais:
  1. Software de programação. São as ferramentas usadas pelo programador para desenvolver novos softwares e programas. ...
  2. Software de sistema. ...
  3. Software de aplicação.

O que é software e quais são os tipos?

SOFTWARE DE TUTORIAL: São programas que auxiliam o usuário de outro programa, ou ensine a fazer algo sobre determinado assunto. SOFTWARE DE JOGOS: São Softwares usados para o lazer, com vários tipos de recursos. SOFTWARE ABERTO: É qualquer dos softwares acima, que tenha o código fonte disponível para qualquer pessoa.

Quais são os exemplos de software?

Exemplos: Word, Exel, Paint, Bloco de notas, calculadora. SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO: são softwares usados para criar outros programas, a parir de uma linguagem de programação, como Java, PHP, Pascal, C+, C++, entre outras.

Artigo anterior
Quem é Ibejis na Igreja Católica?
Artigo seguinte
Quando começa o horário de verão de 2021?