O que são leis delegadas?

Perguntado por: Rui Santiago Ramos  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)

No Brasil, lei delegada é um ato normativo elaborado pelo chefe do Poder Executivo no âmbito federal, com a solicitação ao Congresso Nacional, relatando o assunto que se irá legislar.

O que são as leis delegadas?

As Leis Delegadas são atos normativos com força de Lei Ordinária e sua edição é competência privativa do Presidente da República. O Presidente, por meio de mensagem, faz uma solicitação ao Congresso Nacional para que lhe seja delegada a competência para legislar sobre determinada matéria.

Qual a diferença entre lei ordinária e lei delegada?

No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.

Qual a diferença entre lei delegada e medida provisória?

Diferenças: As leis delegadas dependem de delegação do Congresso Nacional, por meio de resolução, já as medidas provisórias independem de autorização legislativa. As medidas provisórias só podem ser adotadas mediante relevância e urgência, já as leis delegadas não devem obediência a tais requisitos.

Qual a natureza da lei delegada?

Ao término desta atividade acadêmica, vimos que a lei delegada é uma espécie normativa assegurada no seio da Constituição Federal, cuja titularidade fica a cargo do Presidente da República, que possui o poder de solicitar ao Congresso Nacional autorização para editar a norma em tela.

Minuto Jurídico | Dir. Constitucional | Lei Delegada - Prof. André Alencar

30 questões relacionadas encontradas

Pode haver lei delegada no âmbito estadual?

Esta o habilita a legislar, porém não o obriga a tanto. Quanto à possibilidade da adoção pelas Constituições Estaduais e Leis Orgânicas Municipais de leis delegadas, não há vedação e nem crítica doutrinária ou jurisprudencial, pelo fato do pouquíssimo uso de tal instrumento legislativo.

Quais são as fases de construção de uma lei delegada?

São seis as etapas ou fases do processo legislativo brasileiro: iniciativa, discussão, deliberação (ou votação), sanção ou veto, promulgação, publicação. Alguns autores também dividem o processo em três fases: introdutória, constitutiva e complementar.

Como se dá o processo de elaboração da lei delegada e da medida provisória?

A lei delegada possui um processo legislativo especial. Dessa forma, as leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional.

Quais as diferenças entre o antigo decreto lei e as medidas provisórias?

No caso da medida provisória, esses requisitos são cumulativos (relevância e urgência). O decreto-lei não podia implicar aumento de despesa e restringia-se a determinadas matérias, enquanto a medida provisória independe de condição financeira e, até a Emenda 32, podia versar sobre qualquer matéria.

Qual o prazo de uma medida provisória?

A vigência das medidas provisórias publicadas no DOU é de 60 (sessenta dias), os quais podem ser automaticamente prorrogados por igual período se, dentro deste primeiro prazo, a MP não tiver a sua votação encerrada em ambas as casas legislativas do Congresso Nacional.

O que é uma lei ordinária?

Trata de assuntos diversos da área penal, civil, tributária, administrativa e da maior parte das normas jurídicas do país, regulando quase todas as matérias de competência da União, com sanção do presidente da República. O projeto de lei ordinária é aprovado por maioria simples.

Quando uma lei é ordinária?

O que é uma Lei ordinária:

As leis ordinárias são consideradas atos normativos primários, ou seja, criam, modificam e extinguem direitos seguindo um processo legislativo e preceitos expressos diretamente na Constituição Federal. Os demais atos normativos primários são: emendas à Constituição.

Como saber se uma lei e ordinária?

A diferença é a seguinte: LEI COMPLEMENTAR: exigida em matérias específicas da Constituição. LEI ORDINÁRIA: exigida de modo residual, nos casos em que não houver a expressa exigência de lei complementar.

Quais são as leis delegadas?

O assunto é abordado nos artigos 59 e 68 da Constituição Federal. Atualmente temos apenas 13 leis delegadas. A última foi editada em 1992. A lei delegada caiu em desuso por conta da Medida Provisoria, que é um instrumento mais eficaz a disposição do chefe do executivo.

Quais são os tipos de leis que existem?

São ao todo seis, atualmente:
  • emendas à Constituição;
  • leis complementares;
  • leis ordinárias;
  • leis delegadas;
  • medidas provisórias;
  • decretos legislativos;
  • resoluções.

Pode lei delegada revogar lei ordinária?

Logo, poderá ser posteriormente modificada ou revogada por lei ordinária. Já a lei ordinária, assim como outras espécies normativas (lei delegada, medida provisória) não podem regular matéria reservada pela Constituição Federal à lei complementar, sob pena de incorrerem em vício de inconstitucionalidade formal.

Qual é a diferença entre a lei e decreto lei?

O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.

Qual a diferença entre lei decreto e resolução?

Segundo o mesmo autor as resoluções não estão sujeitas à promulgação e também não estão sujeitas a controle preventivo da constitucionalidade, excepto as que aprovém acordos internacionais. Em termos de hierarquia, as leis e o decreto‑ leis têm o mesmo valor na ordem jurídica portuguesa.

Como é o processo de criação de uma lei?

A criação de uma lei divide-se em quatro fases: iniciativa, discussão, votação e sanção ou veto. Os projetos de lei apreciados na Câmara visam criar norma de caráter geral e relativo ao interesse local, no âmbito do município.

Quais as etapas do processo legislativo para elaboração de uma lei?

São seis as etapas ou fases do processo legislativo brasileiro: iniciativa, discussão, deliberação (ou votação), sanção ou veto, promulgação, publicação.

Como é o processo de aprovação de uma lei?

Um projeto de lei ordinária – que é o tipo de proposição legislativa mais comum – para ser aprovado deve contar com os votos favoráveis da maioria dos Deputados e Senadores, desde que pelo menos a metade do total deles participe da votação.

Quais são as três fases que compõem o processo legislativo ordinário?

Processo Legislativo Ordinário
  • Fase Introdutória. ...
  • Fase Constitutiva. ...
  • Deliberação Legislativa. ...
  • Deliberação Executiva. ...
  • Fase Complementar.

Qual é o procedimento estabelecido pela Constituição para apreciação do projeto de lei delegada pelo Congresso Nacional?

Quórum de deliberação: a resolução do CN que autoriza a delegação deve constar se a Lei Delegada deverá voltar para o Legislativo para ser apreciada ou não. Se ela tiver que passar pelo crivo do Legislativo, o quórum de votação é de maioria simples em ambas as Casas.

Quais são as fases do processo legislativo para os municípios e ele compreende a elaboração de que?

Processo legislativo é a sucessão ordenada de atos necessários à formação da lei, do decreto legislativo ou da resolução do plenário. Desenvolve-se através das seguintes fases e atos essenciais à tramitação do projeto: iniciativa, discussão, votação, sanção e promulgação ou veto.

Artigo anterior
Porque a segunda linha do teste de gravidez é fraca?
Artigo seguinte
Como colocar a página na horizontal no Libreoffice?