O que são janelas atmosféricas explique?
Perguntado por: Jaime Pinto Batista | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (2 avaliações)
Existem regiões do espectro eletromagnético onde a atmosfera quase não afeta a energia eletromagnética, isto é, a atmosfera é transparente à energia eletromagnética proveniente do Sol ou da superfície terrestre. Estas regiões são conhecidas como janelas atmosféricas.
O que é uma janela atmosférica?
Janelas Atmosféricas: regiões do espectro eletromagnético onde a absorção atmosférica é muito pequena. Nestas regiões a atmosfera é quase transparente à energia eletromagnética. Sistemas sensores a bordo de satélites artificiais.
Quais as principais janelas atmosféricas?
- • Dióxido de carbono. Um dos maiores vilões do efeito estufa, com um teor de presença na atmosfera muito alto, o CO2 é lançado, principalmente, a partir da queima de combustíveis fósseis. ...
- • Ozônio. ...
- • Clorofluorcarbonetos (CFCs)
O que é janela atmosférica no efeito estufa?
Os vapores de água e o dióxido de carbono são gases de estufa muito eficazes que absorvem a radiação em diferentes comprimentos de onda. Os comprimentos de onda onde a maioria das radiações pode passar são denominados 'janelas atmosféricas'.
O que é espalhamento atmosférico?
É um fenômeno que ocorre quando partículas da atmosfera (gases e aerossóis) modificam a direção de propagação da radiação eletromagnética (REM) aleatoriamente, dispersando-a em todas as direções, sem que haja mudança no seu comprimento de onda.
Janela Terapêutica
Quais os tipos de espalhamento?
Existem três tipos de espalhamento: • Rayleigh (ou molecular), • Mie (ou não-molecular/ partículas de aerossóis), e • Não-seletivo. ✓ Espalhamento Rayleigh ocorre quando o diâmetro da matéria (geralmente moléculas do ar) é muitas vezes menor que o comprimento de onda da radiação incidente.
O que é espalhamento da luz solar?
Durante o nascer e pôr do sol, a luz solar percorre uma camada maior na atmosfera, interagindo com mais partículas que estejam em suspensão. Assim, o Espalhamento Mie torna-se dominante, deixando o céu com essa coloração alaranjada-avermelhada, característica.
O que são janelas atmosféricas e qual é a sua importância para a aquisição de informações à distância?
Existem regiões do espectro eletromagnético onde a atmosfera quase não afeta a energia eletromagnética, isto é, a atmosfera é transparente à energia eletromagnética proveniente do Sol ou da superfície terrestre. Estas regiões são conhecidas como janelas atmosféricas.
O que é absorção atmosférica?
A expressão absorção atmosférica designa o processo de retenção de parte da radiação solar pelos diversos constituintes da atmosfera, incluindo as nuvens e as partículas de poeira existentes no ar. Calcula-se em cerca de 20% a percentagem de radiação solar absorvida pelas nuvens e poeiras.
Quais as radiações presentes no processo do efeito estufa?
No efeito estufa, a radiação solar que atinge a atmosfera interage com os gases ali presentes. Nessa interação, os chamados gases de efeito estufa (GEE) absorvem a radiação solar e passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha, ou, melhor dizendo, calor.
Quais são os principais tipos de espalhamento da radiação solar pela atmosfera terrestre?
Espalhamento: nesse processo a radiação solar incide na atmosfera e ao interagir com esta, gerará um campo de luz difusa que se propagará em todas as direções. São três os tipos de espalhamentos: Rayleigh, Mie e não seletivo.
Quais são as principais barreiras da radiação solar?
Peter Moon | Agência FAPESP – A camada de ozônio da estratosfera, que se estende de 10 a 50 quilômetros (km) de altitude, bloqueia os raios ultravioleta nocivos à saúde. Mas o que muitos desconhecem é que a camada de ozônio é apenas uma das barreiras que a Terra dispõe contra as diversas radiações solares.
Quais são as duas principais fontes de energia utilizadas em sensoriamento remoto?
As informações podem ser obtidas através de radiação eletromagnética, gerada por fontes naturais (sensor passivo), como o Sol, ou por fontes artificiais (sensor ativo), como o radar.
O que é REM é como ela se propaga?
Em 1860, James Clerk Maxwell (1831–1879) conceituou a radiação eletromagnética (REM) como uma onda que viaja através do espaço à velocidade da luz, c, a qual é 3 x 108 (ms-1). A onda eletromagnética consiste de campos flutuantes— (1) elétrico e (2) magnético.
Qual a forma da radiação eletromagnética?
Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.
O que é uma assinatura espectral?
Diferentes tipos de superfície, como a água, o solo descoberto ou a vegetação, reflectem a radiação de forma diferente em vários canais. A radiação reflectida em função do comprimento de onda é denominada assinatura espectral da superfície.
O que absorve a radiação?
1) Uma molécula pode absorver radiação cuja energia seja suficiente para "quebrá-la" em seus componentes atômicos. Átomos instáveis podem também combinar-se para formar moléculas mais estáveis, liberando seu excesso de energia sob forma de radiação.
Quais radiações não são absorvidas pela atmosfera?
Da Fig. 2.11 vemos que na atmosfera como um todo, nenhum gás absorve efetivamente radiação entre 0,3 e 0,7 ; portanto, existe uma larga "janela". Esta região do espectro corresponde ao intervalo visível ao qual pertence uma grande fração da radiação solar.
Como é emitida a radiação infravermelha?
A radiação infravermelha tem origem na vibração molecular, que gera oscilações nas cargas elétricas constituintes dos átomos e provoca a emissão de radiação, por isso, esse tipo de radiação está associada ao calor.
Como são empregadas as imagens orbitais para a aquisição de dados?
Os dados que formam as imagens de satélites podem ser obtidos em sistemas passivos, por meio da captura da radiação solar refletida pela superfície da Terra. Para que tenhamos acesso às mesmas, estas devem ser enviadas para terra, por meio da conexão de antenas distribuídas ao longo da superfície (Figura 1).
Qual é a importância da radiação eletromagnética para a técnica do sensoriamento remoto?
Qual é a importância da radiação eletromagnética para a técnica do sensoriamento remoto? Resposta: É por meio da radiação eletromagnética que a energia refletida pela superfície terrestre pode ser transformada em imagem.
Por que o conhecimento do comportamento espectral dos objetos terrestres é muito importante para a escolha da região espectral sobre a qual se pretende trabalhar?
O conhecimento do comportamento espectral dos objetos terrestres é muito importante para a escolha da região do espectro eletromagnético em que se pretende adquirir dados. ... A vegetação sadia apresenta baixa absorção da energia eletromagnética na região do espectro visível, que é capturada pela clorofila.
O que é o espalhamento Mie?
O espalhamento Mie é solução genérica das equações de Maxwell para partículas esféricas, sendo útil para a faixa de tamanho entre 0,05 e 100 µm. Para partículas acima de 100 µm, a abordagem mais conveniente é da óptica geométrica, utilizando-se as teorias da reflexão, refração e difração de luz.
Qual é a diferença entre espalhamento e absorção?
- O processo de absorção remove energia radiativa do feixe incidente transformando-a em outras formas de energia. Na maioria dos processos atmosféricos, em energia térmica; - No espalhamento, a energia que incide em uma direção é espalhada ou desviada para outras direções, havendo a produção de radiação difusa.
O que acontece quando a radiação solar penetra na Terra?
Quando atinge a Terra a radiação solar é refletida, retrodifundida e absorvida por várias componentes: 6% é retrodifundida para o espaço pelo próprio ar, 20% é refletida pelas nuvens e 4% é refletida pela superfície da Terra.
Quem tem alergia a poeira tem o quê?
Quantos anos de cadeia por homicídio?