O que são indicadores de manutenção?
Perguntado por: André Simão Brito de Mendes | Última atualização: 16. Februar 2022Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)
Os indicadores de manutenção, assim como os indicadores de performance (ou desempenho), são um conjunto de informações que buscam mensurar e otimizar o funcionamento dos processos, a fim de aumentar a eficiência e a produtividade de uma empresa.
Quais são os principais indicadores de manutenção?
- MTBF;
- MTTR;
- Disponibilidade Inerente;
- Confiabilidade;
- Custo de Manutenção / Faturamento;
- Custo de Manutenção / ERV;
- Custo de Manutenção/ Unidade Produzida;
- Backlog;
Para que servem os Indicadores-chave da manutenção de exemplos?
Os indicadores de manutenção industrial são, dessa forma, bastante importantes para mensurar a qualidade das mercadorias, dos processos, realizar o controle de estoque, medir a duração de fabricação, da produção geral e, claro, como anda o desempenho das máquinas em relação às necessidades de manutenção.
Como escolher os indicadores de manutenção?
Para calculá-lo, é preciso saber o MTBF e a taxa de falhas (que sai da conta 1 / MTBF). Então, a partir de uma função matemática de acordo com o tempo, chega-se ao número da confiabilidade sobre os próximos 100 dias de atividade, por exemplo.
Qual a importância dos indicadores de manutenção na gestão?
Importância dos indicadores de manutenção
De modo geral, os indicadores de manutenção proporcionam alguns ganhos para as organizações, tais como: Permite uma melhor distribuição dos tipos de manutenção empregadas (como preventiva, preditiva e corretiva);
#07 Indicadores de Manutenção | Introdução à Manutenção
Qual a finalidade do indicador backlog?
O backlog é um indicador de tempo, usado na Gestão da Manutenção. Em meio a tantos outros indicadores, podemos classificar o backlog como o indicador que mede o acúmulo de atividades pendentes de finalização. A palavra backlog em tradução livre para o português significa atraso.
São indicadores de indisponibilidade operacional?
Um dos exemplos mais comuns referentes ao nível operacional é a taxa de indisponibilidade da frota. Essa é uma fonte de informações que pode contemplar os diversos níveis organizacionais. Esse é um indicador que busca analisar, de forma abrangente, a melhor maneira de utilizar os principais recursos da transportadora.
Como medir eficiência de manutenção?
O MTBF ou tempo médio entre falhas é um dos indicadores mais importantes para o setor de manutenção. Ele consiste em medir o tempo total de bom funcionamento médio entre as falhas de um equipamento reparável, sendo uma ótima forma de mensurar a confiabilidade da máquina.
Quais resultados esperados ao inserir indicadores de manutenção?
- distribuição das atividades por tipo de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva;
- estoques de materiais e política dos sobressalentes;
- planejamento da manutenção;
- treinamento e capacitação de funcionários;
Quais são os indicadores de estoque?
- 1 – Giro de estoque. O giro é, sem dúvidas, um dos principais indicadores de estoque. ...
- 2 – Ruptura de estoque. Ruptura é um dos indicadores de estoque que sinalizam para a empresa que algo está faltando. ...
- 3 – Taxa de retorno. ...
- 4 – Perdas. ...
- 5 – Tempo de reposição.
Em que tipo de manutenção é aplicado o benckmark?
Benchmarking. ... Em suma, o processo de benchmarking é o ato de comparar os métodos adotados e os resultados obtidos, a fim de identificar o melhor para ser empregado pela empresa. Por isso, pode ser combinado com os indicadores de manutenção industrial.
Qual é a função do indicador de tempo médio entre falhas MTBF?
MTBF (mean time between failures ou tempo médio entre falhas) e MTTR (mean time to repair ou tempo médio para reparo) são dois indicadores relacionado à disponibilidade de uma aplicação. ... Ou seja, é o tempo gasto durante a intervenção em um determinado processo.
O que faz o analista de manutenção?
Acompanha os processos de manutenção elétrica, mecânica e civil, conforme as programações corretivas e preventivas. Analisa chamados técnicos, elabora inspeções e procedimentos, controla indicadores de serviços e identifica oportunidades de melhorias nos programas de manutenção.
Quais são os indicadores de produção?
- 1 - Eficácia Geral do Trabalho - OLE. ...
- 2 - Produtividade Homem / Hora. ...
- 3 - On Time In Full - OTIF. ...
- 4 - Tempo Médio para Reparo - MTTR. ...
- 5 - Tempo de Inatividade. ...
- 6 - Tempo Médio entre Falhas. ...
- 7 - Eficiência Global dos Equipamentos - OEE.
O que é indicador de disponibilidade?
O indicador de disponibilidade por falhas pode ser entendido diretamente como a porcentagem de tempo durante o qual um equipamento está apto para seu uso e operação, mas levando em conta apenas a soma do tempo para paradas imprevistas, falhas e incidentes de equipamentos e ativos físicos.
Quais são os tipos de manutenção?
- Manutenção corretiva.
- Manutenção preventiva.
- Manutenção preditiva.
Quais as atividades desenvolvidas pela engenharia de manutenção?
- engenharia de materiais;
- verificação de indicadores de desempenho;
- monitoramento das condições;
- criação do cronograma de manutenção;
- criação dos planos de manutenção;
- metodologia de confiabilidade na manutenção;
- gestão de ativos;
Quando se inicia a manutenção?
O processo se inicia com alguém (cliente) identificando uma falha no equipamento e solicitando uma avaliação de uma pessoa especializada no assunto (o manutentor). A primeira questão a ser avaliada pelo manutentor é quanto a prioridade (1).
Qual é o benefício mais importante da gestão de ativos?
Quando bem elaborada, a gestão de ativos traz muitos benefícios às empresas, principalmente na redução de custos e na racionalização das operações, permitindo que a companhia ofereça um produto ainda mais competitivo.
Como calcular tempo de manutenção?
MTBF: fórmula
Ou seja, para encontrar o MTBF, basta diminuir o tempo total de manutenção do tempo total de disponibilidade. A seguir, divida pelo número de paradas. Assim, você terá o tempo médio entre falhas de um equipamento.
Como calcular mão de obra manutenção?
Para obter o total de horas efetivas de reparo, será necessário definir um fator de espera (f), referente a providências administrativas, espera de peças ou mão de obra e outros tempos improdutivos. O total de mecânicos (M) necessário para atender cada máquina será, portanto: M = tr/t.
O que é taxa de indisponibilidade?
A taxa de indisponibilidade (TIN) é o principal índice de manutenção e uma boa medida para identificar o nível de desempenho operacional da frota. Através dela pode-se avaliar a qualidade do serviço de manutenção, a necessidade de utilizar veículos reservas e os reflexos da idade da frota na operação.
Qual é o resultado que a empresa busca controlando os indicadores MTBF MTTR e disponibilidade?
Os indicadores MTBF e MTTR estão ligados diretamente aos ativos da empresa, sejam máquinas ou equipamentos no setor industrial. Enquanto o MTBF está relacionado a disponibilidade da máquina ou do equipamento, o MTTR indica a eficiência do time de manutenção ao realizar algum tipo de ação corretiva.
O que quer dizer KPIs?
Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de desempenho utilizados por empresas de todos os tamanhos e segmentos para avaliar suas estratégias e medir seus resultados.
Qual o número de elétrons do fósforo?
O que é encontro vocálico exemplo?