O que são grupos monofiléticos e Polifileticos?

Perguntado por: Leonor Margarida Marques  |  Última atualização: 1. November 2024
Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)

Um táxon polifilético contém membros com mais de um ancestral, e um táxon monofilético inclui todos os descendentes de um único ancestral comum. Observe o diagrama a seguir: No diagrama, o conjunto DEF é exemplo de uma dessas três classificações; BCD, de outra; e AB representa um exemplo de um terceiro tipo.

O que significa a palavra monofilético?

Sua definição indica que um grupo monofilético é formado por uma espécie ancestral e TODAS as suas espécies descendentes.

Como saber se um grupo é monofilético?

Filogenia de Anfíbios. Wiens (2011). Grupo monofilético (ou natural): Aquele que inclui a espécie ancestral comum (conhecida ou hipotética) às espécies do grupo e todos os seus descendentes.

O que é um grupo Merofilético?

GRUPO MEROFILÉTICO: grupo que inclui um grupo ancestral e apenas parte dos seus descendentes.

Qual a diferença entre clado e grupo monofilético?

Um conjunto de organismos que satisfaça a condição de monofilia é um agrupamento monofilético, o que na moderna cladística corresponde a um táxon (grupo de organismos) que forma um clado ou ramo, ou seja, que consiste exclusivamente numa espécie ancestral e todos os seus descendentes.

Grupo Poli, Para e Monofilético - Aula 10 - Módulo 3: Evolução e Classificação dos Seres | Prof Gui

36 questões relacionadas encontradas

O que é um grupo monofilético exemplos?

Em um sentido amplo, grupo monofilético refere-se a um conjunto de espécies que compartilham um ancestral comum. Também é usado para denominar um grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum. Aqueles que conseguem produzir seu próprio alimento para seu sustento, como, por exemplo as plantas.

O que é a cladística?

A cladística é um método de classificação que reflete as relações filogenéticas entre os organismos, baseado na análise de caracteres. As classificações cladísticas são em geral traduzidas por cladogramas, que indicam os padrões de evolução.

Quais são os grupos monofiléticos?

Outros exemplos de grupos monofiléticos seriam as aves, os primatas e os felídeos. São aqueles que reúnem uma espécie ancestral e parte de suas espécies descendentes. Táxons parafiléticos são criados quando se exclui um ou mais grupos de um clado.

Qual é a diferença entre categoria e táxon?

O táxon corresponde a uma classe cujos elementos são organismos. Categoria - nome associado ao de um determinado táxon, e que demonstra o nível de generalidade desse táxon em relação aos demais táxons.

Por que os répteis são considerados um grupo parafilético?

A classe Reptilia, como tradicionalmente definida, é parafilética porque exclui aves (classe Aves). Sob as classificações do Código ICZN, esses três táxons são classes separadas. No entanto, as aves são táxons irmãos de um grupo de dinossauros (parte de Diapsida), ambos os quais são "répteis".

O que é um grupo não monofilético?

Denominamos grupos não monofiléticos o agrupamento de espécies que inclui o ancestral comum mais recente desse grupo, mas não todos os descentes desse ancestral, ou seja, esse grupo não possui um ancestral exclusivo.

Qual é a função do cladograma?

O cladograma é uma importante ferramenta gráfica utilizada em estudos filogenéticos, e representa as relações evolutivas entre diferentes grupos de organismos como, por exemplo, peixes, mamíferos, répteis e aves.

Quantos grupos monofiléticos estão representados Quais?

b) Os grupos monofiléticos são grupos que compartilham um ancestral comum, nesse caso temos 3 grupos, que são: Ursidae, Mustelidae e Canidade. c) O grupo mais aparentado das hienas é o Felidae, dos cachorros é o grupo Mustelidae.

Quantos grupos monofiléticos podem ser observados no Cladograma?

Cladograma hipotético mostrando as relações de parentesco entre 10 espécies recentes, indicando os nove grupos monofiléticos supraespecíficos existentes para esses táxons.

Quais são os tipos de Apomorfia?

Uma apomorfia pode ser exclusiva de apenas um grupo, sendo chamada nesse caso de autapomorfia (do grego autos = (eu) mesmo; morphě = forma), ou compartilhada por dois ou mais grupos, chamada sinapomorfia (do grego sýnapsis = ação de juntar; morphě = forma).

Quais são os 7 táxons?

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.

Quais são os sete táxons?

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu.

Qual o conceito de táxon?

Termo geral para qualquer uma das categorias taxonômicas, tais como espécie, gênero, classe ordem ou filo. “Grupo de indivíduos que compartilham sua ancestralidade”, ou seja, compartilham características comuns. Plural de táxon é taxa.

Quais são os tipos de cladogramas?

Cladograma
  • Cladograma horizontal, com o ancestral (sem nome) à esquerda.
  • Cladograma vertical, com o ancestral em cima.
  • Dois cladogramas verticais, com o ancestral em baixo.
  • Exemplo de cladograma. No caso, destacando o grupo dos Dinosauria.

Quem criou a sistemática?

O histórico da sistemática começa com Aristóteles 340 a.C. que inventou a história natural e afirmou que existe uma gradação completa na natureza; foi ele quem percebeu que existem organismos mais simples e outros mais complexos.

Como explicar filogenia?

Filogenia é a história evolutiva de uma espécie ou de um grupo de espécies. Essa história é inferida por meio da análise de características moleculares e morfológicas e nos permite compreender de maneira mais clara as relações evolutivas estabelecidas entre diferentes espécies.

O que é um grupo natural?

Conjunto de indivíduos de qualquer classe taxonómica que podem ter procedido de um ancestral comum. Os seres humanos e os macacos, por exemplo, são muitas vezes considerados um grupo natural, procedentes de ancestrais fósseis, os Dryopithecus, os seus parentes mais próximos.

O que é Sinapomorfia e exemplos?

Caso o caractere derivado sirva para juntar dois grupos, é chamado de sinapomórfico (sinapomorfia), como, por exemplo, o caractere “perda da cauda” que junta o grupo hominídeo ao grupo dos grandes macacos.

O que é clado na taxonomia?

Os clados podem ser definidos como grupos de táxons descendentes de um mesmo ancestral a partir de uma cladogênese (figura 2.3). Observe que cada clado inclui seu ancestral.

Artigo anterior
O que o antidepressivo pode causar?
Artigo seguinte
Qual o objetivo do canto coletivo?