O que são Funículos Cite quais são?

Perguntado por: António Lourenço Cunha  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

Funículo (do latim funicŭlu-, «cordel», «pequena corda») é a designação dada em diversos ramos da biologia e da biomedicina, especialmente na anatomia de diversos grupos biológicos e na morfologia vegetal, a estruturas de ligação finas e filiformes que liguem partes de um órgão ou um órgão a uma estrutura de suporte.

O que são Funículos da medula espinhal?

Funículo: o termo é usado para a substância branca da medula; um funículo contém vários tractos ou fascículos. Decussação: formação constituída por fibras nervosas que cruzam obliquamente o plano mediamento e que têm aproximadamente a mesma direção.

O que é comissura cinzenta?

A coluna de células intermediomedial está associada aos reflexos motores viscerais e também se encontra de T1 a L3. A substância cinzenta que cruza a linha média circundando o canal central é a substância cinzenta central ou comissura cinzenta.

O que é Funiculo lateral?

Funículo lateral é a porção lateral da medula espinhal composta por substância branca.

Qual a função do Funículo posterior?

Fascículo cuneiforme (no funículo posterior): conduz impulsos nervosos provenientes dos membros superiores e da metade superior do tronco, relacionados à propriocepção consciente, tato epicrítico, sensibilidade vibratória e estereognosia.

Medula Espinal: Vias Aferentes ou ascendentes (sensibilidade) - Sistema Nervoso - VideoAula 092

33 questões relacionadas encontradas

Quais são as características da lesão do funículo posterior da medula?

Após lesão do funículo posterior, espera-se que o paciente, estando de olhos fechados, seja incapaz de saber as características táteis de um objeto tocado (perda do tato epicrítico); também não saberá determinar a posição de uma parte do seu corpo no espaço, ou qual movimento foi realizado para deslocar esta parte do ...

O QUE É Fascículo gracil e cuneiforme?

O fascículo cuneiforme (trato de Burdach)- situado lateralmente nos segmentos torácicos superiores e da medula espinhal. É um ramo de nervos na medula espinhal que transmite primariamente informações dos braços. O fascículo cuneiforme é responsável pela propriocepção do umbigo ao pescoço.

Onde os tratos cruzam?

O que são os tratos espinais

Os tratos espinais são vias nervosas estimulatórias que transmitem informação através de potenciais de ação. A direção seguida pelos tratos ascendentes é do local do estímulo (fora do sistema nervoso central, na periferia, em um dos membros) até a área designada no cérebro.

Quais são as vias ascendentes?

Vias ascendentes

Os componentes dessa via são: fasículo grácil, fascículo cuneiforme, trato espinocerebelar e trato espinotalâmico. Ainda nessas vias estão os fascículos grácil e cuneiforme, sendo eles responsáveis por levar informações sobre sensibilidade tátil (fino e epicrítico), propriocepção e vibração.

O que é o filamento terminal?

O filamento terminal é formado por pia-máter, uma das membranas que formam as meninges. ... Elas recebem o nome de dura-máter, aracnoide e pia-máter. Assim como o encéfalo, na medula espinhal é possível observar uma região mais clara e outra mais escura.

O que é a substância cinzenta do cérebro?

A substância cinzenta é formada principalmente de corpos de neurônios (pericário), axônios amielinizados e células da glia. Os corpos celulares é a parte do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma que envolve o mesmo.

O que é comissura em anatomia?

substantivo feminino [Anatomia] Ponto de junção de certas partes: comissura dos lábios. Região que reúne as duas metades simétricas dos centros nervosos.

O que acontece com uma pessoa que sofre uma lesão na medula espinhal?

Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação. Contudo, as crianças podem sofrer lesões da medula espinhal em que os nervos sofrem de disfunção apenas temporária e brevemente.

Quais são as Intumescências medulares?

As duas regiões dilatadas recebem o nome de intumescência cervical e lombar. Os nervos destinados aos membros superiores localizam-se na intumescência cervical, e os destinados aos membros inferiores, na intumescência lombar.

O que é uma via ascendente?

Os tratos ascendentes são vias neurais sensoriais que viajam através da substância branca da medula espinhal, levando informações somatossensoriais até o cérebro.

O que são os núcleos grácil e cuneiforme?

Núcleos grácil e cuneiforme: núcleos sensitivos que recebem os axônios dos fascículos grácil e cuneiforme. Dão origem às fibras arqueadas internas que cruzam o plano mediano (decussação sensitiva) e infletem-se cranialmente para formar o lemnisco medial.

Qual é a via ascendente e descendente de dor?

Na medula espinhal existem basicamente duas vias ascendentes para a condução da dor até o cérebro: Via neoespinotalâmica: conduz a dor somática, bem-localizada, através de poucas sinapses; Via palioespinotalâmica: conduz a dor visceral, de localização precária, através de sinapses.

Quais são as principais vias ascendentes do sistema somatossensorial?

Suas vias envolvem receptores situados nas articulações e nos músculos. Os neurônios primários ficam também nos gânglios periféricos, mas os de segunda ordem quase sempre ficam na medula, de onde projetam ao tálamo (consciente) e ao cerebelo (inconsciente), servindo para possibilitar ações motoras rápidas e eficazes.

Quais são as vias motoras?

didaticamente divididas em:
  • Vias piramidais.
  • Vias Extrapiramidais. Profª Viviane Marques.
  • Tracto Córtico-espinhal.
  • Tracto Córtico-nuclear.
  • Tracto córtico-espinhal.
  • 2 . Tracto Tecto-espinhal.
  • 3 . Tracto Vestíbulo-espinhal.
  • 4 . Tracto Retículo-espinhal.

Onde está localizado o trato espinocerebelar?

O trato espinocerebelar é um conjunto de fibras axonais que se origina na medula espinhal e termina ipsilateralmente no cerebelo. Este trato transmite informações ao cerebelo sobre as posições dos membros e articulações (propriocepção).

Qual a função da Decussação das pirâmides?

originadas do córtex cerebral, passam pelo bulbo ocupando as pirâmides bulbares e cruzando parte de suas fibras na denominada decussação das pirâmides, esta via conduz impulsos nervosos para a coluna anterior da medula. É a via, com função motora, principal do sistema nervoso.

Quais são as vias aferentes e eferentes?

As grandes vias aferentes e eferentes

Em outras palavras, as vias aferentes são por onde as informações sobem para chegar até o córtex, enquanto as vias eferentes são o caminho utilizado para os comandos corticais descerem até a periferia.

Onde fica o núcleo grácil?

Corresponde à coluna lateral da medula espinal.

Onde fica o Tuberculo grácil?

Na porção fechada do bulbo (bulbo caudal), em sua face posterior, destacam-se duas elevações longitudinais paralelas, de cada lado do sulco mediano posterior, denominadas fascículos grácil (medial) e cuneiforme (lateral). Entre esses dois fascículos, observa-se um sulco intermédio posterior.

O que é Fasciculo do sistema nervoso?

São feixes ou fascículos contendo muitas fibras nervosas (axônios), cujos corpos celulares de seus neurônios se encontram no sistema nervoso central ou nos gânglios no sistema nervoso periféricos. ... Os nervos e as fibras nervosas são revestidas por tecido conjuntivo formando várias camadas.

Artigo anterior
O que é homogeneidade sinônimo?
Artigo seguinte
Qual foi o maior peixe capturado no mundo?