O que são fontes históricas e como são classificadas de exemplos?

Perguntado por: Liliana Henriques Garcia  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)

Fontes históricas são documentos que trazem consigo vestígios do passado que permitem com que os historiadores exerçam o seu trabalho. ... Atualmente, uma série de objetos, como documentos escritos, pinturas, vestígios arqueológicos, testemunhos, entre outros, são utilizados por historiadores como fontes históricas.

O que são fontes históricas como estão classificadas Cite exemplos?

Não somente o documento oficial passou a ser considerado, mas também cartas pessoais, diários, relatos de viagens, obras de literatura, por exemplo, começaram a ser vistas como fontes históricas. Outras fontes começaram a ser usadas pelos historiadores no trabalho de investigação do passado.

O que são as fontes histórica?

“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.

Quais são as fontes históricas de exemplos?

Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros. Fontes visuais: pinturas, fotografias, gravuras, filmes, entre outros. Fontes orais: entrevistas, gravações, depoimentos orais, canções, entre outros.

Quais são as 5 fontes históricas?

Tipos de fontes históricas
  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

FONTES HISTÓRICAS

23 questões relacionadas encontradas

O que são fontes históricas 6º ano?

As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma.

O que são fontes históricas materiais e imateriais?

Fontes materiais: são os documentos ou objetos físicos produzidos por mãos humanas. Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

É correto afirmar sobre as fontes históricas?

04) Sobre fontes históricas, é CORRETO afirmar que: A( ) dificilmente a cultura material pode ser uma fonte para a história, já que é desprovida de registros escritos que permitem sua identificação. ... E( ) após o aparecimento da Nova História, a biografia passou a não ser mais considerada como fonte histórica.

Quais as fontes visuais?

São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.

Como a fonte oral é produzida a partir de uma testemunha ocular da história o historiador pode confiar mais em sua veracidade?

as fontes audiovisuais devem ser percebidas como representações da realidade e não interpretadas como testemunhos diretos e objetivos da história. ... Como a fonte oral é produzida a partir de uma "testemunha ocular da história", o historiador pode confiar mais em sua veracidade.

Como o historiador trabalha com as fontes históricas?

O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica. ... 154), isso significa dizer que os estudantes precisam explorar as evidências do passado e não tomar as análises acerca das fontes a partir de conclusões feitas por autoridades no assunto.

São exemplos de fontes históricas materiais?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

O que são itens materiais e imateriais?

A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas. ... Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

São exemplos de fontes materiais?

Diante disso, podemos citar como exemplo de fontes materiais as seguintes: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies.

O que é um fato histórico?

O fato histórico é estudado através de vestígios e documentos. As fontes históricas são constituídas por elementos das quais o homem fez e deixou no passado. Os fatos históricos influenciam o futuro, ou seja, o atual mundo é composto dos acontecimentos e feitos anteriores.

O que são coisas materiais?

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

O que são bens imateriais exemplos?

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

O que é cultura material e imaterial?

Saiba o que é cultura material

No sentido da cultura, todos os patrimônios culturais que podem ser vistos são considerados um exemplo de cultura material. Por outro lado, imaterial refere-se a todo tipo de cultura que não pode ser visualizada, como folclore e sotaques.

Quais são as fontes orais?

Todos sabemos que as chamadas fontes orais para o historiador, são, fundamentalmente, entrevistas gravadas, transcritas ou não, onde determinado entrevistado narra acontecimentos sobre o passado – sobre o seu próprio ou o de outras pessoas, instituições, etc.

São exemplos de fontes escritas?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Quais são os tipos de fontes?

Tipos de fontes: conheça seus significados e saiba como usá-las!
  • Fonte Serifada. ...
  • Fonte não Serifada. ...
  • Fontes Serifadas Egípcias. ...
  • Fontes Caligráficas. ...
  • Fontes Decorativas.

Como o historiador analisa as fontes históricas e interpreta os acontecimentos?

Como se fosse detetive, o historiador analisa um acontecimento com base em fontes históricas, aceita ou recusa interpretações já existentes, colhe depoimentos e chega a uma conclusão.

Como é o trabalho de um historiador?

Como o próprio nome indica, o historiador se dedica a estudar o passado humano em suas várias dimensões. É ele quem, de forma crítica e embasada, analisa os acontecimentos do mundo e o impacto que esses eventos do passado têm sobre o presente.

É verdade que cada historiador conta a mesma história de maneiras diferentes?

Cada historiador faz a sua reconstrução do que aconteceu, de acordo com seus conhecimentos e sua maneira de ver o mundo. Por isso, os mesmos acontecimentos estudados por diferentes historiadores podem levar a conclusões diversas.

Como se iniciou a história?

Quando se iniciou a História? ... O surgimento da História enquanto ciência e campo de estudo foi obra dos gregos antigos. Heródoto é considerado o pai da História. Seu trabalho aconteceu por meio da sistematização dos eventos da história dos gregos e de outros povos da antiguidade, como os egípcios.

Artigo anterior
Quando sai a nota de corte do TJ SP?
Artigo seguinte
Qual o melhor colágeno após os 40?