O que são fontes históricas Cite 3 exemplos?

Perguntado por: Carolina Eduarda Carvalho Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Quais são as 5 fontes históricas?

Os principais tipos são:
  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

O que são as fontes histórica?

“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente.

Quais são as fontes históricas e exemplos de cada uma?

Fontes históricas materiais:

- Documentos escritos (registros, contratos, diários, etc.). - Construções (palácios, casas, ruínas, castelos, pirâmides, templos, igrejas, teatros, etc.). - Registros (desenhos e símbolos) deixados em paredes de cavernas. Exemplo: pinturas rupestres.

Quais são os 4 tipos de fontes históricas?

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

FONTES HISTÓRICAS

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os exemplos de fontes visuais?

São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época.

O que são fontes históricas 6 ano?

Fontes históricas são documentos que trazem consigo vestígios do passado que permitem com que os historiadores exerçam o seu trabalho.

O que são fontes históricas e por que são importantes para o historiador?

As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.

O que é fonte histórica Wikipédia?

As fontes históricas são constituídas por elementos das quais o homem fez e deixou no passado. Os fatos históricos influenciam o futuro, ou seja, o atual mundo é composto dos acontecimentos e feitos anteriores.

Como são classificadas as fontes da história?

Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

O que são fontes históricas primárias e secundárias?

A fonte de origem geralmente é chamada de Fonte Primária, que é o primeiro grau da informação. Por sua vez a fonte secundária é o resultado da discussão e o resultado das fontes originais. Por fim encontrasse as fontes terciarias, que são a junção entre o material inédito com o material já discutido.

Quais são as fontes históricas do Brasil?

Principais fontes históricas do Brasil Império:

- Pinturas, retratos, desenhos e esculturas (principalmente em igrejas). - Documentos oficiais. - Ruínas de cidades da época. - Livros de História escritos no período imperial.

O que são fontes imateriais Cite exemplos?

Por conseguinte, temos como fontes imateriais os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore. fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.

São exemplos de fonte orais?

Alguns exemplos de fontes orais são:
  • Lendas.
  • Mitos.
  • Relatos.
  • Documentários.
  • Entrevistas.
  • Discursos.

Quais são as fontes orais?

Todos sabemos que as chamadas fontes orais para o historiador, são, fundamentalmente, entrevistas gravadas, transcritas ou não, onde determinado entrevistado narra acontecimentos sobre o passado – sobre o seu próprio ou o de outras pessoas, instituições, etc.

O que é uma fonte material e imaterial?

A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas. Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

Quais são as fontes primárias?

Energia: fontes e tipos
  • As fontes de energia. As fontes primárias de energia são aquelas que estão na natureza, como o sol, a água (dos rios e dos mares), os ventos, a madeira, o gás natural, o carvão mineral, o petróleo. ...
  • Renováveis. São aquelas que, como o próprio nome diz, se renovam. ...
  • Não renováveis.

Qual a diferença entre fonte primária e secundária?

Fontes primárias: São corpos que emitem luz prória. Por exemplo: uma lâmpada acesa, a chama de uma vela, o Sol, uma lanterna ligada etc. Fontes Secundárias: São corpos que enviam luz que recebem de outras fontes. ... Em ambos os casos, ocorre a difusão – processo no qual os raios de luz são espalhados aleatóriamente.

Quais são os exemplos de fontes secundárias?

Fontes de informação secundárias
  • Bases de dados.
  • Bancos de dados.
  • Bibliografias e índices.
  • Catálogos de Bibliotecas.
  • Biografia.
  • Dicionários e enciclopédias.
  • Centros de pesquisa e laboratórios.
  • Museus.

O que é uma fonte secundária?

Em biblioteconomia, historiografia e outras áreas de pesquisa, uma fonte secundária é um documento ou gravação que relaciona ou discute informações originalmente apresentadas em outros lugares. O conceito de fonte secundária se contrasta com o de fonte primária, que é uma fonte original da informação a ser discutida.

O que é uma fonte de pesquisa secundária?

Pesquisa secundária, ou "pesquisa documental", é a síntese de informações e dados que já foram coletados por outras fontes. Revistas, livros, dados de importação e exportação, dados de produção, estatísticas e censos governamentais são alguns exemplos de pesquisas secundárias.

Quais são as fontes primárias e secundárias de energia?

São eles: – Energia primária: fontes fornecidas pela natureza em sua forma direta (petróleo, gás natural, carvão mineral, energia hidráulica, lenha, etc.). – Energia secundária: energia transformada a partir das fontes primárias, nos centros de transformação.

São exemplos de fontes primárias do direito?

Assim, a lei é uma fonte principal, sendo fontes secundárias a analogia, os costumes, os princípios gerais do direito, a doutrina e a jurisprudência.

O que é uma fonte de luz primária de exemplos?

O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.

O que são fontes primárias no direito?

As fontes primárias são aquelas que emanam do poder constituinte ou, também, da função típica do Poder Legislativo (legislar). Normalmente, a principal fonte primária é a Constituição Federal, mas como afirmado, é a principal, não sendo a única.

Artigo anterior
O que significa maior e menor nota de corte?
Artigo seguinte
O que prescreve em 5 anos?