O que são feridas na pele?

Perguntado por: Ricardo Valente Araújo  |  Última atualização: 26. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (51 avaliações)

Ferida de pele, por definição, é qualquer situação cuja integridade cutânea ou mucosa seja prejudicada, seja por acidentes, traumas, doenças ou cirurgias. As lesões de pele podem ser de fácil cicatrização ou, ainda, exigirem tratamentos mais complexos.

Que tipo de doença causa feridas na pele?

Outras doenças que causam o surgimento de feridas na pele são alergias, psoríase, dermatite atópica, esporotricose humana (causada por fungos), urticária e impetigo.

Quais são os 3 tipos de feridas?

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.
  • Feridas cirúrgicas. São normalmente causadas de forma premeditada e se originam de algum tratamento específico. ...
  • Feridas patológicas. ...
  • Feridas traumáticas.

O que são feridas e como se classificam?

Classificação de feridas

As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. As feridas limpas geralmente são fechadas por suturas. As feridas contusas são produzidas por objeto rombo e são caracterizadas por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema.

Quando a ferida é preocupante?

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

Anatomia e Fisiologia da Pele (Feridas e Curativos) - Profª Juliana Mello

22 questões relacionadas encontradas

Como é a ferida de um câncer?

Ferida espessa envolvendo o tecido subcutâneo. Profundidade regular, com saliência e formação irregular. Características: friável, ulcerada ou vegetativa, podendo apresentar tecido necrótico liquefeito ou sólido e aderido, odor fétido, exsudato.

Quando uma ferida pode ser câncer?

Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, são sinais de alerta para o câncer de pele. Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento são sinais de alerta para o câncer de pele.

Quais são os 4 tipos de feridas?

As classificações de feridas são:
  • Feridas incisas. As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. ...
  • Feridas laceradas. ...
  • Feridas contusas. ...
  • Feridas limpas. ...
  • Feridas limpas-contaminadas. ...
  • Feridas contaminadas. ...
  • Feridas infectadas ou sujas.

Quando aparece feridas no corpo?

O aparecimento de feridas na pele é comum em algum momento da vida. Geralmente é considerado ferida as lesões que impedem a continuidade da pele ou de forma mais específica afetem sua integridade. Os tipos são variados e podem ser desde simples machucados superficiais até lesões mais profundas, complexas ou crônicas.

O que fazer para curar uma ferida?

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

O que significa quando a ferida fica preta?

A coloração preta numa ferida indica o mais grave dos quadros. Significa que o tecido da região necrosou. Em outras palavras, as células estão mortas. Em consequência, a cicatrização é interrompida, o ambiente se torna receptivo à proliferação de micróbios e há o risco do quadro se ampliar territorialmente.

Como saber se o ferimento está infeccionado?

Conheça os 5 sinais que sua ferida está infeccionada:
  1. Secreção amarelada, amarelada-esverdeada ou secreção com mau cheiro;
  2. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida;
  3. Alguma alteração na cor ou tamanho da ferida;
  4. Manchas avermelhadas ao redor da ferida;
  5. Febre.

Como identificar uma necrose na pele?

A pele pode ter um aspecto pálido no início, mas rapidamente se torna vermelha ou bronze, quente ao tato e inchada. A dor é intensa. Depois, fica violeta, frequentemente com o desenvolvimento de grandes bolhas cheias de líquido. O líquido dessas bolhas é de cor castanha, aquoso e, por vezes, tem um odor desagradável.

Quais os tipos de feridas mais comuns?

Entre as feridas crônicas estão a úlcera vasculogênica, a úlcera venosa, a úlcera arterial, a úlcera neuropática, a úlcera do pé diabético e a úlcera por pressão.

O que faz uma ferida inflamar?

As feridas são portas de entrada para microrganismos e podem desencadear um processo inflamatório bem sério, se não cuidada a tempo e com atenção. Diabéticos, por exemplo, têm grande dificuldade de cicatrização.

Qual doença autoimune causa feridas na pele?

O penfigoide bolhoso é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca a pele e provoca bolhas. As pessoas desenvolvem bolhas grandes e pruriginosas, com áreas de pele inflamada.

Porque aparece feridas no corpo do nada?

As lesões de pele podem surgir por diversos motivos, como, por exemplo, pela existência de doenças crônicas ou devido a fatores de risco (obesidade e tabagismo). A maioria das feridas crônicas ocorrem nos membros inferiores, principalmente na região da canela (maléolos) e nos pés.

Como é a dermatite nervosa?

Normalmente a dermatite nervosa se manifesta pelo surgimento de placas avermelhadas que descamam e coçam muito. E, aliado ao incômodo da coceira, próprio ato de coçar a região faz com que a lesão se mantenha ativa na pele. Todos esses sintomas podem ser potencializados de acordo com a saúde emocional.

Como que é a ferida da sífilis?

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Qual o melhor antibiótico para cicatrizar feridas?

A pomada cicatrizante de sulfato de neomicina + bacitracina zíncica é um antibiótico que age inibindo o crescimento de bactérias, sendo indicada para cicatrização de feridas infectadas com ou sem pus, furúnculos, tatuagem ou queimadura na pele e também para prevenir infecção da cicatriz após cirurgia.

O que é ferida ulcerativa?

Ulcerativas: feridas escavadas, circunscritas na pele, resultante de traumatismo ou doenças relacionadas com o impedimento do suprimento sanguíneo. As ulceras podem apresentar categorias diferentes, como ulcera de pressão, de estase venosa, arteriais e diabéticas.

Como identificar uma ferida?

Como saber se a ferida está inflamada? Você pode saber se uma ferida está inflamada observando as características e sintomas que ela apresenta. Geralmente, os sinais de inflamação são: dor, vermelhidão, inchaço, sensação de calor e latejamento no local da lesão e áreas ao redor.

Qual câncer causa feridas na pele?

Carcinoma espinocelular

Também atinge áreas mais expostas ao sol, além de causar sintomas como enrugamento ou perda de elasticidade nas regiões afetadas. Aqui, também pode haver lesões em formato de “verrugas”, o que mostra a importância de que cada novidade no corpo seja devidamente avaliada.

Como começa uma ferida de câncer de pele?

Uma mancha vermelha escamosa persistente com bordas irregulares que às vezes forma crostas ou sangra. Um crescimento elevado com uma depressão central que ocasionalmente sangra. Pode aumentar rapidamente de tamanho. Uma ferida aberta que sangra e forma crostas e persiste por semanas.

Quais são os primeiros sinais de câncer de pele?

Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

Artigo anterior
Como conseguir clientes para guincho?
Artigo seguinte
Qual animal é sagrado na África?