O que são fatos extraordinários ou imprevisíveis?

Perguntado por: Alice Luísa Leite  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 5/5 (38 avaliações)

Fatos imprevisíveis são aqueles eventos que ocorrem sem que as pessoas tenham capacidade de pressenti-los e de se prepararem para que não ocorra, evitando os prejuízos. Esses eventos são comumente chamados de força maior e de caso fortuito.

O que são fatos extraordinários e imprevisíveis?

Segundo o STJ, os fatos extraordinários e imprevisíveis são aqueles que não estão cobertos objetivamente pelos riscos próprios do contrato , decorrente tanto do acontecimento em si, quanto das consequências... Segundo a ótica do Enunciado n.

O que é fato extraordinário?

Fato jurídico extraordinário:

Trata-se de fato não esperado e/ou inevitável (decorre necessariamente da natureza). Pode ainda ser dividido em: Caso fortuito: Quando há Imprevisibilidade; e. Caso de força maior: Quando há Inevitabilidade.

O que é fato imprevisível?

1 - O fato imprevisível é aquele que possui, no dizer do i. Hely Lopes Meirelles, um caráter impeditivo absoluto do cumprimento das obrigações assumidas. 2 - Hipótese em que o preço do feijão, em razão da sua súbita escassez no mercado, aumentou em mais de cem por cento em relação ao preço pactuado entre as partes.

O que diz o artigo 478 do Código Civil?

Art. 478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.

CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS JURÍDICOS | DIREITO CIVIL | CARREIRAS FISCAIS

30 questões relacionadas encontradas

Quais os requisitos para que seja configurada a onerosidade excessiva disciplinada no artigo 478 do Código Civil?

478, 479 e 480). Segundo Orlando Gomes, a onerosidade excessiva ocorre “quando uma prestação de obrigação contratual se torna, no momento da execução, notavelmente mais gravosa do que era no momento em que surgiu” (op. cit. p.

Quais são as características da onerosidade excessiva?

De acordo com a teoria da imprevisão, a onerosidade excessiva caracteriza-se diante da ocorrência de fato superveniente à celebração do contrato, imprevisível e extraordinário para as partes, tornando a obrigação extremamente onerosa para uma delas ao mesmo tempo em que há um ganho exagerado para a outra.

O que é um fato da administração?

O fato da administração é uma das causas que impossibilitam o cumprimento do contrato administrativo pelo contratado. Ele pode ser definido como toda ação ou omissão do Poder Público, especificamente relacionada ao contrato, que impede ou retarda sua execução.

O que é o fato do príncipe?

O fato do príncipe se caracteriza como ato estatal, característico de uma decisão de autoridade, que repercute em uma relação jurídica existente dando causa a um dano ou prejudicando o curso normal de seus efeitos.

O que é contrato por fato?

Foi criado novo tipo de contrato nas telas de cadastramento de contrato e consulta da ficha financeira para atender a necessidade de alguns clientes que contratam pessoas para trabalhar por tempo determinado por fato (por safras).

O que são fatos ordinários e extraordinários?

O fato jurídico stricto sensu, que se divide em ordinário e extraordinário, é quando um acontecimento natural, que existe independente da vontade humana, gera consequência jurídica. O fato é ordinário quando a ocorrência é esperada e inevitável, e extraordinária em caso contrário.

O que é uma cláusula resolutiva?

Assim, a cláusula resolutiva é aquela que, em ocorrendo previamente convencionada pela vontade das partes, determina a cessação dos efeitos do negócio jurídico, in casu, a compra e venda.

O que é um fato natural?

É o que não depende da vontade humana, como, por exemplo, o nascimento ou a morte de um indivíduo.

Qual alternativa que possui os melhores exemplos de fatos extraordinários ou imprevisíveis?

Qual a alternativa que possui os melhores exemplos de fatos extraordinários ou imprevisíveis? Guerra, assassinato, falecimento, maioridade. Incêndio provocado por um raio, pandemia, crise econômica, queda de uma ponte devido a fortes chuvas. Nascimento, falecimento, maioridade, furacão e tempestade.

O que é a teoria da imprevisão?

Teoria da imprevisão no Código Civil Brasileiro

Art. 317. Quando, por motivos imprevisíveis, sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o do momento de sua execução, poderá o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possível, o valor real da prestação.

O que é a teoria da imprevisão contratos administrativos?

Em suma, a teoria da imprevisão permite a revisão das cláusulas contratuais, quando deflagrada circunstância superveniente imprevisível e imprevista pelo homem médio, que altere a situação anterior existente entre as partes contratantes, provocando, para uma delas, onerosidade em excesso.

O que é fato do Príncipe citando um exemplo?

É uma intercorrência externa do contrato que dificulta ou impossibilita o seu cumprimento. Para ilustrar, o Poder Público pode criar um novo tributo, deixando um contrato preexistente celebrado entre um particular e um município, por exemplo, excessivamente oneroso ao particular.

O que é de fato e de direito?

Matéria de fato: as partes devem demonstrar que estão certas através de todos os meios de prova possíveis. Matéria de direito: o juiz decidirá quem está certo de acordo com os documentos juntados e com a sua interpretação e aplicação da lei.

O que é o fato de terceiro?

Fato de Terceiro

“A participação de terceiro na causação do dano pode ocorrer de maneira total ou parcial. Na primeira hipótese, o dano é causado exclusivamente por terceiro; na segunda, o terceiro é apenas co-partícipe, ou elemento concorrente no desfecho prejudicial.

O que é fato administrativo exemplos?

Constituem exemplos de fatos administrativos a apreensão de mercadorias, a desapropriação de bens privados, a requisição de serviços ou bens privados, dentre outros.

Qual a diferença entre fato administrativo e fato da administração?

(EMAGIS) Quando o fato descrito na norma legal produz efeitos no campo do Direito Administrativo, ele é um 'fato administrativo'; se o fato não produz qualquer efeito jurídico no Direito Administrativo, ele é chamado 'fato da Administração'.

O que é um fato não administrativo?

As condutas administrativas que não têm manifestação de vontade, ou seja, não produzem efeitos jurídicos específicos, não são consideradas como atos administrativos. Tais condutas se configuram somente como fatos administrativos, ou no conceito de Diógenes Gasparini: Atos jurídicos.

Qual artigo da onerosidade excessiva?

Prevê o artigo 478 do Código Civil que "nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.

O que significa excessivamente oneroso?

Oneroso é tudo aquilo que implica gastos, despesas, ônus. É sinônimo de dispendioso. Por exemplo, um curso oneroso, uma viagem onerosa, etc. O significado de oneroso também é utilizado para designar aquilo que é incômodo, que oprime, sufoca ou sobrecarrega.

Quais os requisitos para que seja possível a revisão de um contrato por onerosidade excessiva?

Requisitos da onerosidade excessiva
  • Prestação continuada ou diferida;
  • Prestação excessivamente onerosa a uma das partes;
  • Em razão de eventos imprevisíveis e extraordinários;
  • Com extrema vantagem à contraparte.

Artigo anterior
Quais são os heróis da mitologia grega?
Artigo seguinte
O que são regras sociais e para que servem?