O que são fatores de risco e proteção?

Perguntado por: Inês Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

A definição de fator de risco é um consenso entre os pesquisadores, ou seja, é uma variável que aumenta a probabilidade do indivíduo adquirir determinada doença quando exposto a ela. Não obstante, quando se fala em fatores de proteção e resiliência, os conceitos ainda se misturam.

O que são fatores de risco e proteção para o uso de drogas?

Fatores de proteção são identificados nos seis domínios da vida já tratados, quando se discutiu a questão dos riscos: individual – atitudes e predisposições; meio familiar – relações familiares e atitudes parentais; escola – clima seguro ou inseguro; amigos – envolvimento ou não com drogas; sociedade – tendências ...

São fatores de risco?

Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Quais são os fatores de risco e de proteção dos as adolescentes e jovens em relação ao uso de drogas?

Estudos têm mostrado que os fatores parentais de risco para o uso de drogas pelo adolescente incluem, de forma combinada: (a) ausência de investimento nos vínculos que unem pais e filhos; (b) envolvimento materno insuficiente; (c) práticas disciplinares inconsistentes ou coercitivas; (d) excessiva permissividade, ...

O que é fator de proteção na saúde?

Nesse sentido, os recursos pessoais, processuais e contextuais que auxiliam a modificar e a reduzir as adversidades ou que modificam e melhoram as respostas do sujeito a fatores vulnerabilizantes na vida são chamados de fatores de proteção.

O que são fatores de risco e proteção? | Prevenir Sempre

25 questões relacionadas encontradas

O que é fator de proteção epidemiologia?

FATOR DE PROTEÇÃO “é o atributo de um grupo com menor incidência de um determinado distúrbio em relação a outros grupos nos quais existe a ausência ou baixa dosagem de tal fator”.

Quais são os fatores de proteção presentes na sua vida?

Fatores de proteção são identificados nos seis domínios da vida já tratados, quando se discutiu a questão dos riscos: individual – atitudes e predisposições; meio familiar – relações familiares e atitudes parentais; escola – clima seguro ou inseguro; amigos – envolvimento ou não com drogas; sociedade – tendências ...

Quais são os fatores de risco em relação ao uso de drogas?

Como resultado, verificou-se que fatores como renda, exclusão social, falta de acesso a direitos básicos, como lazer, educação, moradia, saúde, dentre outros estão fortemente associados com a história de uso, abuso e/ou dependência de substâncias ao longo da vida, bem como trazem significativas consequências para a ...

Quais são os riscos de drogas na juventude?

O uso de drogas na juventude torna a pessoa mais vulnerável à dependência química na vida adulta. Isso porque o cérebro permanece com inúmeros receptores dessas substâncias e também pelo fato da adolescência ser a fase em que são definidos os hábitos que serão levados ao futuro.

O que seria fatores de risco?

Risco atribuível é definido como a quantidade ou a proporção da incidência ou risco da doença que se pode atribuir a um determinado fator de exposição.

Como são classificados os fatores de risco?

NuBio
  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Qual a classificação dos fatores de risco?

Classificação de Risco. A classificação de risco de um determinado agente biológico baseia-se em diversos critérios que orientam a avaliação de risco e está, principalmente orientada pelo potencial de risco que oferece ao indivíduo, à comunidade e ao meio ambiente.

O que podemos fazer para evitar o uso de drogas?

Dicas de prevenção às drogas
  1. Saiba dizer “não” O primeiro cuidado que uma pessoa deve ter para se manter distante do consumo de drogas é saber recusar seu consumo, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas. ...
  2. Escolha bem suas companhias. ...
  3. Conte com sua família e participe de grupos de apoio. ...
  4. Pratique esportes.

O que podemos fazer para evitar que os jovens usam drogas?

Como abordar a prevenção do uso de drogas na adolescência?
  1. Comece com o diálogo. São os pais que regulam os níveis da conversa. ...
  2. Dedique um tempo à família. ...
  3. Conheça as amizades dos seus filhos. ...
  4. Ajude a trabalhar a autoestima. ...
  5. Incentive o esporte e outras atividades. ...
  6. Cuide da saúde do seu filho. ...
  7. Dê carinho.

Quais fatores que protegem o desenvolvimento?

Esses fatores de proteção podem ser resumidos em um bom funcionamento familiar, existências de vínculos afetivos, apoio e monitoramento parentais e extra familiar.

O que é odds em Epidemiologia?

É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. É usualmente utilizado em estudos de coorte. O odds ratio é uma estimativa do risco relativo. Possui a mesma interpretação, apesar de ser baseado em uma fórmula diferente.

Quais são os principais indicadores epidemiológicos?

Os indicadores mais usados são a esperança de vida ao nascer, fecundidade, natalidade, a estrutura etária e a distribuição por sexo da população.

Como interpretar o or?

O denominador é a chance no grupo controle ou placebo = Odds Ratio (OR). Então, se o desfecho for o mesmo em ambos os grupos, a razão será 1, o que implica que não existe diferença entre os dois grupos de estudo. Entretanto: Se o OR é > 1, então o controle é melhor que a intervenção.

Quais são os protocolos de classificação de risco?

4 principais Protocolos da Classificação de risco
  • Escala de triagem Australiana – ATS.
  • Índice da Gravidade de Emergência- ESI (Emergency Severity Index)
  • Escala Canadense de triagem e acuidade – CTAS.
  • Protocolo de Manchester.
  • Protocolo obstétrico.
  • Classificação de risco pediátrico (CLARIPED)

Qual a classificação dos agentes de risco do Grupo 04?

Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

Como determinar fatores de risco?

  1. Risco Atribuível (RA) RA = I. e. -I. ē É o número de casos entre expostos atribuídos exclusivamente à
  2. Risco Atribuível Percentual (RAP) RAP=I. e. -I. ē / I. e. *100. É o percentual de casos expostos atribuídos exclusivamente à
  3. Risco Atribuível Populacional.

O que é um fator de risco independente?

Nos estudos epidemiológicos a variável independente, também chamada de variável preditora, é aquela que produz a mudança no estado de saúde/doença, ou seja, o fator de risco ou a exposição.

Como medir o risco?

Como calcular o risco
  1. RA (risco absoluto) = o número de eventos (bons ou ruins) em grupos tratados ou controle, divididos pelo número de pessoas nesse grupo.
  2. ARC = a RA de eventos no grupo controle.
  3. ART = a RA de eventos no grupo de tratamento.
  4. ARR (redução absoluta do risco) = ARC — ART.
  5. RR (risco relativo) = ARV/ARC.

Qual a situação escolar dos jovens que usam drogas?

O consumo de drogas ilícitas também foi associado a prejuízos no desempenho escolar e à permanência na escola. O baixo rendimento escolar tem sido apontado como fator de risco para o uso de substâncias psicoativas na adolescência.

Artigo anterior
Como instalar a Steam no Arch Linux?
Artigo seguinte
Quais são as três dimensões do desenvolvimento sustentável?