O que são fármacos fibrinolíticos?

Perguntado por: Gabriela Helena Lourenço Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)

Os fibrinolíticos pertencem a uma classe de medicamentos especializada em promover a lise da fibrina e a consequente dissolução do trombo. Esse efeito baseia-se na transfor- mação do plasminogênio em plasmina, potente enzima proteolítica.

Quais são os medicamentos fibrinolíticos?

Atualmente, existem vários agentes fibrinolíticos disponíveis para uso clínico: estreptoquinase(SK), anisteplase (APSAC), uroquinase de dupla cadeia (tcu-PA), uroquinase de cadeia única (scu-PA), alteplase(t-PA), e seus derivados: reteplase (r-PA) e tenecteplase(TNK- tPA).

Quando usar fibrinolítico?

A utilização dos fármacos fibrinolíticos está indicada principalmente para tratamento de trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral isquêmico agudo com obstrução arterial.

Qual o mecanismo de ação dos fibrinolíticos?

Mecanismos de ação

Os agentes fibrinolíticos são moléculas responsáveis pela ativação do plasminogênio em plasmina, a qual possui uma potente ação lítica sobre a malha de fibrina presente no trombo e responsável por sua estruturação.

São contraindicações absolutas ao uso de fibrinolíticos?

As contra-indicações absolutas ao procedimento são: qualquer sangramento intracraniano; AVC isquêmico nos últimos 3 meses; dano ou neoplasia no sistema nervoso central; trauma significante na cabeça ou rosto nos últimos 3 meses; sangramento ativo ou diátese hemorrágica (exceto menstruação); qualquer lesão vascular ...

Fármacos Anticoagulantes, Fibrinolíticos e Antiagregantes - Resumo - Farmacologia

33 questões relacionadas encontradas

O que é contra indicações absolutas?

Quais são as contraindicações absolutas? São as condições que não permitem a realização de atividades físicas e inserem a mulher dentro de um grupo de risco mais agravante.

Qual dos seguintes atua como um fármaco fibrinolítico para dissolver coágulos sanguíneos?

O TAFI é ativado pela trombina, tripsina e plasmina, e na sua forma ativada é capaz de inibir a fibrinólise por remover resíduos de lisina da molécula de fibrina durante o processo de lise do coágulo, suprimindo assim as propriedades de cofator da fibrina parcialmete degradada na ativação do plasminogênio.

Qual o mecanismo de ação da alteplase?

A substância ativa de Actilyse® é o alteplase, sendo esse um ativador de plasminogênio tecidual humano recombinante, que ligado à fibrina, induz a conversão de plasminogênio em plasmina, promovendo a dissolução da fibrina do coágulo.

Como agem as heparinas?

Quanto à farmacodinâmica, ou mecanismo de ação, o fármaco inibe as reações que levam à coagulação do sangue e à formação de coágulos. Para esse fim, a heparina se liga a várias proteínas, em especial a antitrombina, que altera e inibe a trombina.

Quais os principais usos clínicos para os anticoagulantes fibrinolíticos?

Estes fármacos agem na profilaxia em pacientes com doença vascular, placa aterosclerótica e risco de fissura endotelial, evitando-se um possível evento cardiovascular. Tanto os anticoagulantes quanto os trombolíticos/fibrinolíticos atuam na etapa da coagulação, desfazendo os trombos nos vasos sanguíneos.

Quando está indicado o uso de fibrinolítico alteplase na SCA?

Alteplase é indicado para:

Tratamento fibrinolítico do infarto agudo do miocárdio; Tratamento trombolítico da embolia pulmonar aguda maciça com instabilidade hemodinâmica; Tratamento trombolítico do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo.

Em que situação Pode-se optar pelo uso de fibrinolítico no paciente com embolia pulmonar?

Os únicos consensos em relação à terapia fibrinolítica no tratamento do tromboembolismo pulmonar são: não deve ser indicada de forma rotineira; nenhum dos escores ou marcadores, isoladamente, devem justificar seu uso; e os pacientes com instabilidade hemodinâmica são os mais beneficiados.

Quais são os medicamentos Tromboliticos?

Atualmente, os dois principais trombolíticos são:
  • Alteplase.
  • Tecneteplase.

Qual a diferença entre alteplase e tenecteplase?

Alteplase é indicada no tratamento fibrinolítico do infarto agudo do miocárdio, da embolia pulmonar aguda maciça com instabilidade hemodinâmica e do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo (BOEHRINGER INGELHEIM, 2012). A tenecteplase é indicada para o tratamento trombolítico do infarto agudo do miocárdio.

Qual a diferença de anticoagulante e antiagregante plaquetário?

Qual a diferença entre um anticoagulante e anti agregante plaquetário? Qual a diferença entre um anticoagulante e anti agregante plaquetário? Os antiagregante plaquetarios , como o AAS e Clopidogrel, são usados para evitar a agregação entre as plaquetas e prevenir trombose em pacientes de risco , como no AVC Isquêmico.

Qual o mecanismo de ação do clopidogrel?

2- Clopidogrel

Seu mecanismo de ação é baseado na inibição da agregação plaquetária induzida pelo ADP.

Como age a estreptoquinase?

A Estreptoquinase é um remédio anti-trombolítico de uso oral, utilizado para tratar várias doenças como a trombose venosa profunda ou embolia pulmonar em adultos, por exemplo, pois acelera e facilita a destruição dos coágulos que obstruem os vasos sanguíneos.

Qual o mecanismo de ação da estreptoquinase?

Estreptoquinase atua sobre o sistema fibrinolítico endógeno, ligando-se, estequiometricamente, ao plasminogênio, formando um complexo ativador, o assim chamado estreptoquinase-plasminogênio.

O que atua na coagulação do sangue?

As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos anucleares presentes na corrente sanguínea, e a sua principal função é atuar na coagulação do sangue. Dessa forma, elas são responsáveis por identificar um vaso sanguíneo ou um tecido lesionado.

O que é um medicamento anticoagulante?

Os medicamentos anticoagulantes são administrados para evitar a formação de coágulos no sangue. O paciente que faz uso desse tipo de medicamento o utiliza para deixar o sangue “mais fino”, ou seja, deixá-lo mais líquido, a fim de poder circular pelos vasos sanguíneos mais livremente.

Como desfazer coágulo?

O tratamento é realizado com o uso de medicamentos anticoagulantes, que ajudam a desfazer os coágulos e impedir sua formação. Por serem medicamentos que interferem no processo de coagulação sanguínea, devem ser utilizados sob prescrição médica, dentro do ambiente hospitalar.

São contra-indicações absolutas para terapia em piscina?

Os efeitos fisiológicos da imersão em conjunto com a conduta de tratamento podem predispor a ocorrência de alteração da pressão arterial, sendo necessário o controle por parte do terapeuta. Outras alterações como bradicardia, taquicardia, dispnéia, taquipneia e bradipneia são indícios para contra-indicação absoluta.

São consideradas contra-indicações absolutas para prática do exercício físico?

Entre as contraindicações absolutas o autor cita:doença miocárdica descompensada,insuficiência cardíaca congestiva,trombo flebite,embolia pulmonar recente,doença infecciosa aguda,risco de parto prematuro,sangramento uterino,isoimunização grave,doença hipertensiva descompensada, suspeita de estresse fetal, e paciente ...

São contraindicações absolutas para a realização de exercício na gravidez?

Exemplos de contra indicações absolutas para o exercício aeróbio durante a gravidez, incluem: hipertensão induzida pela gravidez, diabetes do tipo 1, histórico de dois ou mais abortos espontâneos, restrição de crescimento intra-uterino, sangramento persistente do segundo para o terceiro trimestre, gravidez múltipla, ...

Artigo anterior
Qual a importância do SUS resumo?
Artigo seguinte
O que significa a palavra peste na Bíblia?