O que são estudos agregados?

Perguntado por: Neuza Kyara de Fonseca  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (67 avaliações)

Dentre os desenhos epidemiológicos utilizados neste contexto, destacam-se os denominados estudos de agregados (clusters, na língua inglesa) (Kleinbaum et al., 1982). De modo geral, o termo agregado refere-se a uma inesperada aglomeração, no espaço e/ou tempo, de eventos relacionados à saúde (CDC, 1990).

O que é um estudo agregado?

São estudos observacionais onde a situação dos participantes quanto à exposição de interesse determina sua seleção para estudo, ou sua classificação após inclusão no estudo. Este indivíduos são monitorados ao longo do tempo para avaliar a incidência de doença ou de outro desfecho de interesse.

O que é um estudo experimental agregado?

São estudo observacionais em que um grupo de indivíduos expostos e um grupo de indivíduos não expostos a uma causa potencial de doença são acompanhados no tempo e a incidência da doença em um grupo é comparada com a incidência no outro grupo.

Quais são os tipos de estudos?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Quais são os tipos de estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

AULA 02 - AGREGADOS PARA CONCRETO (INTRODUÇÃO) # Materiais de Construção

32 questões relacionadas encontradas

Quais os principais métodos de investigação da epidemiologia?

  • 1 – Avaliação de testes diagnósticos. 1.1 – Reprodutibilidade.
  • 2 – Estudos de prevalência. 2.1 – Medidas de prevalência: no ponto e no período. ...
  • 3 – Estudos de caso controle. 3.1 – Seleção de participantes: seleção de casos e de controles. ...
  • 4 – Estudos de coorte. ...
  • 5 – Ensaio clínico.

Qual é a função dos estudos epidemiológicos?

A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.

O que são estudos transversais e longitudinais?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

O que é estudo prospectivo e retrospectivo?

No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.

O que é um estudo descritivo e analítico?

De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

Quais são os tipos de estudos experimentais?

Os principais delineamentos experimentais são os seguintes: ensaios clínicos randomizados, cujos participantes são os pacientes; • ensaios de campo em que os participantes são pessoas saudáveis; e • ensaios comunitários, onde os participantes são os próprios membros da co- munidade.

O que é estudo epidemiológico experimental?

Epidemiologia: definição e objetivos

Mais recentemente, foi incorporada à definição de Epidemiologia a “aplicação desses estudos para controlar problemas de saúde”. Estudo inclui vigilância, observação, pesquisa analítica e experimento. Distribuição refere-se à análise por tempo, local e características dos indivíduos.

O que é estudo experimental ensaio comunitário?

Pode ser estudo de Ensaio clínico ou de Ensaio Comunitário. Nesse estudo o investigador controla a exposição ao fator de interesse, alocando os indivíduos em grupos (tratados e não- tratados; intervenção 1, 2, ou 3). Idealmente, esta alocação é feita de forma aleatória.

O que é incidência cumulativa?

A incidência cumulativa é a probabilidade ou o risco de um indivíduo da população desenvolver a doença durante um período específico.

O que é um estudo de incidência?

Estudos de Incidência medem quantas pessoas ficaram doentes (novos casos). Fatores Positivos: Fácil desenvolvimento e econômico, muito útil em saúde pública, para avaliar e planejar programas de controle de doenças.

Como é definida a incidência acumulada?

(1) Incidência acumulada (ou risco): é a proporção de pessoas na população, inicialmente sem a doença ou evento de interesse, que desenvolve a doença (se torna um caso) durante um intervalo de tempo definido.

O que é um estudo observacional retrospectivo?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

O que é um estudo coorte prospectivo?

Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.

O que é estudo de coorte retrospectivo?

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

O que é um estudo transversal?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

Qual a diferença entre um estudo transversal e um longitudinal?

Qual a diferença entre estudo longitudinal e transversal? O transversal é feito com dados de um dado período. O método longitudinal é feito com variáveis recolhidas no passar dos meses, anos ou até décadas.

Qual a importância do estudo da epidemiologia?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população. ... É assim que se constrói um ramo epidemiológico denominado por alguns estudiosos como epidemiologia social.

Qual a importância dos estudos epidemiológicos para a Saúde Pública?

Fabíola Fiaccadori - Os estudos epidemiológicos são determinantes no acompanhamento de situações como esta com o Covid-19, pois fornecem dados para os Órgãos de saúde, permitindo caracterizar as doenças e ainda realizar associações com o perfil de transmissão.

Qual é a importância do estudo da epidemiologia no curso de enfermagem?

A epidemiologia contribui como instrumento de investigação que possibilita: adequar recursos e serviços para atender às necessidades de saúde e seus determinantes; realizar a comunicação objetiva entre profissionais da administração e os da saúde; capacitar o enfermeiro para suas ações nas atividades junto a vigilância ...

Artigo anterior
Qual seja tem vírgula?
Artigo seguinte
O que é resolução de uma imagem digital?