O que são estruturas homólogas e análogas diferencie convergência evolutiva de divergência evolutiva?

Perguntado por: Soraia Mia Costa  |  Última atualização: 28. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

Resumo sobre analogia e homologia Características homólogas possuem a mesma origem embrionária e indicam uma ancestralidade comum. Nem sempre uma característica homóloga possui a mesma função nas espécies analisadas. Características análogas apresentam a mesma função, porém não possuem a mesma origem embrionária.

O que são estruturas homólogas e análogas?

Resumindo: Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária. Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária.

Qual é a diferença entre convergência e divergência evolutiva?

Convergência evolutiva ocorre quando diferentes espécies se adaptaram a ambientes muito parecido. Evolução divergente ocorre quando duas ou mais características biológicas tem uma origem evolutiva comum, mas que divergiram ao longo da sua história evolutiva.

O que é a analogia evolutiva?

A analogia é uma consequência da evolução convergente, também chamada de Convergência adaptativa que é o processo evolutivo em que indivíduos sem grau de parentesco próximo, mas que vivem em condições ambientais parecidas, passam a apresentar estruturas morfológicas, fisiológicas e até comportamentais semelhantes.

Qual é a diferença entre homologia e analogia?

A homologia diz respeito à ancestralidade, e a analogia relaciona-se à evolução convergente. Ouça o texto abaixo! Ao analisar os seres vivos, verificamos, com certa frequência, estruturas que nos fazem crer em alguma ancestralidade em comum e no processo de evolução.

CONVERGÊNCIA E DIVERGÊNCIA EVOLUTIVA - AULA DE BIOLOGIA│ÓRGÃOS HOMÓLOGOS E ANÁLOGOS

39 questões relacionadas encontradas

O que é uma estrutura análoga?

As estruturas análogas, de forma diferente das estruturas homólogas, apresentam funções semelhantes, porém não há compartilhamento de ancestralidade direta.

O que são as estruturas homólogas?

Formações relacionadas filogeneticamente que possuem por isso a mesma origem e estrutura básica, podendo, por evolução divergente, desempenhar funções diferentes.

O que é o processo de convergência evolutiva?

Introdução. A convergência evolutiva, também chamada de evolução convergente, é um processo evolutivo em que indivíduos, sem grau de parentesco próximo, mas que vivem em condições ambientais parecidas, apresentam estruturas morfológicas, fisiológicas e até comportamentais semelhantes.

O que é analogia de exemplo?

Significado da palavra

Também se chama analogia o processo de formar palavras a partir de outras já existentes. Por exemplo, quando a criança pronuncia “fazeu” por analogia a outros verbos que já conhece, como comeu.

O que é uma analogia exemplo?

Um bom exemplo de analogia é a frase de Mário Glaab: “Para muitas pessoas, a felicidade é semelhante a uma bola: querem-na de todo jeito e, quando a possuem, dão-lhe um chute.”. Veja, são apresentadas duas ideias que, a princípio, não parecem ter nada em comum, e, em seguida, se estabelece uma relação entre elas.

O que vem a ser divergência evolutiva?

Evolução divergente ou divergência evolutiva ocorre quando duas ou mais características biológicas têm uma origem evolutiva comum, divergindo porém ao longo da sua história evolutiva. Isto também é conhecido como adaptação ou evolução adaptativa.

O que é divergência evolutiva exemplos?

A sua evolução divergiu pelo facto de ter existido uma seleção natural na água para um e em terra para outro. Um exemplo clássico de divergência evolutiva é dada pelos tentilhões das Ilhas Galápagos, em que se constituiram 14 espécies a partir de uma única espécie ancestral que invadiu arquipélago.

Qual a diferença entre os órgãos homólogos e análogos?

A homologia é considerada uma evidência muito clara de evolução biológica e diz respeito à ancestralidade. Órgãos Análogos: São aqueles que possuem a mesma função em diferentes espécies, entretanto, suas origens embrionárias e anatomia são distintas, ou seja, trata-se de ancestrais diferentes.

Quais são os princípios do Lamarckismo?

O lamarckismo é uma teoria evolutiva proposta por Lamarck e baseia-se em dois princípios básicos: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas.

O que é ser análoga?

Esse termo tem como significados semelhança, proporção, simetria. Então, analogia pode significar uma relação de semelhança. Algo análogo é algo parecido, baseado em algo semelhante. Outro significado para analogia é o de ser o processo de formação de palavras a partir de outras que já existem.

O que é homologia exemplo?

Outro exemplo de homologia é o membro dos tetrápodes (vertebrados com pernas). Sapos, pássaros, coelhos e lagartos, todos têm diferentes membros anteriores, refletindo seus diferentes estilos de vida. Mas todos esses membros anteriores diferentes compartilham o mesmo conjunto de ossos - o úmero, o rádio e a ulna.

O que é convergência evolutiva exemplos?

Um excelente exemplo de convergência evolutiva é o das asas dos morcegos e aves. Ambas as asas desempenham a mesma função, ou seja, o voo, porém, possuem origens evolutivas diferentes. Aves, répteis e mamíferos têm um ancestral comum que viveu há milhões de anos.

Quais são os tipos de convergência?

Convergência tecnológica
  • Convergência de redes.
  • Convergência de serviços.
  • Convergência de terminais.

Como ocorre a convergência?

→ Movimento de convergência

Ocorre quando duas placas se chocam e a borda de uma fica debaixo da outra até chegar ao manto.

O que são órgãos análogos exemplos?

Ilustram o fenômeno da convergência adaptativa, o que reflete que evoluíram de antepassados distintos. Um exemplo de órgãos análogos são as asas das aves e dos insetos que, apesar de distintas quanto à estrutura e origem embrionária, têm a mesma função: permitir o voo.

Artigo anterior
O que fazer para acabar com a vontade de fumar?
Artigo seguinte
É possível adotar um macaco?