O que são espículas e qual a sua função?

Perguntado por: Yara Raquel de Torres  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina. As espículas apresentam diversas formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.

O que é uma espícula?

Significado de Espícula

substantivo feminino Pequena espiga. Nome dos corpúsculos siliciosos ou calcários que constituem o esqueleto das esponjas.

Qual característica das espículas faz com que elas possam causar ferimentos nos olhos e na pele?

As esponjas em questão têm um esqueleto espinhoso, composto de espículas que as tornam mais resistentes e que, uma vez dispersas na água, podem penetrar na pele, em tecidos conjuntivos e mucosas (olhos, boca, nariz e tubo digestivo) de pessoas e animais que entrem em contato com a água do rio.

Quais as três partes principais das esponjas e suas funções?

A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos. Os coanócitos movimentam seu flagelo e garantem o fluxo de água no interior do corpo do animal.

O que são espículas calcárias?

As espículas, ou escleritos, são unidades esqueléticas calcárias ou siliciosas, que fazem parte do esqueleto dos corais pórfiros e moles da subclasse Octocorallia . A morfologia dessas espículas não é muito variada. ... A morfologia dessas espículas não é muito variada.

As esponjas-do-mar e a função dos coanócitos, pinacócitos e espículas

30 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do Pinacócito?

Entenda como são e como funcionam os Pinacócitos

Tem a função de ajudar a dar sustentação e proteger o animal. Juntas elas formam uma estrutura chamada pinacoderme. Lembra uma pele, mas não chega a ser um tecido verdadeiro. Essas células têm a forma de poligonal, achatadas e são justapostas umas as outras.

Qual é a função do Porócito?

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.

Quais os 3 principais tipos de esponjas?

Tipos e Classificação
  • Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.
  • Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.
  • Lêucon - É a forma mais complexa.

Quais são os três tipos de esponjas?

Classificação. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

Quais são os tipos celulares especializados das esponjas e suas respectivas funções?

As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos. Esses possuem poros, sendo responsáveis pela entrada de água diretamente para o interior da esponja; já aqueles, são tipos celulares achatados e bem unidos entre si.

O que é espícula na unha?

O QUE É ESPÍCULA? É uma incrustação de um pedaço da unha na pele, pode acontecer nas extremidades e nos cantos das unhas com ou sem inflamações. Tem diversas causas: má formação das unhas, corte inadequado, calçados apertados, bico fino, salto alto ou acidentes.

Como tirar espícula óssea?

Espículas ósseas podem ser removidas com o levantamento de um pequeno retalho mucoperiostal e realizando a alveoloplastia com alveolótomo e alisamento do rebordo alveolar com uma lima para osso, também pode ser feito com uma broca minicut adequada, resfriada e irrigada constantemente com solução salina.

Como uma espícula de esponja é produzida?

na zoologia, são basicamente o esqueleto de uma esponja, e, dependendo da classe, podem ser formadas por calcário de cálcio, espongina ou sílica, que garantem a sustentação da esponja no fundo dos mares e a deixam imóvel. São secretadas pelos esclerócitos.

Quantas espécies de esponjas são conhecidas?

Esponjas (poríferos) são animais muito simples que vivem permanentemente ligados a uma localização na água – eles são sésseis como adultos. Há de 5.000 a 10.000 espécies conhecidas de esponjas. A maioria das esponjas vivem em água salgada – apenas cerca de 150 espécies vivem em água doce.

Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?

Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.

Quais os animais poríferos?

Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?

Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.

Qual tipo de esponja é mais eficiente na filtração?

Já as leuconoides são as mais complexas, pois possuem câmaras de coanócitos com ampla distribuição de água, dando assim uma característica especial, entre as demais esponjas, por ser muito eficiente no processo de filtração.

Qual a função do Porocito nas esponjas?

Porócito é uma célula dobrada sobre si mesma, e compõe os poros dos Poriferos, é o acesso da água do exterior para o interior do organismo. O poro varia de tamanho no percurso para selecionar as partículas, assim obtendo mais eficiência na nutrição.

Qual a função do ósculo nas esponjas?

Ósculo é a maior abertura presente nos poríferos. Trata-se de uma estrutura excretora responsável por eliminar água que passou pelo animal. Geralmente, fica na parte superior dos espongiários.

Onde são encontrados os Pinacócitos?

Os pinacócitos são células de revestimento que formam a pinacoderme nas esponjas. Têm forma poligonal, são finas, coriáceas e estreitamente ligadas.

Qual a função do Coanócito pinacócito e Amebócito?

a) A digestão do alimento é realizada pelos coanócitos, e os nutrientes são distribuídos pelos pinacócitos. b) Os coanócitos são responsáveis pela fagocitose das partículas alimentares. c) Os amebócitos são responsáveis somente pela produção das espículas.

Qual a função das células pinacócito Coanócito e Amebócito?

Nos coanócitos há presença de um colarinho que possui microvilosidades, o que aumenta a superfície de contato da região com os alimentos. Formam a coanoderme. - Pinacócito – estas células são responsáveis pelo revestimento do animal, formando a epiderme, que também possui porócitos.

Quanto às características anatômicas dos Espongiários é correto afirmar que?

Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Artigo anterior
Para que serve o Infectrin infantil?
Artigo seguinte
Como comprovar que sou agricultor?