O que são e qual a função dos cnidócitos?

Perguntado por: Rebeca Rita Borges Ribeiro  |  Última atualização: 9. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

Os cnidócitos são células especializadas que atuam na defesa do animal. São os cnidócitos os responsáveis pelas famosas “queimaduras” causadas por águas-vivas, quando estas tocam a pele de banhistas. Algumas espécies, no entanto, causam muito mais do que queimaduras.

O que são cnidócitos e qual a sua função?

Os cnidócitos são as células típicas dos cnidários. A função dessa célula é realizar a captura de presas e de auxiliar na defesa do organismo devido a característica de serem urticantes.

Quais são as funções dos cnidários?

Os cnidários (filo Cnidaria) são um grupo de animais com uma organização corpórea relativamente simples, porém mais complexa do que a apresentada pelas esponjas. Nesse grupo temos o surgimento de tecidos, os quais permitem o desenvolvimento de importantes funções, como a natação e a capacidade de responder a estímulos.

Qual é a função dos cnidoblastos?

As células, chamadas cnidoblastos, disparam uma estrutura carregada com toxinas, […] Se você já foi picado por uma água-viva, sabe como isso é incrivelmente doloroso. Os tentáculos deste cnidário estão cobertos de células explosivas, que agem como pequenas seringas hipodérmicas cheias de veneno.

O que são os cnidários?

O cnidócito é um tipo de célula especial, que garante a defesa desses animais. Presente em maior quantidade nos tentáculos, o cnidócito possui organelas, denominadas cnidas.

RESUMO - CNIDÁRIOS

23 questões relacionadas encontradas

O que são cnidários e suas características?

Características dos cnidários

têm um corpo gelatinoso; têm simetria radial; são diblásticos (com apenas duas camadas); podem ser sésseis (como os corais) ou de vida livre (como as caravelas);

O que os cnidários se alimentam?

Os nutrientes são distribuídos por todas as partes do corpo. Os cnidários apenas voltam a se alimentar após terem eliminado os dejetos. Cnidários são carnívoros e se alimentam de partículas suspensas na água, além de pequenos animais aquáticos.

Onde se localizam os cnidócitos?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.

Qual o nome recebe a célula típica dos cnidários?

Os cnidócitos são células encontradas apenas nos cnidários e que apresentam filamentos urticantes chamados de nematocistos.

O que são cnidoblastos e qual sua função em qual Filó é encontrada essa estrutura?

Os cnidoblastos são células de defesa que atuam liberando substâncias tóxicas quando estimuladas pelo toque. Alternativa “d”. Tanto pólipos quanto medusas podem apresentar tentáculos. Geralmente essas estruturas estão localizadas ao redor da boca, atuando na captura de alimento e na defesa desses animais.

Qual é a classificação dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos, ou seja, apresentam dois folhetos embrionários, chamados de ectoderme, localizados na parte externa e endoderme, na porção interna. Para a separação entre essas camadas celulares, existe a mesogleia – uma fração acelular que substitui o mesoderma.

Onde fica a boca da água viva?

Água-viva não tem cabeça, sistema circulatório, nem órgãos para respiração e excreção. Sua boca está na parte inferior do corpo e está conectada a uma cavidade central preenchida com estruturas semelhantes a pelos chamadas cílios que ajudam a transportar alimentos e outros materiais por todo o corpo.

Como é a reprodução da água viva?

A reprodução ocorre por alternância de gerações, ou seja, a reprodução assexuada alterna-se com a sexuada, em um ciclo em que há também alternância entre as formas pólipo (assexuada) e medusa (sexuada).

Qual a diferença da anêmona do mar e da água viva?

Anêmonas-do-mar e corais são representantes dos pólipos. As anêmonas-do-mar são pólipos. As medusas, diferentemente dos pólipos, apresentam uma movimentação mais ativa. Elas são capazes de mover-se contraindo seu corpo ou ainda sendo levadas pelas correntezas.

Como é o sistema digestivo dos cnidários?

O aparelho de digestão dos cnidários é composto por boca, cavidade gastrovascular e gastroderme. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca.

Que estrutura comum aos pólipos e as medusas é encontrada somente neste Filo qual é a sua função?

b) Que estrutura comum aos pólipos e medusas é encontrada somente neste filo? Qual a sua função? A colônia se origina da reprodução das medusas (fase sexuada), que dão origem a uma planula, que se fixa no substrato. Esta se desenvolve e dá origem a uma colônia fixa com pólipos (fase polipóide).

Por que os cnidócitos se encontram com maior abundância nos tentáculos dos cnidários?

Para defesa e captura de presas, são utilizados os tentáculos. Estes possuem, em grande quantidade, células denominadas cnidócitos, que ativam o nematocisto, estrutura constituída de um longo filamento, geralmente penetrante, que elimina um líquido urticante que paralisa a vítima.

Qual é o tipo de reprodução dos cnidários?

A reprodução dos cnidários pode ocorrer de forma assexuada, assim como nos poríferos. Nesse processo, conhecido como brotamento, uma estrutura chamada de broto começa a crescer no corpo do cnidário. Em condições favoráveis, o broto permanece se desenvolvendo até se soltar e virar um indivíduo independente.

Como os cnidários obtém seu alimento?

Através dos cnidócitos que quando sentem a presença de uma presa impermeabiliza -a e injeta uma toxina na mesma que se paralisa e morre no mesmo instante, alimentando assim o Cnidário .

Quais são as duas formas de cnidários?

Os cnidários são organismos simples, porém um pouco mais complexos do que os poríferos. Esses animais apresentam duas formas corporais básicas: a forma medusóide e a forma polipóide.

Qual é a função do coanócitos?

São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.

Quanto tempo os cnidários vivem?

Você sabia que existe uma espécie de cnidário imortal? Alguns animais surpreendem porque possuem expectativa de vida extremamente elevada, como é o caso da ostra Arctica islandica, que vive 400 anos. Outros, no entanto, vivem extremamente pouco, como alguns insetos que morrem antes de completar 24 horas de vida.

Qual é o sistema circulatório dos cnidários?

Os cnidários, chamados no passado de celenterados, são animais relativamente simples, não possuindo sistema circulatório e respiratório, sendo todas essas atividades feitas através do processo de difusão. Apresentam sistema nervoso difuso e os produtos do metabolismo são eliminados pela boca.

Qual é o sistema excretor dos cnidários?

Filo Cnidária – nos cnidários a excreção ocorre de forma semelhante aos poríferos, eliminando os rejeitos através das paredes do corpo. Contudo, sendo captado pela cavidade gastrovascular, e dessa saindo pela boca circundada por tentáculos.

Qual é a importância dos cnidários para o meio ambiente?

Os cnidários são importantes formadores de ecossistemas como os ambientes recifais que são comuns no litoral do Ceará, desde águas rasas até profundas. Dentre as ordens mais especiosas tivemos Scleractinia (9 espécies) e Scyphozoa (7 espécies), incluindo corais e águas-vivas.

Artigo anterior
Quais os efeitos da sentença trabalhista?
Artigo seguinte
Quem é ouvido primeiro na audiência criminal?