O que são documentos oficiais e administrativos?
Perguntado por: Juliana Cardoso | Última atualização: 13. September 2024Pontuação: 4.8/5 (26 avaliações)
Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.
O que são os documentos oficiais?
DOCUMENTO OFICIAL – Aquele que, possuindo ou não valor legal, produz efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. DOCUMENTO PÚBLICO – Aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades.
O que são os documentos administrativos?
Documento produzido ou recebido por instituição, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, que constitua elemento de prova ou de informação, independentemente da natureza do suporte.
São exemplos de documentos oficiais?
- Ata. Trata-se de um relato do que foi decidido em reuniões e assembleias, por meio de uma pauta estabelecida antes da reunião em si para que a execução e decisões importantes sejam, de fato, discutidas e estabelecidas.
- Atestado. ...
- Convocação. ...
- Edital.
Quais são os documentos chamados oficiais?
Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.
Documentos Oficiais - Aviso, Memorando, Ofício e Ata.
Quais são os tipos de documentos administrativos?
- Contrato social. ...
- Alvará ...
- Licenças específicas de funcionamento. ...
- Notas fiscais. ...
- Registros contábeis. ...
- Registros tributários e da previdência. ...
- Recursos Humanos. ...
- Medicina e Segurança do Trabalho.
Quais os 4 tipos de documentos?
Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.
O que não são documentos oficiais?
Os documentos não oficiais seriam aqueles que são ou produzidos espontaneamente, sem ter por fim registrar nada em específico, ou que não são produzidos pelo governo estabelecido. São exemplos disto registros de canções populares, enfeites ou poemas registrados por meio da escrita que contem daquele contexto.
Quais são os tipos de documentos?
Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.
Quais são os 23 documentos pessoais?
- CPF.
- Carteira de motorista.
- Título de Eleitor.
- Cartão Nacional de Saúde.
- Título Militar.
- Carteira de Trabalho.
- PIS / PASEP.
Quais são os documentos mais comuns no setor administrativo?
- Nota Fiscal. ...
- Faturas e guias. ...
- Alvará de funcionamento. ...
- Licenças de funcionamento. ...
- Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
- Registros contábeis e fiscais. ...
- Controle de ponto. ...
- Folhas de pagamento.
Qual o objetivo dos documentos administrativos?
Ao produzir um documento, sua finalidade está relacionada à definição de informações relevantes para o processo administrativo da empresa. Em outras palavras, tal registro existe para garantir sua posterior consulta e seu conhecimento por outros, diminuindo dúvidas.
Como é feita a classificação dos documentos?
Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.
Qual a importância do documento oficial?
Importância dos Documentos Oficiais
Eles garantem a segurança jurídica e são fundamentais para o exercício de direitos e deveres. Além disso, os documentos oficiais também são utilizados como forma de controle e fiscalização por parte das autoridades competentes.
Como redigir documentos administrativos?
- identificação do tipo do documento;
- local e data;
- assunto;
- destinatário;
- texto (com introdução, desenvolvimento e conclusão);
- encerramento;
- assinatura;
- identificação do signatário.
Qual a melhor fonte para documentos oficiais?
utilizar fonte Times New Roman, para texto corrido, corpo 11 pt e entrelinha simples, espaça- mento de 6 pt ou 0,21 cm após cada parágrafo; utilizar fonte Arial para texto não corrido – como tabelas, títulos e outras linhas de texto –, corpo 10 pt, sem negrito.
Quais são os 3 tipos de natureza dos documentos?
Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...
Como diferenciar tipos de documentos?
- gênero: os documentos podem ser em forma de texto ou cartográficos, como mapas, plantas, pinturas, cartazes, micrográficos, digitais, pinturas etc.;
- tipologia: é a nova configuração do documento de acordo com o trabalho que o gerou.
O que é tipo documento?
R- Os “Tipos de Documentos” são categorizações documentais criadas previamente e incluídas no sistema. Para maiores informações, orientamos que entre em contato com o Setor de Protocolo da Universidade.
Qual é a melhor definição para documentos?
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o documento é uma “Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato”. Para tanto, a informação pode ser entendida como o conteúdo, ou seja, aquilo que o documento informa.
Como elaborar um documento oficial?
- Entenda o tipo de documento. O primeiro passo de como fazer um documento oficial é entender o tipo deste que será elaborado. ...
- Atente-se à linguagem. ...
- Faça textos diretos e claros. ...
- Não esqueça das identificações. ...
- Use um timbre.
Que tipo de documento é uma portaria?
Portaria é o ato normativo interno pelo qual os mi- nistros e seus secretários, estes somente no âmbito de sua competência material, estabelecem regras, baixam instruções para aplicação das leis ou tratam da organi- zação e funcionamento de serviços de acordo com a sua natureza administrativa.
O que é o memorando?
Documento que registra correspondência interna, objetiva e simples, utilizada para assuntos rotineiros, tendo como principal função a eficiência da comunicação administrativa.
Quais são os documentos legais?
- Cartão CNPJ.
- Inscrição estadual e municipal.
- Alvará de funcionamento.
- Relação anual de Informações sociais (Informações do E-SOCIAL)
- Certificado digital.
- Contrato social.
Quais são os tipos de arquivamento?
Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.
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