O que são documentos da qualidade?

Perguntado por: Igor Valente Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (9 avaliações)

Os documentos da qualidade obtêm informações que monitora todo o processo de fabricação, bem como a forma que deve ser executada cada operação. Os padrões de qualidade, os planos de controle, as especificações de engenharia, as instruções de trabalho são exemplos de documentos da qualidade.

O que são documentos de qualidade?

O que são documentos da qualidade? São as informações necessárias para monitorar todo o processo de trabalho.

Quais são os documentos de qualidade?

O que são “Documentos da Qualidade”?
  • Instruções de trabalho (ITs);
  • Procedimentos Operacionais Padrão (POPs);
  • Processos formalizados (Fluxogramas por exemplo);
  • Guias e Manuais de operação;
  • etc.

Qual a documentação do controle de qualidade?

O manual da qualidade é o documento que descreve o SGQ no geral, seus processos e a inter-relação entre esses processos. Ele pode tanto conter como fazer referência a procedimentos documentados mais detalhados. O manual deve ser útil para facilitar a compreensão do Sistema de Gestão da Qualidade.

Quais os requisitos de qualidade?

Definição - O que é Requisitos da Qualidade

Conjunto completo das características da qualidade de um processo, item, material, produto ou serviço, com valor nominal e seus respectivos limites máximo e/ou mínimo de aceitação (tolerâncias).

Documentos da Qualidade - Gestão da Qualidade em Laboratórios | Maria Helena Savino

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os cinco atributos da qualidade?

  • Características/especificações (Atributos dos produtos) ...
  • Desempenho (Características operacionais básicas ) ...
  • Conformidade (Grau de concordância com especificações) ...
  • Confiabilidade (Probabilidade de ocorrência de falhas) ...
  • Durabilidade (Medida da vida útil do produto) ...
  • Imagem (Percepção inicial do cliente sobre o produto)

Quais seriam os principais requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade?

A ISO 9001:2015 especifica requisitos para a gestão da qualidade e os princípios do sistema são:
  • 1 – Foco no cliente.
  • 2 – Liderança.
  • 3 – Engajamento das pessoas.
  • 4 – Abordagem de processos.
  • 5 – Melhoria.
  • 6 – Tomada de Decisões com base em evidências.
  • 7 – Gestão de relacionamento.

O que são documentos controlados?

São eles que evidenciam uma série de acontecimentos dos processos e de eventos importantes para a qualidade, por isso são tratados de forma diferente. Eles possuem informações relevantes, histórico do processo, etc. Lista mestra de documentos – relação que identifica todos os documentos. Tipo um índice.

Quais são os tipos de documentos utilizados no Sistema de Gestão da Qualidade propostos pela ISO 9001?

Manual de qualidade, manual de procedimentos, instrumentos de trabalho e os formulários de registro.

Como deve ser controlado a documentação dos funcionários?

Alguns especialistas defendem que cada termo descrito no requisito deve ser individualmente considerado:
  • Distribuição.
  • Acesso.
  • Recuperação.
  • Uso.
  • Armazenamento.
  • Preservação.
  • Controle de Alterações.
  • Retenção.

Quais são as ferramentas de qualidade?

As sete ferramentas da qualidade são:
  • Histograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Carta de Controle.
  • Fluxograma de processos.
  • Diagrama de dispersão.
  • Folha de verificação.

Quais são os objetivos da qualidade?

Lembre-se, o seu SGQ existe para alcançar dois objetivos principais: Demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços conformes; Aumentar a satisfação do cliente.

O que é um registro de qualidade?

2.1 Registro da Qualidade - documento que mostra a evidência objetiva da execução de determinados procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade nos diversos processos da Seduc.

O que deve constar no manual da qualidade?

O que estrutura deve ter?
  • Termos e definições.
  • Identidade organizacional; 2.1 Apresentação da empresa. 2.2 Missão. 2.3 Visão. 2.4 Valores.
  • Certificações do Sistema de Gestão.
  • Política da qualidade;
  • Escopo do sistema de gestão a qualidade. 5.1 Itens não aplicáveis.
  • Procedimentos documentados.
  • Interação dos processos.

O que é a NBR ISO 9000?

A ISO 9000 é a norma que regulamenta os fundamentos e o vocabulário do Sistema de Gestão da Qualidade, portanto, ela não é capaz de orientar ou certificar o sistema, mas mostrar à organização qual o seu objetivo e os termos que devem ser aplicados, bem como, suas vantagens para a gestão da qualidade.

Como é feito o controle de documentos?

6 dicas para otimizar o controle de documentos
  • Organize por categorias.
  • Padronize a gestão de documentos.
  • Atualize manuais e registros.
  • Garanta a integridade dos documentos.
  • Tenha cópias de segurança.
  • Elimine os documentos que não são mais necessários.

Quais são os tipos de documentos de um sistema de gestão da qualidade?

Os procedimentos operacionais, as instruções de trabalho, os manuais de assistências aos clientes, os padrões da qualidade, e as folhas de processos são exemplos de documentos do Sistema de Gestão da Qualidade.

São informações documentadas pertencentes ao sistema de gestão da qualidade?

O que são procedimentos? Procedimentos são as informações documentadas importantes para o Sistema de Gestão da Qualidade da sua empresa. São eles que auxiliam nos treinamentos e padronizações das operações da empresa.

Quais são os princípios da gestão da qualidade abordados na ISO 9001?

Quais são os 7 princípios da Gestão de Qualidade ISO 9001
  • Foco no cliente. O cliente precisa se sentir satisfeito com sua compra ou serviço recebido. ...
  • Liderança. ...
  • Competência e engajamento das pessoas. ...
  • Abordagem de processo. ...
  • Melhoria. ...
  • Decisão baseada em informações. ...
  • Gestão do relacionamento.

O que é cópia controlada e não controlada?

Uma cópia controlada é aquela que tem as suas atualizações rigorosamente gerenciadas. Já uma cópia não controlada deixa de ser revisada e atualizada quando utilizada em meio externo ou em alguma situação específica.

O que é organização e controle de documentos?

A organização e controle de documentos são cuidados que devem existir em qualquer empresa ou instituição, independente do seu porte. Ao lidar com documentos digitais ou físicos, é essencial organizar seus arquivos no ambiente de trabalho de modo que ofereça suporte a sua produtividade e aumente sua eficiência.

O que significa controlar a qualidade?

Controle de Qualidade é o conjunto de atividades que verificam se o produto desenvolvido atende aos requisitos mínimos da qualidade, identificando quaisquer problemas.

Quais são os elementos básicos de um Sistema de qualidade?

Elementos básicos de um sistema de qualidade

Gestão da Qualidade: É o meio de implementar e executar a política de qualidade. Realizam o planejamento de metas e gerenciam atividades de controle de qualidade e garantia de qualidade.

Quais são os pilares da Gestão da Qualidade?

Os 7 pilares da gestão de qualidade
  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

Quais são os princípios básicos da qualidade total?

Para ser efetiva, a qualidade total se baseia em 10 princípios fundamentais, que são: a total satisfação dos clientes, a gerência participativa, o desenvolvimento dos recursos humanos, a constância de propósitos, a melhoria contínua, a gerência de processos, a delegação, a comunicação e disseminação da informação, a ...

Artigo anterior
O que falar para uma pessoa que está sofrendo?
Artigo seguinte
Quais são os direitos reais segundo o Código Civil?