O que são direitos indisponíveis?

Perguntado por: Alexandre Samuel Paiva Miranda Moura  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

São os direitos dos quais a pessoa não pode abrir mão, como o direito à vida, à liberdade, à saúde e à dignidade. Por exemplo: uma pessoa não pode vender um órgão do seu corpo, embora ele lhe pertença.

O que são direitos indisponíveis novo CPC?

Entende-se por direitos que não se admite autocomposição os famosos direitos indisponíveis. ... É o direito qual o sujeito não pode abrir mão, por exemplo: o direito à vida, à liberdade, saúde, imagem e dignidade; encontrados de modo imperioso nos direitos fundamentais do rol constitucional do artigo 5º.

Quais são os direitos indisponíveis revelia?

Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor (art. No entanto, a revelia não produz esse efeito se o litígio versar sobre direitos indisponíveis (art. ... 345, II, CPC).

Quais são os direitos indisponíveis no direito de Família?

direitos da personalidade, direito à vida, direito às férias – no âmbito trabalhista, etc.), daí se fala direito indisponível; como quando se refere a um bem (que não se pode vender, alienar), tratado usualmente como bem indisponível.

Quais são os direitos patrimoniais indisponíveis?

Alguns direitos patrimoniais podem ser indisponíveis. É o caso da pessoa titular de bens que, possuindo herdeiros necessários, não pode doar a totalidade deles. ... Não é permitido pela lei a arbitragem sobre coisas extra commercium, como questões de estado e capacidade das pessoas.

O Prof. Hugo Nigro Mazzilli fala sobre direitos indisponíveis

41 questões relacionadas encontradas

O que são direitos indisponíveis Transigíveis?

1. Que se pode tolerar. 2. Que pode ser feito acordo.

São princípios que regem a mediação?

Nos termos do artigo 166 caput, a conciliação e mediação são regulados pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada, podendo ainda incluir outros princípios que estão implícitos dentro do ordenamento jurídico.

O que significa o litígio versar sobre direitos indisponíveis?

II – o litígio versar sobre direitos indisponíveis. Assim, quando a demanda envolve algum tipo de direito indisponível das partes, os efeitos da revelia não serão aplicados. E o motivo é simples: o silêncio do réu, se considerado revel, poderia ser comparado, por exemplo, à confissão.

O que é um direito irrenunciável?

Direito irrenunciável

​ De acordo com o ministro, a redação do artigo 1.707 do Código Civil permite compreender que o direito aos alimentos presentes e futuros é irrenunciável, mas tal regra não se aplica às prestações vencidas, pois o credor pode deixar de exercer seu direito.

O que é um direito imprescritível?

Ações imprescritíveis são aquelas que não prescrevem, ou seja, podem ser exercidas a qualquer tempo. Normalmente todo o direito de ação que visa à proteção de um direito específico pode sofrer prescrição. ... Com base nesse mesmo princípio algumas ações relativas ao direito de família também são imprescritíveis.

É possível reverter revelia?

Se a sentença foi proferida sem que o réu tenha sido citado ou num caso em que a citação foi inválida (hipóteses em que, rigorosamente, a revelia reconhecida no processo não teria sequer acontecido), pode o réu propor uma demanda autônoma, por meio da qual impugnará a sentença.

O que acontece em caso de revelia?

Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

O que acontece depois que o juiz decreta à revelia?

Declarada a revelia, torna-se desnecessária a intimação do réu não representado por patrono e, aplicada a presunção da veracidade dos fatos, pode-se julgar antecipadamente o mérito processual (artigo 355, inciso II, do CPC).

O que acontece se o réu não contestar a ação?

Nos termos do art. 344 do Código de Processo Civil, se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

O que acontece quando o réu não é encontrado?

Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produção antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar prisão preventiva, nos termos do disposto no art. 312.

Quais são os direitos indisponíveis da Fazenda Pública?

Direito indisponível é aquele que não se pode renunciar ou alienar. Os direitos da personalidade (art. 11,CPC) e aqueles ligados ao estado da pessoa são indisponíveis. O direito da Fazenda Pública, quando arrimado em interesse público primário também o é.

Quais são os direitos irrenunciáveis do trabalhador?

Pode ser considerado direito do trabalhador absolutamente irrenunciável o intervalo para descanso e alimentação, o adicional de periculosidade, o aviso prévio quando o empregado é dispensado, entre outros.

É irrenunciável o direito a alimentos?

Tratando-se de obrigação entre parentes, o direito aos alimentos é irrenunciável, sendo facultado seu exercício, conforme o artigo 1707 do Código Civil : "Art. ... P ode o credor não exercer , porém lhe é vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crédito insuscetível de cessão, compensação ou penhora ."

O que é irrenunciável?

Que não se pode renunciar.

Quando se tratar de direito indisponível da parte os efeitos da revelia somente poderão ser declarados quando houver requerimento formal do autor?

Por se tratar de direito indisponível da parte, os efeitos da revelia somente poderão ser declarados quando houver requerimento formal da parte adversa. ... Ouvida a parte contrária, o revel que intervir nos autos terá restabelecido os prazos de defesa já expirados.

Quando o réu não contestou nem impugnou as pretensões do autor?

A ausência da contestação implica na ocorrência da “revelia”, que consiste na presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. É a disciplina prevista no art. 319[1] e seguintes do CPC/73.

Qual o objetivo da contestação?

A contestação é uma das formas do réu de um processo se defender das acusações feitas contra ele na petição inicial. É na contestação que o réu pode atacar as alegações da parte autora, rebater os principais argumentos, impugnar as afirmações do autor e alegar a matéria de defesa do litígio.

Quais são os princípios fundamentais que regem a atuação dos conciliadores e mediadores judiciais?

Art. 1º São princípios fundamentais que regem a atuação de conciliadores e mediadores judiciais: confidencialidade, decisão informada, competência, imparcialidade, independência e autonomia, respeito à ordem pública e às leis vigentes, empoderamento e validação.

Quais são as características da mediação?

A mediação possui algumas características e princípios peculiares, entre os quais se destacam: Voluntariedade / Liberdade das partes. Confidencialidade / Privacidade. Participação de terceiro imparcial.

Qual não é princípio básico da arbitragem?

Pergunta 7 0,5 em 0,5 pontos Qual não é princípio básico da arbitragem? Resposta Selecionada: e. Princípio da legalidade.

Artigo anterior
Quanto tempo demora cheque a entrar na conta?
Artigo seguinte
O que é clericalismo?