O que são dificuldades de aprendizagem?

Perguntado por: Mélanie Constança Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (7 avaliações)

Dificuldades de aprendizagem é um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso das capacidades de leitura, escrita, raciocínio, ou matemáticas, ou de aptidões sociais.

Quais são as dificuldades de aprendizagem?

Os principais tipos de problemas de aprendizagem
  • Dislexia. A principal característica da dislexia é a dificuldade em ler e escrever. ...
  • Discalculia. Dificuldades para compreender e assimilar regras, conceitos e operações matemáticas. ...
  • Disgrafia. ...
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ...
  • Qual o papel da escola?

Como descrever as dificuldades de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem pode ser detectada a partir do quinto ano de vida da pessoa. E em alguns casos é necessário acompanhamento de um profissional. Normalmente, o estudante apresenta sintomas relacionados a problemas de atenção, ansiedade ou até mesmo inquietação.

Como relatar um aluno com dificuldades de aprendizagem?

Estabelecer canais abertos para o diálogo é uma alternativa para controlar as dificuldades de aprendizagem. Com o surgimento de novas tecnologias, a comunicação pode ser favorecida pelo uso de soluções digitais por parte da escola.

Como relatar dificuldades de aprendizagem na educação infantil?

A rotina da escola —realização de tarefas em grupo, simulados e outras atividades — também é muito propícia para identificar queixas dos alunos que podem apontar (ou não) para casos de dificuldade de aprendizagem. Também é papel da instituição promover maior integração do aluno com o restante da comunidade escolar.

Webpalestra - Dificuldades de aprendizagem e o transtorno específico de aprendizagem

35 questões relacionadas encontradas

Como fazer relatório individual do aluno na educação infantil?

O (nome do estudante) é muito atencioso nas atividades de envolvam recorte e cola, demonstrando uma ótima coordenação motora fina. Isso também se estende para os momentos de pintura. Na hora de praticar atividades físicas, o (nome do aluno) também mostra uma boa coordenação motora, acima do esperado para sua fase.

Como fazer um relatório de aprendizagem?

Veja, a seguir, um checklist com os itens que um relatório deve conter:
  1. Descrição resumida sobre o perfil do aluno.
  2. Expectativas de aprendizagem.
  3. Descrição sobre a aplicação das atividades.
  4. Processo de acompanhamento do aluno.
  5. Pontos positivos do aluno.
  6. Exemplos práticos sobre as dificuldades do aluno.

Como escrever no relatório que o aluno e agitado?

Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades. Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.

Como avaliar um aluno com dificuldades de aprendizagem?

Dicas de como avaliar alunos com deficiência
  1. Estabeleça um ambiente de confiança.
  2. Divida o conteúdo e a avaliação em pequenas partes.
  3. Revise o conteúdo antes da avaliação.
  4. Adote diferentes formas de avaliar os alunos.
  5. Trabalhe com estratégias diferentes para cada tipo de deficiência.
  6. Ajude com a avaliação, caso necessário.

Como falar do desenvolvimento de um aluno?

O relatório costuma ser uma das maneiras mais eficazes de mostrar a evolução dos alunos para os pais. Em oposição aos boletins, que só trazem a realidade fria das notas conquistadas nas avaliações, os relatórios escolares apontam detalhes sobre o que os alunos realmente aprenderam do conteúdo ensinado em sala de aula.

Como falar da oralidade do aluno no relatório?

LINGUAGEM ORAL:

Articula corretamente as palavras. Realiza reconto de histórias com facilidade e coerência dos fatos, canta. reproduzindo mensagens verbais com gradativa clareza e fluência. omite) no exercício da oralidade, comprometendo seu entendimento.

Artigo anterior
Quais são as abordagens de marketing?
Artigo seguinte
O que o adjunto adverbial modifica?