O que são diferenças temporárias?
Perguntado por: Jaime Lourenço Nunes | Última atualização: 30. Mai 2025Pontuação: 5/5 (74 avaliações)
Diferenças temporárias: diferenças entre o valor contábil de um ativo ou passivo e sua base fiscal. 3. Diferenças temporárias tributáveis: diferenças temporárias que resultarão em valores tributáveis no futuro quando o valor contábil de um ativo ou passivo é recuperado ou liquidado.
O que é diferença temporal?
As diferenças temporárias são aquelas registradas na contabilidade, mas não são aceitas como dedutíveis ou tributáveis no momento do registro. Desta forma, uma despesa não poderá diminuir a base de cálculo no tempo 0, mas poderá ser deduzida no tempo 1.
O que são diferenças permanentes?
As diferenças permanentes são aquelas relacionadas com os eventos que são registrados na contabilidade, seguindo os princípios contábeis. E essas diferenças nunca vão ser dedutíveis para fins de despesa ou tributáveis para fins de receitas.
O que é adição temporária?
Nessa hipótese, a adição inicial é temporária, o que tem como consequência o registro de um ativo fiscal diferido, que será revertido quando ocorrer a liquidação da operação, com a exclusão da despesa para fins tributários.
É exemplo de adição permanente?
Multas, doações, despesas sem NF e várias outras despesas de curto prazo, que se apresentam definitivas, são tratadas como adições/exclusões permanentes.
LR - IRPJ e CSLL - diferenças temporárias e permanentes
O que são adições e exclusões temporárias?
As diferenças temporárias são decorrentes de ajustes ao lucro contábil que ocorrem em um determinado período mas podem ser revertidas em um ou mais períodos futuros. Essas diferenças temporárias podem ser dedutíveis (exclusões) ou tributáveis (adições).
O que são diferenças temporárias tributáveis?
Diferença temporária tributável
É inerente ao reconhecimento de ativo que seu valor contábil será recuperado na forma de benefícios econômicos que fluem para a entidade em períodos futuros.
O que são diferenças permanentes e temporárias quando da apuração do lucro real de exemplos?
Exemplos de diferenças permanentes: receita de equivalência patrimonial, brindes e multas de trânsito. As diferenças temporárias são despesas que temporariamente não serão dedutíveis para fins fiscais, pois são provisões.
O que são adições permanentes?
Uma despesa que não é aceita agora, nem será num período futuro, é considerada uma adição definitiva.
Quais são os tipos de adição?
A adição é comutativa, ou seja: a + b = b + a. Isso quer dizer que, na soma de dois números, tanto faz a ordem em que eles são somados. Por exemplo: 10 + 20 = 20 + 10 = 30; A adição é associativa, ou seja, (a + b) + c = a + (b + c).
O que é uma Adicao permanente no lucro real?
As adições no Lucro Real referem-se às receitas tributáveis que, por algum motivo, não foram consideradas pela contabilidade.
O que é a CPC 32?
1. O objetivo deste Pronunciamento Técnico é prescrever o tratamento contábil para os tributos sobre o lucro. Para fins do Pronunciamento, o termo tributo sobre o lucro inclui todos os impostos e contribuições nacionais e estrangeiros que são baseados em lucros tributáveis.
O que é o lucro tributável?
LUCRO OU RESULTADO TRIBUTÁVEL. O denominado "Lucro Tributável" corresponde à base de cálculo, sobre a qual incidirá o percentual (%) previsto do imposto de renda no Brasil, para os contribuintes pessoa jurídica ou física.
O que é unidade temporal?
unidades temporais de significação dispostas sucessivamente na medida em que vão desvelando os acontecimentos mutuamente integrados como parte do todo narrativo. Cada uma dessas unidades é marcada por uma ação principal a que se agregam elementos da trama conceitual.
Qual é a diferença entre temporal e tempestade?
Apesar de parecer que são fenômenos diferentes, os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil explicam que temporal e tempestade são a mesma coisa. "As palavras são sinônimas, significam um fenômeno meteorológico muito forte com relâmpago, raio, trovão, vento e chuva intensa", diz Mendes.
O que pode ser excluído no Lalur?
Na determinação do lucro real, poderão ser excluídos os valores cuja dedução seja autorizada pelo Fisco e que não tenham sido computados na apuração do lucro líquido do período de apuração, os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com o ...
O que pode ser excluído do Lalur?
Poderão ser excluídos do lucro líquido do período de apuração: ▶ os valores cuja dedução seja autorizada pela legislação do IRPJ ou da CSLL e que não tenham sido computados na apuração do lucro líquido do período de apuração.
Quais são as exclusões do Lalur?
Pode-se citar como exemplo de exclusões as receitas não tributáveis, e os lucros e dividendos recebidos de outras empresas. Ou seja, embora adições e exclusões atuem de maneiras opostas, ambos os cálculos são necessários para que se possa encontrar o lucro tributável da empresa.
O que é mais vantajoso lucro real ou lucro presumido?
Para quem o lucro presumido é mais vantajoso? O lucro presumido é geralmente mais vantajoso para empresas com margens de lucro consistentes e que não têm muitas despesas dedutíveis.
Quando é mais vantajoso optar pelo lucro real?
Qualquer empresa pode optar pelo lucro real. No entanto, é mais vantajoso para aquelas que preveem baixa lucratividade ou prejuízos no período. Isso porque, quanto menor o rendimento, menos impostos precisam ser pagos.
Quais os tipos de lucro real?
As empresas que optam pelo lucro real podem escolher apurar os valores tributários de forma mensal, trimestral ou anual. Com essas opções, cada organização tem maior liberdade para organizar seu planejamento tributário conforme as necessidades analisadas.
Quanto posso compensar o prejuízo no lucro real?
De acordo com o inciso III do art. 250 do Decreto nº 3.000/99, o que poderá ser aproveitado é o prejuízo fiscal apurado em períodos anteriores, limitada a compensação de 30% do lucro líquido ajustado pelas adições e exclusões, in verbis: “Art. 250.
Quais impostos podem ser diferidos?
Modelos de imposto diferido
Um dos exemplos de imposto diferido ocorre quando a receita foi já contabilizada, mas não recebida. Isso costuma ocorrer com as empresas que fecham com o governo contratos em longo prazo de construção por empreitada ou de fornecimento de bens ou serviços.
Quando reconhecer diferido?
O reconhecimento do ativo fiscal diferido deve ocorrer para todas as diferenças temporárias dedutíveis na medida em que seja provável a existência de lucro tributável contra o qual a diferença temporária dedutível possa ser utilizada, a não ser que o ativo fiscal diferido surja do reconhecimento inicial de ativo ou ...
Como as pessoas faziam antigamente para saber as horas?
Quais são os dias úteis para pagamento de salário?