O que são despesas variáveis pessoais?

Perguntado por: Viviane Juliana Carvalho  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

As despesas variáveis são aquelas que variam de acordo com a intensidade e a frequência de consumo. Os principais exemplos são a alimentação, gastos com telefone, gás, água, energia elétrica e combustível. Este tipo de despesa é classificada como variável porque elas são imprescindíveis para a sobrevivência.

Quais são as despesas variáveis?

Exemplos de despesas variáveis

Comissão de vendas; reembolso de despesas corporativas; fretes e gastos com entregas; impostos por venda.

Quais são as despesas pessoais?

Exemplos de despesas fixas
  • O aluguel;
  • A taxa de condomínio;
  • A prestação de um imóvel ou carro (financiamentos em geral);
  • A mensalidade da academia;
  • Internet;
  • A assinatura da tv a cabo;
  • Serviços de streaming;
  • etc.

O que são despesas fixas e variáveis pessoais?

Despesas fixas: aquelas cujo valor é fixo ou varia muito pouco e ocorrem praticamente todo mês, independente do seu nível de consumo. Despesas variáveis: aquelas cujo valor varia de acordo com a frequência e intensidade do seu consumo e podem não ocorrer todo mês.

O que são despesas variáveis Cite 3 exemplos?

Como exemplos de tipos de Despesas Variáveis podemos citar os fretes pagos pela entrega dos produtos aos clientes, gastos de combustível dos veículos utilizados pela força de vendas, embalagens, comissões de venda, energia elétrica etc.

Entenda a diferença entre DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS

34 questões relacionadas encontradas

O que são receitas variáveis exemplos?

A receita variável é aquela cujo o valor ou presença no orçamento não é constante. Ou seja, depende diretamente de fatores extras, como ajuda eventual de um parente ou realização de serviços.

São exemplos de despesas?

Exemplos de despesas:

Contas de água, luz e internet; Aluguel do prédio; Materiais de escritório; Gastos com estrutura e lanche fornecido para os funcionários.

O que são considerados custos fixos?

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

Quais são as despesas fixas de uma empresa?

Quais são as despesas fixas?
  • Salário dos funcionários;
  • Aluguel do imóvel do negócio;
  • Contas de água, energia, gás e internet;
  • Taxas bancárias e outros gastos frequentes da organização.

Quais são os custos fixos e variáveis de uma empresa?

Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.

O que é despesa circulante?

Ou seja, são valores relativos a despesas já pagas e que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data de encerramento do balanço (contas realizadas em aproximadamente 12 meses, dependendo do ciclo operacional da empresa). São despesas a vencer, a apropriar, a transcorrer, antecipadas.

Qual a diferença de custo fixo e despesa fixa?

Custos e despesas fixas são os gastos que independem do volume produzido ou vendido. ... Um exemplo de custo fixo é o salário da força de trabalho, que deve ser honrado mensalmente. Já um exemplo de despesa fixa é o aluguel do espaço físico da organização.

São exemplos de custos fixos?

Exemplos de custos fixos
  • Salário de funcionários;
  • Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.

O que é custo fixo e variáveis exemplos?

Fixas são as despesas que não variam em função da produção. Já as variáveis, é claro, são as que variam conforme sua empresa produz maiores ou menores quantidades. Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros.

Quais são as principais características dos custos fixos?

Como você pôde perceber, conseguimos resumir quais são as principais características dos custos fixos em apenas 1: o custo fixo não varia (independe) da quantidade produzida pela empresa. Além do aluguel, podemos citar outros exemplos de contas que também entram como custos fixos: Salário dos Funcionários.

O que é considerado despesa?

Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

O que são gastos?

De fato, gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc.

Quais os tipos de despesas financeiras?

As despesas financeiras podem ser classificadas em dois tipos principais: as temporárias e as estruturais.

O que são receitas fixas e receitas variáveis?

O investimento em receita fixa funciona como o empréstimo. O aplicador “empresta” o dinheiro a uma outra parte e em troca, recebe um rendimento. ... Ao contrário da receita variável, em que é possível perder parte ou todo o dinheiro, esse é um tipo de investimento seguro.

O que são receitas fixas e receitas variáveis *?

A receita fixa é simples e adorada pelos brasileiros, mas raramente é o que temos no trabalho freelancer. O mais comum é encontrar a receita variável, onde os ganhos financeiros dependem diretamente do trabalho realizado ao longo do mês.

O que são receitas e quais os seus tipos?

Conceito de Receita

Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestações de serviços, como por exemplo: alugueis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.

São exemplos de custos indiretos?

Exemplos de custos indiretos
  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

O que são custos exemplos?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.

Qual a principal diferença entre custos e despesas?

Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

Qual a diferença entre custo e despesas operacionais?

Custo e despesa: qual a diferença e como classificar os gastos empresariais. Custo e despesa, apesar de parecidos, têm conceitos diferentes. O custo está relacionado às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. Já a despesa se refere aos gastos não relacionados ao produto final, como as despesas administrativas.

Artigo anterior
Quais motivos para denunciar uma empresa?
Artigo seguinte
Em que estado brasileiro teve início à fabricação de açúcar?