O que são decretos regulares?
Perguntado por: Liliana Isabela Sá Ribeiro Neto | Última atualização: 18. Juni 2025Pontuação: 4.1/5 (9 avaliações)
O Decreto regulamentar é uma norma jurídica. No sistema jurídico brasileiro, Decreto regulamentar, ou Decreto executivo, é uma norma jurídica expedida pelo chefe do Poder Executivo com a intenção ...
Quais são os três tipos de decretos?
- 1 - decretos singulares. Fazem parte deste grupo os decretos de nomeação, de aposentadoria, de abertura de crédito, de desapropriação, de cessão de uso de imóvel, de indulto de perda de nacionalidade, entre outros. ...
- 2 - decretos regulamentares. ...
- 3 - decretos autônomos.
Qual a função dos decretos regulamentares?
O «decreto regulamentar» é a forma mais solene sob a qual podem ser aprovados os regulamentos governamentais.
O que é um decreto exemplo?
Mais comuns, os decretos regulamentares são aqueles utilizados para regulamentar uma lei existente. Já os decretos singulares são aqueles que, em vez de uma lei ampla, regulam uma situação determinada. Um bom exemplo desse tipo de ato são as nomeações e exonerações de servidores públicos.
O que é um decreto estadual?
O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.
O que são os Decretos? | Direito Administrativo | Teoria e Prática | Atos Administrativos
Quais são os tipos de decretos?
Pode subdividir-se em decreto geral e decreto individual - este a pessoa ou grupo e aquele a pessoas que se encontram em mesma situação. O decreto tem efeitos regulamentar ou de execução, expedido com base no artigo 84, IV da CF, para fiel execução da lei, ou seja, o decreto detalha a lei.
Qual a definição de decretos?
Ato de natureza administrativa cuja competência é privativa do presidente da República. Podem ser singulares, quando tratam de assuntos como nomeação, desapropriação, indulto; ou regulamentares, para executar normas instituídas por lei ordinária.
Qual é a diferença entre lei e decreto?
No que concerne ao decreto, trata-se de um ato normativo secundário, abaixo da lei, que não pode ir contra a Constituição Federal e tem como fonte principal de inspiração as leis. Ele é um mandado expedido por via judicial por autoridade competente.
Quando um decreto vira lei?
Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação.
Qual é a força de um decreto?
Têm força de lei e foram expedidos por Presidentes da República em dois períodos: de 1937 a 1946 e de 1965 a 1988. Nossa atual Constituição não prevê essa possibilidade. Alguns Decretos-Leis ainda permanecem em vigor.
Qual a força de um decreto estadual?
O decreto tem menos força normativa (para garantia dos governados, assim deve ser visto) porque não passa pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo presidente, governador ou prefeito, conforme o caso.
Quem faz decreto regulamentar?
1 Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: (...) IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução...”.
Quem pode revogar um decreto estadual?
1 - A Administração Pública tem o poder de anular os atos que considere ilegais e revogar aqueles cuja conveniência e oportunidade não mais subsistam, não sendo necessária, a existência de pedido ou decisão judicial para a revogação, anulação ou modificação de atos administrativos.
Que tipo de ato é um decreto?
a) Decretos: em sentido próprio e restrito, são atos administrativos da competência exclusiva dos chefes do Executivo, destinados a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas de modo expresso, explícito ou implícito pela legislação.
Quais são as partes de um decreto?
- Estrutura de um Decreto.
- Epígrafe.
- Ementa.
- Autoria e Fundamento Legal.
- Ordem de Execução.
- Cláusula de Vigência.
- Cláusula Revogatória.
- Fecho.
O que pode substituir a palavra decreto?
2 vontade, intenção. 3 desígnio, determinação, edito, lei, ordem, provisão.
O que vem primeiro lei ou decreto?
Os decretos são decisões de uma autoridade superior, com força de lei, para disciplinar um fato ou uma situação particular.
Quem pode alterar um decreto?
No Brasil, cabe tradicionalmente aos Chefes do Poder Executivo a atribuição constitucional de expedir decretos e regulamentos para a fiel execução das leis, conforme estabelece o art. 84, IV, da Constituição da República.
Quanto tempo leva para um decreto entra em vigor?
1º do Decreto-Lei nº 4.657/42 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro) estabelece que “a lei começa a vigorar em todo o país 45 dias depois de oficialmente publicada”.
Quem aprova o decreto?
Editados pelo Presidente da República, regulamentam as leis e dispõem sobre a organização da administração pública.
Pode alterar lei por decreto?
Decreto Não Pode Modificar Lei | Jusbrasil.
O que vale mais um decreto ou uma portaria?
A portaria é um acto emitido pelo poder administrativo. As leis e os decretos-lei têm o mesmo valor e são aprovados pelos órgãos legislativos, de acordo com os poderes conferidos pela Constituição da República Portuguesa.
Quais os limites de um decreto?
O Decreto, enquanto norma regulamentadora, jamais pode dispor de forma diversa da norma jurídica ao qual ela se originou, não podendo ampliar ou restringir direitos, sob pena de incorrer em ofensa ao princípio da hierarquia das normas (pirâmide kelseniana) e princípio da legalidade.
Qual é a ordem da hierarquia das leis?
Assim, a Constituição Federal está no topo da pirâmide normativa, seguida pelas leis e, por fim, pelos atos administrativos, que são a base desta.
O que vale mais lei ou resolução?
A lei vale mais que a Constituição e menos que a resolução.
Qual o nome feminino mais bonito do Brasil?
Quem pode vender armas no Brasil?