O que são corpos de frutificação presentes em alguns fungos dê exemplos?

Perguntado por: Jéssica Érika Freitas Soares Alves  |  Última atualização: 13. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

O micélio corresponde a um emaranhado de filamentos longos e microscópicos chamados de hifas enquanto o corpo de frutificação é a estrutura reprodutiva destes fungos. Por exemplo, o bolor preto que cresce nos pães velhos, conhecido como mofo, corresponde ao corpo de frutificação.

O que é frutificação fungos?

Os fungos pluricelulares são constituídos pelos corpos de frutificação, que correspondem à parte visível do cogumelo, responsável pela reprodução do fungo e o micélio que são vários filamentos, em que cada um é denominado de hifa. As hifas podem ser cenocíticas, possuem um citoplasma plurinucleado.

Quais os principais tipos de corpos de frutificação dos fungos?

A partir da plasmogamia, são formadas corpos de frutificação (cogumelos em basidiomicetos e ascocarpos em ascomicetos).

Quais são os corpos de frutificação?

Os corpos de frutificação são formados a partir de processos sexuais e possuem hifas vindas de fungos de um sexo diferente do seu. Como exemplo de um corpo de frutificação, podemos citar o bolor dos pães, orelhas-de-pau e cogumelos.

Quais são os 3 tipos de fungos?

Geralmente, eles são classificados em quatro grupos:

Zygomycota (bolores de pão e mofo); Ascomycota (leveduras); Basidiomycota (cogumelos comestíveis, como o champignon, e decompositores como os orelhas-de-pau).

Formação dos corpos de frutificação dos Fungos - Diversidade dos Seres Vivos - Biologia

20 questões relacionadas encontradas

Quais são alguns exemplos de fungos?

Os fungos constituem o Reino Fungi, no qual se enquadram espécies como os cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras.

Quais dos grupos de fungo não apresentam corpo de frutificação?

Zigomicetos (1.000 espécies): Os fungos do filo Zygomycota são geralmente encontrados no solo e não formam corpo de frutificação. Nesse grupo encontramos espécies responsáveis pela deterioração de diversos alimentos, os chamados mofos.

Como se forma o corpo de frutificação dos fungos?

As estruturas assexuadas, como também as sexuadas, podem ser formadas isoladamente ou em grupos, formando corpos de frutificação. Assim, os conídios podem ser formados em conidióforos isolados ou agru- pados, constituindo então os conidióforos ou conidiomas; esporangiósporos em esporângios.

Qual o significado de corpo de frutificação?

O corpo das espécies pluricelulares é formado por duas partes: o micélio e o corpo de frutificação. O micélio corresponde a um emaranhado de filamentos longos e microscópicos chamados de hifas enquanto o corpo de frutificação é a estrutura reprodutiva destes fungos.

Qual é a função do corpo de frutificação?

Seu corpo é constituído por dois componentes: o corpo de frutificação é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio é constituído por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa.

Quais são os 4 tipos de fungos?

Os fungos são normalmente classificados em quatro grupos:
  • Chytridiomycota (quitrídeos);
  • Ascomycota (leveduras);
  • Zygomycota (bolores de pão e mofo);
  • Basidiomycota (inclui cogumelos comestíveis como o champignon e os decompositores como os orelhas-de-pau).

O que são corpos de frutificação e aponte uma forma de esses corpos serem beneficamente aproveitados pelo ser humano?

c) Explique, resumidamente, o que são corpos de frutificação e aponte uma forma de estes corpos serem, beneficamente, aproveitados pelo homem. Resposta: São estruturas formadas por hifas produtoras de esporos (micélio de reprodução).

Quais os 5 tipos de fungos?

Os fungos são classificados no domínio Eukarya e reino Fungi, sendo reconhecidos atualmente cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, ascomicetos e basidiomicetos. Reproduzem-se, principalmente, por meio de esporos. Não pare agora...

Quais são os tipos de fungos mais conhecidos?

Entre os fungos mais conhecidos estão os cogumelos, o mofo, as trufas e as leveduras.

Quais são as fases da frutificação?

Nesta curva, três fases podem usualmente ser detectada: uma fase logarítmica, uma fase linear e uma fase de declínio até o final da maturação.

Como se chama o corpo de frutificação dos basidiomicetos?

O micélio deste fungo está dentro do substrato e o que vemos é o corpo de frutificação (basidiocarpo) e que chamamos de cogumelo.

O que é hifas e micélio?

A hifa é a unidade estrutural dos fungos e seu conjunto é denominado de micélio, que, por sua vez, é responsável pelo desenvolvimento do fungo e pela absorção de nutrientes. Os fungos podem ser classificados em diferentes filos.

Quais são as formas de reprodução dos fungos?

Nos fungos, assim como nas algas e em vários outros organis- mos, ocorrem dois tipos de reprodução: a reprodução assexuada (envolvendo apenas a mitose) e a sexuada (resultado da plasmo- gamia, cariogamia e meiose).

Como é formado o corpo de um fungo?

Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio. O micélio pode ser observado em cogumelos, por exemplo. Os fungos filamentosos podem ter hifas septadas ou cenocíticas. A maioria dos fungos apresenta hifas septadas, ou seja, que são divididas pelos chamados septos.

Quais são as principais características de um fungo?

Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.

Como se chama a associação entre algas e fungos?

Os líquens são uma associação (denominada como simbiose) entre algas (ficobionte) e fungos (micobionte) formando um organismo. De forma geral, as algas auxiliam no processo de fotossíntese, enquanto que o fungo fornece a umidade e auxilia também na parte da nutrição destes organismos.

O que é o dimorfismo dos fungos?

O dimorfismo é considerado um mecanismo de defesa importante para a adaptação de fungos às condições adversas do hospedeiro humano, à invasão de tecidos e ao estabelecimento da doença (Kurokawa et al., 1998; San-Blas et al., 2002). A temperatura é um dos estímulos mais notórios no dimorfismo do fungo P.

O que são as hifas?

As hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos (cenocíticas, nos Zygomycota) ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas.

Como é o processo de digestão dos fungos?

Digestão extracorporal - tipo de digestão que ocorre em fungos em que as hifas segregam enzimas hidrolíticas que lançam sobre o alimento, ocorrendo uma digestão extracorporal, em que as moléculas complexas ou insolúveis são decompostas em moléculas simples e solúveis que, posteriormente, são absorvidas.

Artigo anterior
O que é água tônica e para que serve?
Artigo seguinte
O que acontece quando a creatinina está baixa?