O que são contratos de execução imediata?

Perguntado por: Carlos Miguel Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

O que são contratos de execução imediata (ou instantâneos)?
As partes adquirem seus direitos e cumprem suas obrigações, ou seja, executam o contrato, no momento de sua celebração.

O que são contratos de execução instantânea?

De execução instantânea são os que se consumam num só ato, sendo cumpridos imediatamente após sua celebração. Ex: compra e venda à vista. Cumprida a celebração, exaurem-se. Extingue-se a obrigação.

O que é um contrato de execução diferida?

A noção de execução diferida no direito brasileiro trata dos contratos cujo momento da realização da prestação (ou início da prestação, se fracionada) é adiada no tempo, havendo um intervalo entre o momento da constituição do contrato e o momento do efetivo adimplemento da prestação.

Como são classificados os contratos?

Em linhas gerais, os contratos podem ser classificados da seguinte forma: Típicos, Atípicos e Mistos.

O que é um contrato de execução continuada?

De execução sucessiva ou de trato sucessivo, ou execução continuada, como denominado no art. 478, do CC, é o contrato que sobrevive, com a persistência da obrigação, muito embora ocorram soluções periódicas, até que, pelo implemento de uma condição, ou decurso de um prazo, cessa o próprio contrato.

Aula 08 Contrato Solene, Exec Imediata, diferida e continuada

17 questões relacionadas encontradas

O que é Eviccao de direito?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

O que é evicção do imóvel?

No setor imobiliário, diz-se que acontece a evicção quando há perda total ou parcial do imóvel em face de terceiro, possuidor de direito anterior, através de decisão judicial.

Quais são os efeitos da evicção?

Na evicção parcial, o evicto pode requerer a rescisão do contrato e a indenização pela perda. No caso de existir interesse na continuidade do bem, é possível requerer somente a indenização. E, por fim, se a perda não for considerável, fará jus apenas a indenização.

O que é um contrato de prestação continuada?

Contrata-se determinada empresa que alocará mão de obra para a satisfação de demanda da entidade contratante e que deverá zelar para que o serviço seja prestado em consonância com o disposto no contrato e seus anexos, em especial se existir acordo de níveis de serviços.

Quais são os requisitos para caracterizar um contrato de natureza contínua?

Destarte, conforme se observa, para que determinado serviço venha a ser considerado de natureza contínua é necessário que cada órgão ou entidade demonstre a sua essencialidade, bem como a necessidade de ser prestado habitualmente, sob pena de a sua paralisação comprometer o desempenho de suas atividades finalísticas.

Quanto ao contrato de execução continuada é correto afirmar que pode ser exigido o cumprimento das prestações de forma simultânea?

pode ser exigido o cumprimento das prestações de forma simultânea. a nulidade do contrato de prestação contínua não afeta seus efeitos já produzidos.

Quais são as espécies de contratos?

  • Depósito.
  • Doação.
  • Mandato.
  • Contrato de constituição de renda.
  • Contrato de Empreitada.
  • Contrato Estimatório.
  • Ação Revocatória.
  • Contrato de compromisso.

Quais são os contratos?

Podemos ter o contrato de compra e venda, com caráter bilateral e consensual; o contrato de troca ou permuta, no qual a troca de bens de valores desiguais é anulável, se não houver expresso consentimento entre as partes envolvidas; o contrato estimatório, no qual as partes envolvidas são o consignante (quem entrega a ...

Como se classifica os contratos quanto à obrigação das partes?

a) Unilateral: consiste no contrato em que só uma da parte tem a obrigação, enquanto a outra apenas concorda com os termos, como no caso do contrato de doação pura. b) Bilateral: é o contrato no qual há prestação e contraprestação estipulada entre as partes, como no contrato de compra e venda.

Não é admitida nos contratos de execução continuada ou diferida?

não é admitida nos contratos de execução continuada ou diferida. a resolução pode ser evitada, oferecendo-se o réu a modificar equitativamente as condições do contrato. a onerosidade excessiva fundamenta-se no princípio da supremacia do interesse público.

Quanto ao tempo de execução dos contratos Eles podem ser?

QUANTO AO MOMENTO DA EXECUÇÃO os contratos podem ser: -De execução imediata: são aqueles que se executam no momento da celebração – ex: compra e venda à vista.

O que é um contrato sucessivo?

Contratos de trato sucessivo ou de execução continuada são os que se cumprem por meio de atos reiterados.

São exemplos de contratos unilaterais?

Contrato Unilateral é aquele em que, no momento da sua formação, só uma das partes assume obrigação em face da outra. Exemplos: doação, mandato, depósito, etc.

O que são contratos unilaterais bilaterais e plurilaterais?

Os contratos unilaterais, bilaterais e plurilaterais, são definidos por um acordo de vontade entre duas ou mais partes, que estipulam direitos e deveres a serem cumpridos com base nos princípios de boa-fé e lealdade.

O que é um contrato impessoal?

O contrato impessoal é aquele que não leva em conta exclusivamente o estado pessoal de certo contratante. O contrato individual diz respeito ao interesse de apenas uma pessoa. Exemplo: na compra e venda, uma pessoa pode contratar outra.

O que são serviços não continuados?

Já os serviços considerados não continuados ou contratados por escopo são aqueles que impõem aos contratados o dever de realizar a prestação de um serviço específico em um período predeterminado, podendo ser prorrogado, desde que justificadamente, pelo prazo necessário à conclusão do objeto, observadas as hipóteses ...

Quais os tipos de contrato de prestação de serviços?

Bilateral (ambos assumem obrigações), comutativo (prestações conhecidas e equivalentes), oneroso (transferência recíproca de direitos e vantagens), consensual e de forma livre.

Quais são os tipos de contratos de trabalho?

Para quem não conhece quais os tipos de contrato de trabalho, podemos citar os principais como sendo os seguintes:
  • contrato por tempo determinado;
  • contrato por tempo indeterminado;
  • contrato de trabalho eventual;
  • contrato de estágio;
  • contrato de experiência;
  • contrato de teletrabalho;
  • contrato intermitente;

Quem responde pela evicção?

Ocorre a evicção quando o adquirente de um bem vem a perder, total ou parcialmente a sua posse e/ou propriedade, em razão de sentença/decisão judicial fundada em motivo jurídico anterior à aquisição da coisa. Art. 447 CC Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção.

Qual o valor da coisa quando sofre evicção?

O preço, seja a evicção total ou parcial, será o do valor da coisa, na época em que se evenceu, e proporcional ao desfalque sofrido, no caso de evicção parcial. Subsiste para o alienante esta obrigação, ainda que a coisa alienada esteja deteriorada, exceto havendo dolo do adquirente.

Artigo anterior
Como deve ser a justificativa de um trabalho?
Artigo seguinte
Quais são as palavras comuns?