O que são contas contábeis?

Perguntado por: Bruna Rodrigues Brito  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

Contas contábeis são a essência da contabilidade, que já foi chamada de "ciência das contas". Sem as contas, preferencialmente organizadas na forma cartesiana ou racional e escrituradas pelo método das ...

Quais são as contas contabeis?

CONTAS CONTÁBEIS

As contas poderão ser ativas, passivas, de resultado, ou de compensação. As contas ativas registram bens e direitos, como numerário (caixa), valores bancários (contas de movimento), clientes (duplicatas a receber), imóveis (terrenos e edificações), etc.

O que são contas para a contabilidade?

“Conta” na linguagem de contabilidade é o nome técnico que identifica cada registro de movimentação financeira. Ou seja, não precisa necessariamente envolver um cálculo. As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado.

Quais são as contas devedoras?

Contas estáveis devedoras: são as que apresentam sempre saldo devedor. Exemplos: Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Despesas, etc. Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

Como as contas contábeis são organizadas?

Sem as contas, preferencialmente organizadas na forma cartesiana ou racional (vide análise contábil) e escrituradas pelo método das partidas dobradas (vide Escrituração), os sistemas de informação que se utilizam de dados empresariais devem ser denominados de Gerenciais ou Administrativos - e não Contábeis.

O QUE É O PLANO DE CONTAS? CONTAS CONTÁBEIS O QUE SÃO? - CONTABILIDADE

17 questões relacionadas encontradas

Como são classificadas as contas?

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Como é feita a escrituração contábil?

A escrituração contábil é uma técnica de controle patrimonial baseado no registro cronológico de todos os fatos contábeis que ocorrem em uma organização. O objetivo por trás dessa técnica é permitir que uma empresa possa controlar o seu patrimônio da melhor forma possível – auxiliando na gestão do negócio.

São exemplos de contas de natureza credora?

As Contas estáveis credoras, normalmente, são classificadas no Passivo, no Patrimônio Líquido e nas Receitas, como, por exemplo, Contas a Pagar, Empréstimos Bancários, Impostos a Recolher, Capital Social Integralizado, Receita de Venda de Mercadorias, Juros Ativos e Receitas de Aluguel.

O que são contas com saldo devedor?

Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor. ...

Quais são as contas de natureza credora?

Natureza Credora ==> 7 reservas de lucros; fornecedores; duplicatas descontadas; capital social; impostos e contribuições a recolher; empréstimos e financiamentos; receitas financeiras a transcorrer.

O que é uma conta patrimonial de 5 Exemplos?

As contas patrimoniais são formadas por dois grupos: o ativo e o passivo. O ativo é composto de bens e direitos e apresentarão saldo devedor. Exemplo: máquinas, imóveis, veículos, caixa e banco (conta movimento) são alguns exemplos de contas patrimoniais ativas.

O que é uma conta de receita?

Receitas. Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.

Qual é a natureza da contabilidade?

A Contabilidade é uma Ciência Social Aplicada que tem como objeto o patrimônio. Para controlar, registrar e mensurar o patrimônio é necessária a criação de um plano de contas adequado à realidade da entidade. Através deste plano de contas, são realizados os lançamentos contábeis.

Quais são as contas que fazem parte do patrimônio líquido?

Dentre o grupo de contas que constituem o patrimônio líquido estão:
  • Capital Social.
  • Reservas de Capital.
  • Ajustes de Avaliação Patrimonial.
  • Reserva de Lucros.
  • Ações em Tesouraria.
  • Lucros ou Prejuízos Acumulados.

Tem sempre saldo devedor?

O Patrimônio Líquido positivo é sempre creditado e o seu saldo é sempre credor, e o Patrimônio Líquido negativo, sempre debitado, seu saldo sempre devedor. O primeiro lançamento que se faz em determinada conta terá que ser de acordo com a sua origem.

Porque as contas do Ativo tem saldo devedor?

MAS POR QUE O ATIVO É DÉBITO E O PASSIVO É CRÉDITO? Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

Porque as contas do Ativo possuem saldo devedor?

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. ... Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica. Quando uma conta dessas serve como origem (crédito) de recursos, ela se torna mais positiva.

O que é uma conta de natureza credora?

PASSIVO: AQUI FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS DEVERES E OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, COMO POR EXEMPLO, FORNECEDORES, EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS, OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS ETC. NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

O que é natureza devedora e natureza credora?

Qual a natureza das contas do ativo? Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.

Qual a ordem da escrituração contábil?

Legislação profissional

I- Escrituração será executada em moeda corrente nacional, em forma contábil, em ordem cronológica de dias, mês, e ano, com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens e, ainda, com base em documentos probantes.

Em que consiste a escrituração contábil?

Escrituração é a técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios, especialmente no Diário e no Razão, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem ou passam vir a modificar a situação patrimonial.

Quais são os tipos de escrituração contábil?

Tipos de livros de escrituração
  • 1.1 Registro de Compras.
  • 1.2 Registro de Inventário.
  • 1.3 LALUR - Livro de Apuração do Lucro Real do Imposto de Renda.
  • 1.4 Registro de entradas ICMS-IPI.
  • 1.5 Registro de saídas ICMS-IPI.
  • 1.6 Registro de apuração IPI-ICMS.

Como ocorre a classificação das contas no Balanço Patrimonial?

As contas no Balanço Patrimonial devem ser incluídas por seu tamanho, natureza ou função de um item e serão classificadas de acordo com os elementos do patrimônio que a registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira e patrimonial da entidade.

Como são classificadas as contas no passivo?

Todas as contas do Passivo encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade.

Artigo anterior
Quantos filhos Hermione teve?
Artigo seguinte
O que é lobista?