O que são constraints sql?

Perguntado por: Diana Sá Magalhães  |  Última atualização: 12. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

ConstraintsConstraints são objetos usados com a finalidade de estabelecer regras referentes à integridade e à consistência nas colunas das tabelas pertencentes a um sistema de banco de dados.

O que é constraint no SQL?

Usando CONSTRAINT, você pode designar um campo como um dos seguintes tipos de restrições: Você pode usar a palavra exclusiva reservada para designar um campo como uma chave exclusiva. Isso significa que nenhum dos dois registros na tabela pode ter o mesmo valor neste campo.

Qual é o objetivo principal das constraints em um banco de dados?

Constraints (restrições), mantém os dados do usuário restritos e assim, evitam que dados inválidos, sejam inseridos no banco.

Para que serve o add constraint?

Este comando, é utilizado para realizar a criação da FK em uma tabela após a sua criação. Utilizamos o comando ALTER TABLE VENDAS , para indicar que será realizada uma alteração em uma tabela, neste caso, será a tabela de VENDAS.

O que é constrain?

constrain()

Restringe um número a ficar dentro de um intervalo.

Es momento de aprender SQL 🔥

28 questões relacionadas encontradas

Quando usar constraint SQL?

Vamos utilizar essa constraints quando na criação de uma tabela temos uma coluna que não pode aceitar valores nulos, então algum erro ou mensagem será gerado caso alguma coluna esteja nula. Essa constraints é usada quando não queremos ter valores repetidos em uma coluna.

O que é o Constraintlayout?

O constraint layout é um junção das duas formas, só que muito mais forte e fácil de usar, usamos no caso as referências de começo, fim, topo e inferior de cada view, dessa forma conseguimos deixar a tela mais organizada e também fazemos o código de maneira mais semântica, assim, para quem for ler o código consegue ...

Como criar uma constraint?

O formato da instrulção é o seguinte: primeiro você deve escrever a instrução ALTER TABLE ADD CONSTRAINT seguida do nome que você deseja para a restrição (no exemplo, o nome escolhido foi “ck_uf”). Depois você escreve a palavra CHECK e define a regra para a restrição entre parênteses.

Qual a função ALTER TABLE constraint?

Especifica o início de uma definição para uma restrição PRIMARY KEY, UNIQUE, FOREIGN KEY ou CHECK, ou um DEFAULT. É o nome da restrição.

Qual a diferença entre primary key e foreign key?

Uma chave primária é necessária para definir uma tabela de banco de dados relacional. Uma chave estrangeira é uma ou mais colunas de outra tabela que faz referência à chave primária de uma tabela. Em alguns SGBDs, defina restrições de chave estrangeira para proteger esse relacionamento.

Quando usar a FOREIGN KEY?

Chave estrangeira, ou Foreign Key (FK), ou ainda chave externa é a chave que permite a referência a registros oriundos de outras tabelas. Ou seja, é o campo ou conjunto de campos que compõem a chave primária de uma outra tabela.

O que são restrições de chave SQL?

Restrições são regras que o Mecanismo de Banco de Dados do SQL Server impõe para você. Por exemplo, você pode usar as restrições UNIQUE para garantir que não há valores duplicados inseridos em colunas específicas que não participam de uma chave primária.

Qual é a função do comando drop no SQL?

Remove uma ou mais funções definidas pelo usuário do banco de dados atual.

O que é constraint foreign key?

Foreign Key Constraints

Uma chave estrangeira (FK) é uma coluna ou combinação de colunas usada para estabelecer e impor um link entre os dados de duas tabelas, a fim de controlar os dados que podem ser armazenados na tabela de chave estrangeira.

Qual a função da constraint default?

Constraint default de coluna

Para colunas se requer um valor padrão para o preenchimento da mesma quando não é definido nenhum valor na inclusão de uma linha na tabela. Nestes casos a coluna deve ter seu preenchimento obrigatório, para que este valor default seja utilizado, como pode ser visto na seguinte tabela.

O que é uma constraint no Oracle?

No Banco de Dados Oracle as Constraints podem ser de um dos diferentes tipos a seguir: NOT NULL – Não permite que uma coluna da tabela não seja preenchida. UNIQUE – Esta Constraint impede que o valor de uma coluna se repita em outras linhas da tabela, ou seja, é uma restrição exclusiva.

Qual tipo de constraint estabelece uma relação entre duas tabelas em um banco de dados?

Chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas.

O que é ALTER TABLE mysql?

Descrição: ALTER TABLE lhe permite alterar a estrutura de uma tabela existente.

Qual é a função da instrução SQL alter?

A instrução ALTER PROCEDURE (SQL) modifica um procedimento SQL existente, alterando as propriedades do procedimento.

Como criar chave primária no SQL?

Usar o SQL Server Management Studio
  1. Em Pesquisador de Objetos, clique com o botão direito do mouse na tabela à qual você deseja adicionar uma restrição exclusiva e selecione Design.
  2. Em Tabela Designer, selecione o seletor de linha para a coluna de banco de dados que você deseja definir como a chave primária.

Como dropar constraint?

Para eliminar as restrições, use a instrução ALTER TABLE com as cláusulas DROP ou DROP CONSTRAINT. Isso permite BIND e continuar acessando as tabelas que contêm as colunas afetadas. O nome de todas as restrições exclusivas em uma tabela pode ser encontrado na exibição do catálogo do sistema SYSCAT.

Como criar Unique Key SQL Server?

Usar SSMS (SQL Server Management Studio)

Na caixa de diálogo Índices/Chaves, selecione Adicionar. Na grade em Geral, selecione Tipo e Chave exclusiva, na caixa de lista suspensa à direita da propriedade e clique em Close. No menu Arquivo, selecione Salvar nome da tabela.

São formas de criação de restrições no ConstraintLayout os seguintes?

São formas de criação de restrições no ConstraintLayout os seguintes: R: B. Margens, posicionamento centralizado, chains e posicionamento circular.

Qual é a função da cláusula having?

Uma expressão que determina quais registros agrupados exibir.

Como apagar uma constraint no mysql?

Use o comando ALTER TABLE pessoa DROP CONSTRAINT pessoa_ibfk_1 para remover a constraint da coluna estado. Use ALTER TABLE pessoa DROP INDEX estado; para remover a chave estrangeira da coluna estado. Após esses dois comandos você poderá remover a coluna.

Artigo anterior
Com quantos meses o bebê pode ficar sentado?
Artigo seguinte
O que é identificação do cartão?