O que são consórcios?
Perguntado por: Alexandre Simões | Última atualização: 19. Februar 2022Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)
Consórcio é uma associação de dois ou mais indivíduos, empresas, organizações ou governos, com o objetivo de participar numa atividade comum ou de partilha de recursos para atingir um objetivo comum.
O que é um consórcio e como funciona?
É uma modalidade de crédito na qual pessoas se juntam para cada uma pagar uma parte do bem. Ele funciona ao contrário do financiamento normal em que você pega o dinheiro emprestado e, depois, paga com juros. No consórcio, basicamente, você paga o banco antes de comprar o bem e tem o dinheiro para comprar à vista.
Qual o conceito de consórcios públicos?
O consórcio público também pode ser considerado como: é uma modalidade de associação entre entes federados, que compõem a administração indireta dos entes consorciados, com vistas ao planejamento, à regulação e à execução de atividades de um modo geral ou de serviços públicos de interesse comum de alguns ou de todos os ...
Quais são as regras do consórcio?
A administradora cria os grupos e cada pessoa paga o valor da parcela acordada em contrato. Ao atingirem um número X de pessoas interessadas em comprar um carro, por exemplo, o grupo é fechado e todos começam a pagar as parcelas mensais. Todos os meses, a administradora sorteia uma carta de crédito com o grupo.
Qual o objetivo de um consórcio?
Consórcio é a união de pessoas físicas e/ou jurídicas em grupo com o objetivo de adquirir bens ou serviços. Esse grupo tem prazo de duração e número de participantes determinados e propicia aos consorciados, em iguais condições, a aquisição do bem ou serviço.
CONSÓRCIO: 1 - O que é? Como Funciona?
Qual a vantagem de fazer um consórcio?
- Redução da carga tributária. ...
- Flexibilidade. ...
- Poder de compra à vista. ...
- Planejamento da compra. ...
- Poder de antecipação da compra. ...
- Versatilidade do uso do crédito. ...
- Menos burocracia. ...
- Períodos prolongados de pagamento.
Quando você faz um consórcio?
Consórcio é uma modalidade de compra, na qual as pessoas – físicas ou jurídicas – se unem em Grupos, com a finalidade de formar uma poupança para programar a aquisição de bens, como carros e motos, sem pagar juros ou entrada.
Quais as chances de ser contemplado em um consórcio?
"O cliente deve pedir que o vendedor esclareça o tamanho do grupo que está oferecendo, já que sua probabilidade de ser sorteado é de 1 sobre a quantidade de cotistas do grupo. Então, melhor estar num grupo de 100 cotistas, desde que saudável, do que num grupo de 3.000 cotistas", diz Pinheiro.
Como funciona a contemplação de um consórcio?
Quando um consorciado adquire a permissão para retirar a carta de crédito de seu consórcio, antes mesmo de finalizar a quitação do seu plano, falamos que ele foi contemplado. A contemplação é a atribuição do crédito ao cotista para a aquisição de bem ou serviço.
Quem pode fazer um consórcio?
Para entrar em um consórcio é preciso ser maior de 18 anos, pois apenas pessoas maiores de idade são autorizadas a firmar um contrato. Qualquer pessoa, a partir dessa idade mínima, pode participar. Uma dúvida que muitos têm é em relação ao nome sujo. Pois bem, é possível participar de um consórcio com o nome sujo.
Como é o procedimento de um consórcio público?
O protocolo de intenções é o documento mais importante para a constituição de um consórcio. Após as etapas 1 e 2, será convocada a assembléia geral do consórcio público, que verificará a ratificação do protocolo por parte de cada consorciado, proclamando o consórcio como constituído.
Como funciona o consórcio Intermunicipal?
O consórcio intermunicipal de Saúde é uma iniciativa autônoma de municípios localizados em áreas geográficas próximas que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços à população das cidades participantes.
Qual o regime jurídico dos consórcios públicos?
Os consórcios públicos, regidos pela Lei nº 11.107/2005, são associações de entes públicos, ou seja, são formados por pessoas jurídicas de Direito Público (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), com vistas à realização de atividades de interesse comum dos entes consorciados, com um vasto campo de aplicação.
Quais são os riscos de um consórcio?
Um dos grandes riscos do consórcio é a “quebra” da administradora. Por isso, é imprescindível checar o histórico, a solidez e a idoneidade da empresa. Outro ponto importante é analisar a inadimplência dos participantes do consórcio: se for alta, é um bom indicativo de que as contas podem não fechar no final.
Quais as vantagens e desvantagens de um consórcio?
- Menos burocracia. Um grande benefício do consórcio é que ele é menos burocrático do que o financiamento. ...
- Menor custo. ...
- Várias opções de crédito. ...
- Não há taxa de juros. ...
- Autorização do Banco Central. ...
- Compra planejada. ...
- Liberdade de escolha do bem. ...
- Reajuste da carta de crédito.
Como funciona a venda de um consórcio?
A compra e venda de um consórcio contemplado é totalmente legal, seguindo a Lei nº 11.795/08. Ela diz que o consorciado poderá vender a sua cota após avaliação e aprovação da sua Administradora. Os cuidados ao vender um consórcio contemplado devem ser os mesmos de quem vende uma cota não contemplada.
Como saber se foi contemplado em um consórcio?
Após a realização da assembleia mensal, a administradora informa quem foram os contemplados por sorteio e lance. É neste momento que o consorciado fornece os documentos cadastrais requisitados pela administradora de consórcio e informa como será utilizada a carta de crédito.
O que acontece se eu der um lance e não for contemplado?
Lances fixos, na maioria dos casos, são de valores mais baixos que os lances livres. Quem opta por ele e não é contemplado tem a chance de participar nos meses seguintes. Lembre-se que, se você ofertou um lance e não foi contemplado, não é necessário pagar o valor oferecido.
Como ser contemplado no consórcio mais rápido?
O primeiro e mais básico dos passos para ser contemplado mais rápido no consórcio é, logicamente, manter as suas cotas em dia. Isso não apenas ajuda a manter a saúde financeira do grupo, o que possibilita o máximo de contemplações possíveis, como também é um requisito para que você participe das assembleias.
Quanto dar de lance em um consórcio?
O ideal é que o lance seja de 30% a 50% do valor total da carta de crédito. Mas sempre é importante observar as estatísticas do seu grupo de consórcio. No entanto, se você não tiver essa quantia, opte pela época do ano em que a concorrência costuma ser mais baixa, como é o caso de dezembro, janeiro e fevereiro.
Quanto tempo leva para ser contemplado no consórcio?
Num consórcio de imóveis, por exemplo, os grupos geralmente duram 180 meses, ou seja, você tem até 15 anos para ser sorteado, embora existam grupos com tempo menor, além de estratégias via lance que já explicamos. Para veículos, existem grupos de 36 até 120 meses. Já para serviços, os grupos geralmente são de 48 meses.
Para quem o consórcio é indicado?
Os participantes do consórcio devem contribuir todos os meses com um determinado valor, previamente estipulado no contrato e definido de acordo com o crédito. ... Isso significa que o consórcio é uma opção indicada para quem não tem tanta pressa na aquisição do imóvel.
Precisa comprovar renda para fazer um consórcio?
4 – Você não precisa comprovar renda ou apresentar garantias. A administradora de consórcios precisa se certificar que o consumidor será capaz de cumprir com seus compromissos com o grupo.
É preciso ter o nome limpo para fazer um consórcio?
Não se preocupe: você pode fazer um consórcio mesmo com o nome sujo. Pois, seu crédito não será analisado enquanto você não for contemplado.
Qual a desvantagem do consórcio?
2° Desvantagem: Fundo comum e outros custos
Os financiamentos têm juros. E o consórcio, como você viu há pouco, de fato não tem juros. Mas tem outros custos. Principalmente a taxa de administração, que pode ser tão alta quanto os juros – ou até mais alta.
Qual é o país que tem mais dinheiro?
Qual o formato do hexágono?