O que são consequencialistas?

Perguntado por: Iris Amaral de Monteiro  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

Consequencialismo é um termo filosófico criado por Elizabeth Anscombe em “Modern Moral Philosophy”, 1958, para defender a tese de que um agente é responsável tanto pelas consequências intencionais de um ato, como pelas não intencionais quando previstas e não evitadas.

O que significa consequencialistas?

O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências.

O que é o raciocínio consequência lista?

Como explica Philip Pettit (1991, p. 230-40), o raciocínio consequencialista é instrumental: os agentes devem praticar ações que gerem consequências valiosas, ainda que a ação, em si mesma, não expresse esses valores.

O que é consequencialismo utilitarista?

O utilitarismo é uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.

Qual a principal ideia da ética das consequências?

Consequentialism. O utilitarismo avalia as ações com base nas consequências, e prescreve que uma conduta só deve ser materializada se for resultar na felicidade do maior número de pessoas. Ou seja, as consequências vantajosas para o maior número são o parâmetro a ser seguido na tomada de decisões.

Ética consequencialista

35 questões relacionadas encontradas

O que diz o princípio da ética do utilitarismo?

Utilitarismo é uma teoria filosófica que busca entender os fundamentos da ética e da moral a partir das consequências das ações. Neste caso, o utilitarismo consiste na ideia de que uma ação só pode ser considerada moralmente correta se as suas consequências promoverem o bem-estar coletivo.

Qual a ideia principal que caracteriza o utilitarismo?

O utilitarismo é uma doutrina que avalia a moral e, sobretudo, as consequências dos atos humanos. Caracteriza-se pela ideia de que as condutas adotadas devem promover a felicidade ou prazer do coletivo, evitando assim as ações que levam ao sofrimento e a dor.

Qual a diferença do utilitarismo para o consequencialismo?

O Utilitarismo é uma teoria em ética normativa que apresenta a ação útil como a melhor ação, a ação correta. ... Após a adoção do termo consequencialismo, como uma categoria, o termo "utilitarismo" passou a designar apenas a teoria mais próxima daquela defendida por Bentham e Mill, a maximização da promoção da felicidade.

Quanto ao conceito de consequencialismo é correto afirmar que?

Quanto ao conceito de consequencialismo, é correto afirmar que: A - Implica a ideia de que apenas as consequências de uma ação são relevantes para avaliar seu valor moral B - Pressupõe a ideia de que as consequências e as intenções do agente são importantes para avaliar o valor de sua ação C - Para o consequencialismo, ...

O que é o utilitarismo Clássico?

Utilitarismo clássico

Assim, a “utilidade” é o que endossaria a chamada “meta utilitária”. De forma simplificada, o principio filosófico do utilitarismo clássico analisa as questões de forma consequencialista, bem-estarista, agregativa, maximizadora e impessoal.

O que é uma consequência lógica?

Resumo: A noção de consequência lógica criada por Tarski é definida como a preservação da verdade, ou de um conjunto de valores-de-verdade, das premissas para a conclusão.

Como age o consequencialista?

Teorias consequencialistas defendem, como já dissemos, que a corretude de uma ação/regra se dá exclusivamente pela as consequências que produz. ... Um exemplo simples pode nos ajudar a pensar em como consideramos as piores e melhores consequências e como podemos considerar o valor (e o desvalor) de certas ações.

Quais as consequências da Filosofia?

Mas a reflexão e a análise de questões fundamentais têm muito mais consequências práticas do que parece. A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

O que a deontologia?

Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

Qual a forma mais comum de consequencialismo?

Resposta: O consequencialismo das regras, cujo representante mais influente é talvez R. B. Brandt (1979), é a opção mais frequente.

Qual é a forma mais comum de consequencialismo?

Versão mais comum do consequencialismo é o utilitarismo. Nele, ação correta é a que promove maior bem para maior número de pessoas.

Qual é a diferença entre ética e moral?

Diferença entre MORAL e ÉTICA = Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da Moral .

Quais as diferenças entre a teoria ética do utilitarismo é a teoria ética de Kant?

A ética de Kant é chamada de deontológica ao passo que o utilitarismo é chamado de consequencialista. ... A abordagem deontológica de Kant afirma que a única coisa que deve ser considera ao avaliarmos se uma pessoa agiu moralmente ou não é sua intenção.

Qual a diferença entre a filosofia de Bentham e Mill?

Para Bentham, a maior felicidade para maior quantidade de pessoas é o bom. Se alguém age e, portanto, gera maior felicidade que o contrário de sua ação, então sua ação é ética. Mill, pouco tempo depois, separa essa felicidade em prazer e dor, seguindo seu colega Bentham em sentido amplo.

Qual é a diferença entre as concepções Consequencialistas teleológicas e não Consequencialistas deontológicas da moralidade?

1 Qual é a diferença entre as concepções consequencialistas (teleológicas) e não consequencialistas (deontológicas) da moralidade? agente ou para todos os envolvidos. No caso das segundas concepções, o critério da moralidade está fora das consequências, ou reside em algum ser supremo, na natureza, ou no próprio agente.

O que é utilitarismo Brainly?

O utilitarismo é uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.

Quais são as duas principais críticas que se fazem a teoria utilitarista de Jeremy Bentham?

Seu ponto de partida foi a crítica ao legalismo da escola analítica de jurisprudência[4], pois o lema é a maior felicidade para o maior número de pessoas. Tal é a ética hedonista, justamente o que proporciona prazer é bom e evitar o sofrimento, é este o objetivo do utilitarismo.

O que é o utilitarismo segundo Jeremy Bentham?

Jeremy Bentham

Pode-se conceituar o utilitarismo como o entendimento segundo o qual o ser humano busca sempre o prazer e evita a dor, ou seja, visa sempre ao próprio bem-estar. Uma ação será útil, portanto, quando maximizar a felicidade que alguém pode alcançar.

O que diz o princípio da ética do utilitarismo Amarás o teu próximo como a ti mesmo?

O que diz o princípio da ética do Utilitarismo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Age de maneira a trazer o maior contentamento para o maior número de pessoas. O respeito por todas as formas de vida é fundamental.

Qual era a intenção da teoria utilitarista?

As teorias utilitaristas defendem que para a avaliação da moralidade dos atos humanos se deva sempre levar em conta as conseqüências, os resultados das ações, se esses propiciarem o "maior bem-estar para o maior número possível de pessoas", ou seja, a maximização do bem-estar.

Artigo anterior
Quais são as três etapas abrangentes que compoem a logística?
Artigo seguinte
Quando se iniciou a idolatria?