O que são conjunções subordinativas Cite todas?

Perguntado por: Salvador Henrique Domingues  |  Última atualização: 19. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

As conjunções subordinativas são os termos que ligam duas orações sintaticamente dependentes. ... As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

O que é conjunções e exemplos?

Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)

Como identificar conjunções subordinativas?

→ Podemos classificar as conjunções subordinativas em:
  1. • integrantes – são introdutórias de orações subordinadas substantivas: que, se, como, etc.; ...
  2. • causais – exprimem causa: porque, como, uma vez que, já que, etc.; ...
  3. • concessivas – exprimem concessão: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.;

Quais são as conjunções?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

CONJUNÇÃO: CONJUNÇÕES SUBORDINADAS - CONECTIVOS - Profa. Pamba

30 questões relacionadas encontradas

Quando é que tipo de conjunção?

8. Conjunções Temporais. Iniciam orações subordinadas que dão ideia de tempo: logo que, antes que, quando, assim que, sempre que.

Quando é que conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Como identificar uma conjunção coordenativa?

Podemos classificar as conjunções coordenativas em:
  1. • aditivas - exprimem ideia de adição, soma: e, não só, mas também, nem (= e não) etc.; ...
  2. • adversativas – exprimem ideia de contraste, oposição: mas, porém, contudo, no entanto, entretanto, etc.;

Como é uma conjunção?

“Como”, uma conjunção, várias classificações
  1. A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. ...
  2. Veja a seguir:
  3. Causal:
  4. Comparativa:
  5. Conformativa:
  6. A seguir, algumas dicas serão dadas para ajudá-lo na classificação da conjunção subordinativa como.

O que é uma preposição exemplos?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Exemplos: Casa de Luís (relação de posse); Chegou com ela(relação de companhia).

Qual a função das conjunções?

As conjunções são unidades da língua que apresentam as funções de conectar ou transpor orações e outros termos do enunciado.

Quantas e quais são as conjunções coordenativas?

As conjunções coordenativas têm a função de ligar termos ou orações com funções gramaticais idênticas. Elas dividem-se em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Que é conjunção explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas

São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.

Quais são as conjunções adverbiais?

As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.

Como ou como que?

Usa-se «como se» seguido de oração com o verbo no conjuntivo («como se estivesse escrito»). Depois de «como que», ocorre uma oração com o verbo no modo indicativo ou um predicativo do sujeito realizado por um adjetivo ou uma expressão nominal: ... «Tudo aparece como que uma visão paradisíaca» (predicativo do sujeito).

Como ou como?

A forma correta de escrita é como de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, não é acentuado. Como, como forma verbal, é referente ao verbo comer – é primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo. Ás vezes como por gula.

Qual a função do Como?

Funções da palavra COMO
  1. Serve para introduzir as Orações Subordinadas, e assume alguns significados diferentes, dependendo da oração da qual faz parte:
  2. Pode ser substituída por quando ou logo que.
  3. Assume a mesma função do por que.
  4. Tem valor de conforme.

O que são as conjunções coordenativas?

É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção. Não comi bolo nem torta.

Quando é conjunção subordinativa?

Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc.

Qual é a classificação de quando?

advérbio Em qual circunstância, situação, tempo (ocasião temporal): disse que a encontraria, mas não disse quando. ... [Gramática] Inicia orações subordinadas adverbiais denotando: tempo, proporção, condição e concessão. locução conjuntiva Quando quer que.

Quando é um advérbio de tempo?

Advérbio de Tempo

Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, entrementes, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente.

Qual é a diferença de quando e quanto?

Quando não pode ser nunca pronome relativo, mas pode, sim, ser advérbio relativo e interrogativo. Quanto é que, além de também ser adv. ... (como quando), pode pertencer à categoria dos pronomes relativos e interrogativos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Quando é preposição?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

Qual é a classe gramatical de que?

⇒ Pronome indefinido: nesse caso, pode funcionar como pronome substantivo ou pronome adjetivo: ⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você?

Artigo anterior
O que comer com aveia no café da manhã?
Artigo seguinte
O que são os planos e eixos?