O que são conceitos epidemiológicos?

Perguntado por: Carlos Ivo Matos de Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...

Quais são os conceitos da epidemiologia?

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.

Qual o conceito de epidemiologia e como se aplica?

O que é Epidemiologia:

Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.

Quais são os fatores epidemiológicos?

A epidemiologia, portanto, é um campo da ciência que trata dos vários fatores genéticos, sociais ou ambientais e condições derivados de exposição microbiológica, tóxica, traumática, etc. que determinam a ocorrência e a distribuição de saúde, doença, defeito, incapacidade e morte entre os grupos de indivíduos.

Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?

estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.

Epidemiologia: Conceitos Fundamentais

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os três eixos da epidemiologia?

Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.

Quais são os principais sistemas de informação epidemiológica?

Índice
  • SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE (SIM)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES (SIH/SUS)
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES AMBULATORIAIS DO SUS (SIA/SUS)
  • OUTRAS IMPORTANTES FONTES DE DADOS.

Quais são os princípios básicos da epidemiologia?

A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde (como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde) não se distribuem ao acaso entre as pessoas.

Quais são os pilares da epidemiologia?

Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.

Quais são os seis elementos da cadeia epidemiológica?

A cadeia epidemiológica organiza a se- quência da interação entre o agente, o hospedeiro e o meio. Ela é composta por seis elementos, que devem estar presentes para que ocorra a infecção: agente infeccioso, fonte, porta de saída, forma de transmissão, porta de entrada e hospedeiro suscetível.

Quais são as aplicações da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Qual a importância da epidemiologia para a sociedade?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.

Qual o objetivo dos estudos epidemiológicos?

Uma definição singela da Epidemiologia (entre as inúmeras existentes) apresentada por Rouquayrol (1993) - "ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas ...

O que é o conceito ampliado de saúde?

Conceito Ampliado de Saúde: Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.

Como são classificados os estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

Quais são as raízes da epidemiologia?

Discute-se as raízes da Epidemiologia a partir do tripé Clínica-Estatística-Medicina Social, o seu desenvolvimento inicial subsidiário à Saúde Pública, a sua constituição ideológica e o seu avanço técnico no bojo do projeto preventivista.

Quais são as etapas da Vigilância Epidemiológica?

  • Coleta de dados sobre os casos. Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
  • Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
  • Busca ativa de casos. Processamento e análises parciais dos dados. ...
  • Processamento e análises parciais dos dados. Encerramento de caso. ...
  • Encerramento de caso. Relatório final.
  • Relatório final.

Quais os princípios fundamentais sobre saúde e doença?

Descentralização; Regionalização e hierarquização; • Participação da comunidade; É por intermédio dessas diretrizes, tendo em vista o alicerce estrutural dos princípios da universalidade, eqüidade e integralidade, que o SUS deve se organizar.

Quais os principais SIS?

Sistemas de Informação
  • Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM. ...
  • Sistema de Informações de Nascidos Vivos - SINASC. ...
  • Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan. ...
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações - SI-PNI.

Quais são os tipos de sistemas de informação?

De acordo com (O' Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.

Quais são os SIS?

Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação, em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados.

Quais são os três tipos de medidas de prevalência?

Existem três tipos de medidas de prevalência:
  • Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).
  • Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).

O que foi o movimento Preventivista?

O Movimento Preventivista tinha como ideal a prevenção do processo de doença através da interferência ao agente causador, da melhoria da higiene do ambiente e de outros fatores predisponentes, como: educação, promoção da saúde e mudanças de hábito.

Quais as principais variáveis no estudo epidemiológico descritivo?

A pesquisa epidemiológica
  • Variáveis relacionadas às pessoas. ...
  • - Variáveis demográficas: idade, sexo, grupo étnico.
  • - Variáveis sociais: estado civil, renda, ocupação, instrução.
  • - Variáveis que expressam estilo de vida: hábito de fumar, consumo alimentar, prática de exercício físico e consumo de drogas.

Qual é a importância do estudo da epidemiologia no curso de enfermagem?

A epidemiologia contribui como instrumento de investigação que possibilita: adequar recursos e serviços para atender às necessidades de saúde e seus determinantes; realizar a comunicação objetiva entre profissionais da administração e os da saúde; capacitar o enfermeiro para suas ações nas atividades junto a vigilância ...

Artigo anterior
Como se escreve a palavra arcaico?
Artigo seguinte
Que tipo de droga deixa a pessoa nervosa?