O que são colonias de exploração?

Perguntado por: Cláudia Clara de Silva  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

No início do século XVI, com as Grandes Navegações e o Descobrimento da América, o interesse em explorar e conquistar novas terras ganhou força. Dessa maneira, surgiram os colonizadores em áreas distintas, carregando a bandeira de variadas metrópoles, seja sob a égide do catolicismo ou protestantismo.

Quais são as colônias de exploração?

Colônia de exploração é um termo usado para denominar uma das formas de colonização que foi empregada pelos europeus a partir da conquista de territórios a partir do século XVI. ... Esse sistema de colonização foi adotado em colônias da América do Sul, África e Ásia.

O que são colônias de exploração e de povoamento?

Os termos colônias de exploração e colônias de povoamento referem-se aos respectivos modelos coloniais implantadas por potências europeias em seus processos de dominação política, econômica, cultural e militar das Américas no decorrer dos séculos XVI e XVII.

Quais são as principais características de uma colónia de exploração?

Colonização de exploração
  • Latifúndio (extensa propriedade agrícola)
  • Monocultura (especialização em um único produtoː no Brasil, foi o caso da cana-de-açúcar)
  • Escravidão (força de trabalho escrava)
  • restrições à industrialização.
  • produção voltada para o mercado externo.
  • dependência em relação à metrópole.

Qual o objetivo das colônias de exploração?

Após a posse dessas terras, elas ficaram conhecidas como colônias de exploração. O principal objetivo dessa exploração era estabelecer a extração de recursos naturais para manter um mercado lucrativo e favorável.

COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO E DE EXPLORAÇÃO: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS? | EF08GE13 | EF09HI14

27 questões relacionadas encontradas

Qual era o objetivo das colônias de povoamento?

O nome “colônia de povoamento” surgiu justamente porque nesse modelo, um dos objetivos era o de povoar o território e desenvolver atividades comerciais, como a agricultura, para suprir as necessidades das pessoas que viviam nas colônias.

O que eram as colônias de imigrantes?

A criação de colônias onde eram assentados imigrantes europeus foi uma política que visava diversificar a economia, garantir o abastecimento de alimentos, ocupar regiões estratégicas do território brasileiro, bem como "branquear" a população. Foram criadas colônias alemãs com ênfase nas províncias do Sul.

São características de países que passaram pelo processo de colonização de exploração?

Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros).

Quais as principais características das colônias do Sul?

As colônias do Sul possuíam um clima quente e desenvolveram grandes plantações denominadas plantation, baseadas na monocultura de produtos como tabaco, algodão e arroz, que eram destinados à exportação. O Sul contava com imensa mão de obra escravista.

São características das colônias de exploração implantadas no continente americano?

São características das Colônias de Povoamento implantadas no Continente Americano a partir do século XVII:
  • trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e Pacto Colonial.
  • pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura, autonomia econômica e mão de obra livre.

O que eram as colônias de povoamento?

Os conceitos de colonização de povoamento, colonialismo de ocupação ou colônia de povoamento é o termo que se menciona para explicar o processo de formação colonial promovida por um estado maior. ... Os ingleses colonizaram os Estados Unidos assim como uma parte do Canadá que ficou dividido outra parte com os franceses.

Quais são as limitações do uso das expressões colônias de povoamento e colônias de exploração?

Colônias de Povoamento: A Colônia de Povoamento, além de povoar o território, desenvolvia a terra para suprir as necessidades de seus moradores. Colônias de Exploração: Colônia de exploração é uma terra em que a metrópole vem colonizar para explorar algo de valor.

Quais são os tipos de colônias?

As colônias em geral se dividem em dois tipos: colônias de povoamento e colônias de ocupação. As colônias de povoamento se formavam em lugares pouco habitados. Cidadãos comuns se mudavam para esses lugares, passando a cultivar a terra e estabelecendo pequenos negócios.

Qual o tamanho da propriedade estabelecida nas colônias de povoamento?

A colonização de povoamento na América do Norte foi marcada pelas seguintes características: As propriedades principais eram pequenas e médias. Foram se formando fazendas quando os colonos dividiram a terra entre eles, graças à negligência salutar.

Em qual clima se desenvolveram as colônias de povoamento?

As colônias de povoamento correspondem àquelas que se desenvolveram nas áreas temperadas da América, melhor exemplificadas com as colônias inglesas da América do Norte, especialmente a Nova Inglaterra.

Quais são as características das colônias do Sul?

Colônias do Sul: colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.

Qual foi o desenvolvimento econômico das colônias do Sul?

Esse grupo de colônias desenvolveram economias prósperas baseadas no cultivo de culturas comerciais, como tabaco, índigo (matéria-prima para o anil), e arroz.

Qual o sistema predominante na economia das colônias do Sul?

Sistema plantation é um termo utilizado para o sistema econômico que originou-se no período colonial do século XVI e foi inserido nas colônias tropicais da Ásia, África e América Latina. Dessa forma, esse sistema tem traços ligados ao mercantilismo especulativo com marco na colonização dessas regiões tropicais.

Qual foi o tipo de colonização que ocorreu nos Estados Unidos?

Consequentemente, surgiram as colônias de povoamento. É importante notar que no atual território dos Estados Unidos conviveram dois tipos de colonização: a de povoamento no norte temperado e a de exploração no sul.

Quais são as colônias de imigrantes no Brasil?

Eles vieram para povoar, preferencialmente, as colônias das Regiões Sudeste e Sul do país, onde foram estabelecidas, por iniciativa do governo imperial, as colônias de São Leopoldo (RS), São Pedro de Alcântara e Mafra (SC) e Rio Negro (PR). ...

Quais são os grupos de imigrantes?

Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total.

Que imigrantes vieram de forma forçada para o Brasil?

“Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).

O que é o povoamento?

Significado de Povoamento

substantivo masculino Ação ou efeito de povoar (tornar povoado); povoação. [Brasil] Mata constituída por um grande número de árvores de diferentes espécies. Etimologia (origem da palavra povoamento). Povoar + mento.

Quais são os principais tipos de colônias que o mundo viveu?

Havia dois tipos de colónias, as apoikiai e as emporia. As primeiras eram cidades-estado autónomas; as segundas eram colónias que funcionavam como meros entrepostos comerciais.

Quais são os tipos de colonização da África?

Índice
  • 2.1 A colonização portuguesa.
  • 2.2 A colonização francesa.
  • 2.3 A colonização britânica.
  • 2.4 A colonização neerlandesa.
  • 2.5 A colonização belga.
  • 2.6 A colonização espanhola.
  • 2.7 A colonização italiana.
  • 2.8 A colonização alemã

Artigo anterior
A terra gira a quantos km por hora?
Artigo seguinte
Quanto custa para tirar o passaporte no brasil?