O que são cocos?

Perguntado por: Luna Constança Barros de Matias  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

Cocos são bactérias de forma esférica, ovoide ou arredondada. Quando agrupadas aos pares, recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos, estes são denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva, recebem a designação de estafilococos.

Que tipo de doença é causada pela bactéria cocos?

As principais doenças conhecidas são: pneumonia e meningite, além de bacteremia, otite, sinusite, entre outras. Causam hemólise do tipo alfa, destruindo parcialmente os eritrócitos.

O que causa infecção por cocos?

Coco é um nome genérico para determinar certo tipo de espécie de bactéria baseado no formato dela. Existem diversos tipos de cocos. Em geral, são cocos gram positivos, mas podem também ser negativos (vivem agrupados em cocos). Podem ser adquiridos através de contato, gotícula, aerossol, sexo.

Como se trata cocos?

O medicamento mais indicado é o metronidazol®, oral ou creme vaginal. A prescrição é definida caso a caso; quando for oral a dose é de 500 mg - 2x ao dia durante 7 dias; quando tópico, uma aplicação ao dia por 5 a 7 dias consecutivos. Outras opções de tratamento são o uso de clindamicina®, secnidazol® ou tinidazol®.

Quais são os sintomas de cocos?

Clinicamente, esta infecção pode apresentar de forma assintomática ou sintomática, sendo que os principais sintomas são aumento da frequência urinária, urgência miccional, disúria, mudança na cor e aspecto da urina, presença de hematúria e piúria (>10.000/mL).

Formato das bactérias: Microbiologia

44 questões relacionadas encontradas

O que significa presença de cocos Gram-positivos?

Os estafilococos são cocos Gram-positivos, podem se apresentar isolados ou aos pares, em cadeias curtas ou agrupados. O aspecto macroscópico da colônia em meio sólido, presença de pigmento e hemólise em ágar sangue de carneiro são características auxiliares na identificação destes microrganismos.

O que é cocos anaeróbios?

Os cocos anaeróbios normalmente não estão as- sociados com infecções características ou espe- cíficas, podendo ter patogenicidade limitada. Os cocos gram-positivos anaeróbios estri- tos formam um grupo heterogêneo, definido pela sua morfologia e pela sua incapacidade de cres- cer na presença do oxigênio.

O que é cocos e Lactobacillus?

Os lactobacillus sp são bactérias que fazem parte da flora vaginal e, juntamente com outras bactérias, constituem um mecanismo de defesa natural contra micro-organismos causadores de doenças. Os lactobacillus sp contrabalanceiam a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos no interior da vagina.

O que é Gardnerella é como se pega?

Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da microbiota vaginal comensal, ou seja, pode habitar o canal vaginal sem causar nenhum problema à mulher, mas, em condições especiais, pode tornar-se patogênica.

Como se contrai a bactéria estreptococos?

A bactéria pode ser transmitida pelo contato com lesões de pele infeccionadas ou gotículas de saliva expelidas pela boca ou PELO nariz.

O que a micose pode causar?

Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em geral, ela provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas.

Como se pega uma infecção por bactéria?

A propagação das bactérias ocorre de diferentes formas e pode dar-se através de água ou de alimentos contaminados, através de contacto sexual, através do ar quando se espirra ou tosse, através do contacto com animais, através do toque pessoas infectadas ou mesmo a partir de uma parte do corpo, onde as bactérias estão ...

Que doença é causada pela bactéria Streptococcus?

Infecções estreptocócicas. Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite.

Quais são as doenças causadas por bactérias?

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento
  1. Infecção urinária. ...
  2. Meningite. ...
  3. Clamídia. ...
  4. Gonorreia. ...
  5. Sífilis. ...
  6. Hanseníase. ...
  7. Coqueluche. ...
  8. Tuberculose.

O que significa presença de cocos no exame preventivo?

Bacilos e cocos são bactérias NORMAIS e existentes na flora vaginal. Não precisa fazer nada! Se coletou seu preventivo, deve voltar em consulta para conversar e se informar com o seu médico. Tem outros dados importantes do exame preventivo que devem ser avaliados pelo profissional.

O que é cocos na ginecologia?

De acrodo com sua forma as bactérias são divididas em dois grandes grupos. Os cocos recebem este nome por serem bactérias arredondadas e granulosas; já as bactérias morfologicamente semelhantes a bastonetes recebem a denominação de bacilos.

O que quer dizer Lactobacillus sp?

O Lactobacillus sp é a espécie bacteriana predominante no meio vaginal, determinando pH ácido (3,8 a 4,5) que inibe o crescimento de várias outras bactérias que potencialmente são nocivas à mucosa vaginal2.

Qual o tratamento para Lactobacillus?

Para tratar infecções vaginais recorrentes é necessário tomar 1 a 3 cápsulas de lactobacilos acidófilos, todos os dias, no café da manhã, almoço e jantar, durante 1 mês para depois avaliar os resultados.

O que é uma bactéria anaeróbia?

Anaeróbias: aquelas que têm dificuldade de viver ou crescer na presença de oxigênio. Bactérias facultativas: aquelas que podem viver e crescer com ou sem oxigênio.

Como se organizam os cocos?

Os cocos podem crescer em pares, cadeias ou aglomerados, dependendo de sua orientação e fixação durante a divisão celular. Ao contrário de muitas bactérias em forma de bacilo, a maioria das bactérias dos cocos não possui flagelos e não é móvel.

O que significa bacilos Gram positivos no exame de urina?

Infecções por bacilos Gram-Positivos

Algumas bactérias Gram-positivas (por exemplo certos estreptococos) podem penetrar profundamente no tecido, enquanto outras causam danos através da produção de substâncias extremamente tóxicas (por exemplo as toxinas produzidas por Clostridium botulinum).

Qual antibiótico para Gram positivo?

A vancomicina (15) em geral é o antibiótico de última escolha frente a patógenos Gram positivo resistentes, em particular contra espécies de Enterococcus.

Qual a diferença entre a bactéria Gram positiva e Gram-negativa?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

Quais são as bactérias Gram positivo?

Exemplos de bactérias Gram-positivas

Bacillus, Nocardia, Clostridium, Propionibacterium, Actinomyces, Enterococcus, Cornyebacterium, Listria, Lactobacillus, Gardnerella, Mycoplasma, Staphylococcus, Streptomyces, Streptococcus.

Artigo anterior
O que é a linguagem Conativa?
Artigo seguinte
Como colocar referencia de revista?