O que são citocinas inflamatórias?

Perguntado por: Juliana Érica Pinheiro Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

Ou seja, em uma linguagem simples, as citocinas são moléculas que participam da comunicação entre as células e desempenham um papel particularmente importante na regulação do sistema imunológico, acelerando o processo inflamatório para lidar com infecções e também para iniciar o processo de cicatrização.

Quais são as citocinas inflamatórias?

As principais citocinas pró-inflamatórias são IL-1, IL-2, IL-12, IL-18, IFN-γ e TNF-α. Uma peculiaridade das citocinas é que elas podem ter ações variáveis no organismo.

Qual é a função da citocina?

As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune (1-3).

Qual é a função das citocinas inflamatórias?

As citocinas são produzidas durante a fase de ativação e fase efetora da imunidade para mediar e regular a resposta inflamatória e imunitária. Têm uma vida média curta. Estas só estimulam as células com recetores específicos na membrana da célula alvo, têm uma ação extremamente potente.

O que são citocinas e como elas agem de forma geral?

As citocinas são um grande grupo de proteínas, peptídeos ou glicoproteínas secretadas por células específicas do sistema imunológico. As citocinas são uma categoria de moléculas sinalizadoras que mediam e regulam a imunidade, a inflamação e a hematopoiese.

Aula: Imunologia - Citocinas (1/3) - Visão Geral | Imunologia #9

17 questões relacionadas encontradas

Quais as funções e como são classificadas as citocinas na resposta imune?

Citocinas podem ser classificadas de diversas maneiras: pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, de acordo com sua atividade, em qual tipo de resposta imunológica (inata ou adquirida) está envolvida ou atividade celular (interleucinas e quimiocinas) A classificação das citocinas segundo sua atividade, seria: ...

Quais são os tipos de citocinas?

Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.

Qual a função do TNF?

As funções biológicas do TNF-? englobam a proliferação e a diferenciação celulares, tumorigénese, morte celular apoptótica ou necrótica (incluindo certas linhas de células tumorais), atividades imunorreguladoras, metabolismo lipídico, coagulação e função endotelial.

Qual a função das principais citocinas da imunidade inata?

As principais citocinas inflamatórias que atuam na imunidade inata são o TNF-α (fator de necrose tecidual α), a IL-1 (interleucina-1), a IL-12 (interleucina-12), o IFN-α (interferon-α), o IFN-β (interferon-β) e a IL-6. A principal função do TNF-α é de ativação e recrutamento de neutrófilos para a área de inflamação.

Como se dá o processo inflamatório?

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

Quem libera as citocinas?

As células que mais comumente produzem citocinas são: monócitos, macrófagos, mastócitos, fibroblastos, células B e T, células endoteliais, ceratinócitos, células musculares lisas, células do parênquima gastrointestinal e do estroma endometrial, além de células de neoplasias 1,2.

Quais são as substâncias Pró-inflamatórias?

Mediadores químicos da inflamação são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem ou retroalimentam o processo de inflamação.

Quais são os principais fatores de transcrição ativados por citocinas Pró-inflamatórias?

As citocinas produzem seus efeitos celulares pela ativação de vários fatores de transcrição como o AP-1, o NF-kB e o STAT, os quais ativam ou reprimem os genes alvo.

Quais citocinas atuam na resposta imune inata de forma específica contra vírus?

Essas interações causam uma resposta imune baseada na produção de citocinas inflamatórias, principalmente TNF α, IL-1(Interleucina 1), IL-6 (Interleucina 6), IL-12 (Interleucina 12), IL 15 (Interleucina 15), IL18 (Interleucina 18) e a quimiocina MIP 1- Proteína Inflamatória de Macrófagos 1 Alfa).

São citocinas da imunidade adquirida?

As citocinas são as mensageiras do sistema imunológico. Quando um antígeno é detectado, os glóbulos brancos e outras células do sistema imunológico produzem citocinas.

Como a TNF age?

O TNF-a, quando liberado em baixas concentrações, age nas células endoteliais promovendo vasodilatação e estimulando-as a secretarem um grupo de citocinas (denominadas quimioquinas) que tem ação quimiotáxica em relação aos leucócitos, promovendo, desta forma, um processo inflamatório local que possibilita o combate a ...

Quais os efeitos do TNF alfa Patologico?

O TNF-α é secretado principalmente por macrófagos. Seu mau funcionamento pode causar inflamações dolorosas em doenças auto-imunes e auto inflamatórias , choque séptico e permitir o aparecimento de tumores.

O que é a citocina TNF?

O TNF-alfa é uma citocina pró-inflamatória que regula múltiplos processos biológicos (incluindo proliferação celular, diferenciação, apoptose, metabolismo lipídico e coagulação).

Qual a citocinas mais importante na resposta imune celular?

Interleucina-1 (IL-1): Produzida por monócitos e muitos outros tipos de células. Produz febre, estimula a síntese de proteínas da fase aguda, promove a proliferação de células Th2.

Quais citocinas atuam como inibidoras da resposta imunológica?

A IL-4, IL-5 e IL-6 atuam nas parasi-toses e nas reações alérgicas. A IL-8 agrupa os fatores quimiotáticos. IL-12, IL-16 e IL-20 são também agen-tes inflamatórios, enquanto que IL-10, IL-13 e IL-19 deprimem a resposta imunológica.

Qual a função das citocinas pro e Anti-inflamatórias?

Dessa forma, as citocinas influenciam a atividade, a diferenciação, a proliferação e a sobrevida da célula imunológica, assim como regulam a produção e a atividade de outras citocinas, que podem aumentar (pró-inflamatórias) ou atenuar (anti-inflamatórias) a resposta inflamatória.

São fatores intestinais que estimulam o estado Pró-inflamatório?

A síntese de leptina é estimulada por infecção e por citocinas pro- inflamatórias como, por exemplo, o TNF-α e a IL-6. O aumento nas concentrações de leptina como resultado do aumento dessas citoci- nas pode contribuir para a anorexia e redução de massa corporal que acompanham as condições inflamatórias(88).

Como os fatores de transcrição interagem com o DNA?

Os fatores de transcrição são proteínas que contém pelo menos dois domínios funcionais: um de ligação com o DNA e outro de ligação com a RNA polimerase. Essas proteínas controlam, quando, onde e como os gene serão transcritos, sendo a base para o controle da expressão gênica.

O que é Pró-inflamatório?

Existem citocinas que funcionam primariamente como indutoras de inflamação (citocinas pró-inflamatórias), enquanto outras atuam na contra-regulação (citocinas antiinflamatórias).

O quê mediadores inflamatórios?

Mediadores inflamatórios são substâncias liberadas em uma área tecidual lesada ou por células adequadamente ativadas que coordenam o processo da resposta inflamatória 19.

Artigo anterior
Como tirar tinta ruiva do cabelo e voltar a cor natural?
Artigo seguinte
Qual a função do superego no aparelho psíquico?