O que são barras longitudinais?

Perguntado por: Anna Vanessa de Jesus  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

A armadura longitudinal são as barras azuis e verdes da imagem acima, já a armadura transversal são as barras laranjas que as envolvem. As barras longitudinais tem a função de resistir aos esforços de tração gerados pela flexão na viga, já os estribos são usados para combater os esforços de cisalhamento.

Qual a função da armadura longitudinal?

Armadura constituída por varões de aço dispostos paralelamente à superfície de um elemento estrutural, segundo o seu eixo longitudinal. Este tipo de armadura é frequentemente usada em vigas para resistir aos momentos fletores.

O que são vigas transversais?

Uma viga é um elemento estrutural sujeito a cargas transversais. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga estrutural concentrada, caso sirva de apoio a um pilar.

Quais os tipos de armaduras?

Os 3 tipos básicos de armaduras em estruturas de concreto
  • Armaduras de Resistência Geral. As armaduras de resistência geral são aquelas que garantem a integridade da peça estrutural como um todo, e por isso elas são sempre obrigatórias. ...
  • Armaduras Complementares. ...
  • Armaduras de Resistência Local.

Qual a bitola mínima para barras longitudinais em vigas de acordo com a norma ABNT NBR 6118?

Diâmetro mínimo e máximo

Em casos onde a barra é lisa, seu diâmetro não pode ser superior a 12 mm. No caso de estribos formados por telas soldadas, o diâmetro mínimo pode ser reduzido para 4,2 mm, desde que sejam tomadas precauções contra a corrosão dessa armadura.

Barras de Access Consciousness®

37 questões relacionadas encontradas

Qual o diâmetro mínimo da barra de aço na armadura longitudinal?

Conforme o item 18.4.2.1 da Norma o diâmetro das barras longitudinais não deve ser inferior a 10mm nem superior a 1/8 da menor dimensão da seção transversal. Evita-se a utilização de barras deformáveis com o objetivo de criar uma armação mais rígida no interior da forma, antes e depois da concretagem.

O que diz a norma NBR 6118?

A NBR 6118 faz um controle de requisitos para manter a qualidade da estrutura de concreto. E medidas preventivas devem ser tomadas para que todo o projeto seja executado de acordo com o planejado.

Qual a diferença entre armadura positiva e negativa?

A armadura positiva e negativa. Nós chamamos de “armadura” este aço que vai dentro do concreto, sendo que a armadura positiva fica na parte debaixo e a armadura negativa se encontra na parte de cima. Ambas as armaduras tem como papel conter esforços que uma determinada estrutura está sujeita.

Quais os tipos de armadura em uma viga?

O concreto não resisti aos esforços de tração, e para combater e vencer esses esforços usa-se aço, na viga, as armaduras usadas são: a longitudinal, a transversal e a de pele.

O que é armação negativa?

Ferragem posicionada na parte superior da laje. Sua função é fazer a ligação entre lajes e vigas proporcionando rigidez e monoliticidade ao conjunto dos elementos estruturais. Serve também para combater as fissuras, evitando assim sua oxidação, que leva a processos de corrosão.

O que é uma viga invertida?

2. Vigas Invertidas. Um caso específico de vigas elevadas, são as vigas invertidas, cuja elevação da viga é total, e a viga recebe toda a elevação que pode ser realizada, e sendo assim o fundo da viga acaba por coincidir com o fundo da laje.

Para que servem as vigas?

Viga é um elemento estrutural horizontal das edificações, geralmente utilizada no sistema laje-viga-pilar. Servem de apoio para lajes e paredes, conduzindo suas cargas até os pilares.

Qual a função da armadura longitudinal e transversal estribos dos pilares?

A armadura de uma viga é composta principalmente de dois elementos, a armadura longitudinal e a armadura transversal. ... As barras longitudinais tem a função de resistir aos esforços de tração gerados pela flexão na viga, já os estribos são usados para combater os esforços de cisalhamento.

O que é armadura construtiva?

A armadura, segundo definição proposta por FUSCO (1975), “é o componente estrutural de uma estrutura de concreto armado, formado pela associação de diversas peças de aço”.

Quais os objetivos da utilização da armadura transversal estribos?

A colocação da armadura transversal evita a ruptura prematura das vigas e, além disso, possibilita que as tensões principais de compressão possam continuar atuando, sem maiores restrições, entre as fissuras inclinadas próximas aos apoios.

O que compoe uma armadura?

Ela era composta pelo elmo (capacete), couraça (que protege o tronco do cavaleiro), grebas ( que protegem a parte inferior das pernas), manoplas (vulgo, luvas), espaldar (protegem o ombo), escarpe (sapato encouraçado), e pernas e braços da armadura. ... Ela foi utilizada pelos cavaleiros até o século XIII.

O que é uma armadura transversal?

A colocação de armadura transversal evita a ruptura prematura das vigas e, além disso, possibilita que as tensões principais de compressão possam continuar atuando, sem maiores restrições, entre as fissuras inclinadas próximas aos apoios.

Quando se usa armadura de pele?

A NBR 6118:2014 estabelece que vigas com altura superior a 60 cm possuam a armadura de pele, portanto, na construção civil tem se observado que vigas com altura igual ou inferior a 60 cm também possuem uma ocorrência de fissuração..

Para quais tipos de concreto a NBR 6118 07 se aplica?

1) Para quais tipos de concreto a NBR 6118/03 se aplica? A NBR 6118/03 se aplica a estruturas com concretos convencionais, com massa específica seca maior que 2.000 kg/m3, não excedendo 2.800 kg/m3, do grupo I de resistência (C10 a C50), conforme classificação da NBR 8953/09.

O que a norma ABNT NBR 6118 estabelece como requisitos para que uma estrutura de concreto armado tenha durabilidade?

Os principais cuidados para garantir a durabilidade das estruturas de concreto armado durante a execução de seu projeto é que o concreto possua especificações técnicas claras e que seja dosado de forma racional, obedecendo aos parâmetros de resistência mecânica e de durabilidade.

Qual a norma que rege a execução das estruturas de concreto?

NBR 14931 - 2004 - Execução de Estruturas de Concreto - Procedimento.

Artigo anterior
Quanto tempo demora depois de transitado em julgado?
Artigo seguinte
O que posso fazer para afinar o colo do útero?