O que são ativos intangíveis exemplo?

Perguntado por: Ângelo Martins Maia  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (62 avaliações)

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software. ... Ele não existe fisicamente, mas é um bem que muitas empresas possuem.

O que são ativos Intangiveis de uma empresa?

Conceito e definição de ativo intangível

Trata-se de um ativo não monetário identificável sem substância física ou incorpóreo (CPC 04), isto é, possui valor econômico, mas não tem existência física. Representa direitos de uso de um bem ou direitos associados a uma organização.

Que tipos de ativos intangíveis são amortizados?

Um ativo intangível com vida útil definida deve ser amortizado no prazo definido de acordo com os itens 97 a 106 da CPC 04, enquanto a de um ativo intangível com vida útil indefinida não deve ser amortizado, conforme itens 107 a 110 da mesma CPC.

O que são ativos intangíveis gerados internamente dê exemplos?

Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física. Um ativo é classificado como Intangível quando for simultaneamente identificável, controlado e gerador de benefício econômico.

Como classificar um ativo intangível?

ATIVOS INTANGIVEIS. Os chamados "ativos intangíveis" são aqueles que não têm existência física. Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido.

O que são Ativos Tangíveis e Intangíveis?

43 questões relacionadas encontradas

Como mensurar um ativo intangível?

Uma das práticas mais aplicadas para mensurar contabilmente um ativo intangível é o fluxo de caixa descontado, que consiste em projetar os benefícios que a empresa terá no futuro com esse ativo. Essa técnica utiliza as receitas e despesas da organização, porém, de forma projetada para o futuro.

Quais bens são classificados no balanço patrimonial como ativos intangíveis?

Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.

O que é um ativo tangível?

Os bens tangíveis referem-se aos recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Esses ativos são adquiridos com a intenção de realizar operações que benefícios econômicos e/ou manutenção da atividade comercial.

O que é imobilizado exemplo?

Em contabilidade os ativos imobilizados são representados por bens e direitos que a empresa adquire para manter suas atividades em funcionamento, como por exemplo os edifícios, terrenos, máquinas, etc. Também é conhecido como ativo fixo.

Quais são os ativos imobilizados?

Contas do Ativo Imobilizado
  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de informática. ...
  7. Imobilizado em andamento.

O que são os ativos imobilizados e intangíveis?

Também chamado de ativo imobilizado, ele consiste em bens permanentes que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata, ou seja, possuem menos liquidez. ... Ativos Intangíveis: são os objetos abstratos, aqueles que não podem ser tocadas, sendo representadas por direitos de ordem jurídica ou econômica.

Como seria a aquisição separada de um ativo intangível?

Aquisição Separada de Ativos Intangíveis

No reconhecimento dos custos contábeis de um ativo intangível, são excluídos os valores incorridos em seu uso ou transferência, são apenas considerados os custos para deixá-lo nas condições operacionais pretendidas pela administração.

Como deve ser feita a mensuração do valor justo de ativo intangível adquirido em combinação de negócios?

Custo por aquisição em uma combinação de negócios: o ativo intangível adquirido desta maneira deve ser avaliado através da metodologia do valor justo na data de aquisição. Este reflete as expectativas de mercado na data de aquisição com relação à probabilidade de geração de benefícios econômicos a favor da empresa.

São exemplos de bens tangíveis?

Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível. No universo contábil, diferenciar corretamente os bens é fundamental para a montagem de demonstrativos e para a própria prestação de contas.

O que são itens imobilizados?

Ativo imobilizado é o conjunto de bens relacionados com a manutenção da empresa. São bens tangíveis, ou seja, físicos. Ele é uma parte que geralmente é utilizada para gerar renda. Para a Receita Federal o seu conceito é conjunto de bens e que abrangem os custos de benfeitorias.

O que é um produto imobilizado?

De acordo com a legislação, no Ativo Imobilizado são considerados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, riscos e controle desses bens (Inciso IV do ...

Qual o valor para considerar ativo imobilizado?

Outros critérios que podem auxiliar no reconhecimento de um ativo imobilizado são dois aspectos elencados no Regulamento do Imposto de Renda, em seu artigo 313: o bem adquirido precisa ter um valor unitário superior à R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) ou. o prazo de vida útil deste bem precisa ser superior à um ano.

O que é uma situação tangível?

Consideram-se ativos tangíveis todos os bens materiais que podem ser tocados, portanto, os bens concretos, tais como: dinheiro, máquinas, imóveis, produtos, etc. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais, ou seja, não se podem ver nem tocar.

O que é ativo permanente tangível é intangível?

Os ativos intangíveis são os bens imateriais da empresa, tais como marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how. ... Um bem tangível ou intangível depende do valor de aquisição para ser incorporado como bem.

Quais são os ativos financeiros?

Entre os exemplos de ativos financeiros mais conhecidos estão as ações, moeda e câmbio, títulos públicos, títulos privados, commodities, entre outros. Os ativos financeiros são intangíveis. Ou seja, eles não existem de forma física como um terreno ou uma casa, por exemplo.

Quando um ativo intangível deve ser reconhecido no balanço patrimonial?

Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se: for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e. o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

O que são e como se classificam os bens imóveis?

Os bens imóveis são classificados pela doutrina da seguinte forma: imóveis por natureza (somente o solo, com sua superfície, subsolo e espaço aéreo); imóveis por acessão natural (tudo que se adere naturalmente ao solo, como as árvores, os frutos pendentes, os acessórios etc.); imóveis por acessão artificial ou ...

O que é um ativo na contabilidade?

O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.

Quanto aos ativos intangíveis como devem ser divulgados?

“Os ativos intangíveis são divulgados nas demonstrações contábeis e nos relatórios complementares, como Relatório de Sustentabilidade, Balanço Social, Relato Integrado, releases, Relatórios Gerenciais, entre outros”, destacou Rogério Andrade.

Quais as formas de mensuração do ativo?

Para a mensuração do Ativo, os valores de troca foram enfocados sob duas óticas: sob a ótica dos registros a Valores de Entrada, considerando-se o Custo Histórico, o Custo Histórico Corrigido, o Custo Corrente, o Custo Corrente Corrigido, e os Valores de Saída em relação a Preços Correntes de Saída ou Valor Realizável ...

Artigo anterior
Qual Canal Faustão vai trabalhar?
Artigo seguinte
O que significa 25 kN?