O que são atividades não operacionais?

Perguntado por: Ângelo Duarte Gonçalves de Esteves  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

As receitas e despesas ditas “não operacionaissão aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).

É exemplo de receita não operacional?

São exemplos ganhos ou perdas de capital: lucros ou prejuízos na venda de itens do ativo permanente; venda de um veículo, com lucro ou prejuízo, venda de máquinas, equipamentos, etc.

Quais são as despesas não operacionais?

De modo geral, todos gastos que não estão relacionados com a natureza da empresa é despesa não operacional. É o contrário de uma despesa operacional, que é ligada ao custo com as operações.

O que são entradas não operacionais?

7 – Saída ou Entrada não operacional

São aquelas despesas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais da empresa. Não interfere no lucro operacional. Ex: pagamento de empréstimos bancários, pagamento de juros, distribuição de lucros.

O que são saídas não operacionais?

As despesas não operacionais são aquelas que não se associam ao funcionamento ou a atividade principal da empresa. Ou seja, não estão ligadas ao que o negócio oferece aos seus clientes e nem as atividades acessórias da companhia.

O que são atividades operacionais?

25 questões relacionadas encontradas

O que são saídas operacionais?

Receitas (Entradas) e Despesas (Saídas) Operacionais

Essa são as receitas e despesas ligadas diretamente ao negócio da empresa. Se referem as receitas comerciais, de vendas para os clientes, e as despesas de produção e venda (custos variáveis) e de manutenção da estrutura da empresa (custos fixos).

O que são entradas e saídas de um processo?

Saída é tudo aquilo que o processo entrega depois de finalizado, é o produto final resultado da transformação. As saídas de um processo podem ser entradas de outros, por exemplo, o que recebemos de um fornecedor é entrada do nosso processo, mas é saída no processo dele.

O que são as despesas operacionais?

As despesas operacionais são aquelas relacionadas com o funcionamento diário de uma empresa. Por isso, elas não incluem pagamentos como impostos ou aqueles associados à fabricação dos produtos comercializados. Esse tipo de despesa integra a gestão financeira da companhia.

Qual a diferença entre despesas administrativas e operacionais?

Despesas administrativas são os gastos gerais de uma empresa que não estão ligados diretamente a produção. São exemplos gasto com conta telefônica, recepção, limpeza e departamento jurídico. ... As despesas operacionais são os gastos para produzir produtos e serviços, como matérias primas.

O que não entra no DRE?

Receita operacional bruta

É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

Quais os tipos de despesas operacionais?

As despesas operacionais estão divididas em dois tipos: Fixas: aquelas que estarão presentes todos os meses com o mesmo valor. Variáveis: previstas para momentos específicos e o valor pode ser diferente em cada período. Elas também podem ser subdivididas em despesas administrativas, comerciais e específicas.

O que são despesas que não são financeiras?

Despesa Primária ou Não Financeira: são aqueles gastos necessários para promover os serviços públicos à sociedade, desconsiderando o pagamento de empréstimos e financiamentos. São exemplos as despesas com pessoal, encargos sociais, transferências para outros entes públicos e investimentos.

O que são receitas operacionais exemplos?

A receita operacional é a demonstração de todos os recursos gerados por uma empresa na sua atividade-fim. ... Uma receita operacional, aliás, é diferente das receitas financeiras, que não são geradas pelas operações, mas sim por descontos, juros, resultados de operações financeiras ou dividendos.

O que é uma receita não tributável?

RECEITAS NÃO TRIBUTÁVEIS OU ISENTAS: 1) Resultado Credor da Equivalência Patrimonial, art. 389. 2) Lucros e Dividendos recebidos, tributados nas pessoas jurídicas que o distribuíram, art.

O que se enquadra em outras receitas operacionais?

São Receitas que não estão diretamente ligadas à atividade econômica da empresa, como por exemplo a Venda de um Ativo Imobilizado. São Despesas que não fazem parte da atividade principal ou acessória da empresa. Exemplo: doações, dividendos etc.

O que são despesas operacionais e administrativas?

O conceito de despesas operacionais se refere aos gastos essenciais para que o negócio consiga operar. Ou seja, são os custos referentes ao funcionamento da empresa.

O que compõe as despesas administrativas?

Despesas administrativas são os gastos de uma empresa que não têm ligação direta com a produção ou com o core-business. Elas abrangem gastos como os com limpeza, manutenção, materiais de escritório, etc.

O que entra em despesas gerais e administrativas?

Despesas Gerais e Administrativas e outras despesas

Nesta categoria estão as despesas com pessoal, escritórios de advocacia, contabilidade, consultoria, seguros, material de escritório, luz, água, internet, aluguel, depreciação e amortização.

O que compõem o orçamento de despesas operacionais?

O Orçamento de Despesas Operacionais é constituído por todos os gastos necessários para manter a organização em funcionamento e que irão incorrer no período que está sendo projetado, exceto os custos de produção.

Como classificar as despesas Pré-operacionais?

Anteriormente, a contabilização das despesas pré-operacionais era feita sob a classificação de ativo diferido.
...
Alguns exemplos mais comuns são os gastos com:
  1. Elaboração do projeto;
  2. Despesas de instalação;
  3. Honorários dos profissionais envolvidos;
  4. Eventuais capacitações necessárias para os funcionários;

Quais são os tipos de despesas na contabilidade?

Despesas
  • Aluguel do imóvel;
  • Pró-labore;
  • Salários dos administradores;
  • Contas fixas (água, luz, telefone, internet, etc);
  • Salários dos funcionários em geral;
  • Material de escritório;
  • FGTS, INSS e outras despesas relacionadas aos salários;
  • Entre outras.

O que são entradas de um processo?

Entradas ou Inputs são os itens iniciais que serão transformados em um processo, chamados também de insumos. Entrada é tudo aquilo que o processo recebe de fora, é sobre ela que iremos trabalhar, é ela que será transformada dentro do processo.

São considerados saídas de um processo?

O resultado do processo de transformação é o que denominamos saídas ou outputs, que são bens ou serviços, que podem ser vistos sob diferentes aspectos (SLACK et al., 2009): Tangibilidade – são bens de propriedades físicas tangíveis ou visíveis, como, por exemplo, aparelhos eletroeletrônicos.

O que são saídas?

Significado de Saída

substantivo feminino Ação de sair de um lugar, de uma empresa, cargo ou equipe: sua saída da empresa foi injusta. Lugar por onde se sai; porta de saída: este recinto tem duas saídas. [Figurado] Maneira de superar uma dificuldade; recurso, expediente: arranjou uma saída para os seus problemas.

Artigo anterior
O que mais vende hoje em dia na internet?
Artigo seguinte
Como saber se tenho asma induzida?