O que são aspectos linguísticos na Libras?

Perguntado por: Rui Duarte Maia Assunção  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

A língua de sinais utiliza-se de um meio ou canal visual-espacial e não oral- auditivo, sendo dotada de uma gramática constituída a partir de elementos próprios, que se estruturam a partir de mecanismos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos.

Quais são os aspectos linguísticos?

Os recursos linguísticos são formas para expressar experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou teor poético ao discurso. As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva.

Quais são os níveis linguísticos da Libras?

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais.

O que são as variações linguísticas dentro da Libras Cite exemplos?

Em Libras na variação regional há vários sinais com o mesmo significado. Um exemplo disso em Português é a palavra “mandioca”, que, dependendo da região do país, ela pode ter nomes diferentes, como macaxeira; a palavra pode mudar, porém, osignificado é o mesmo.

Como a linguística considera a língua de sinais?

As línguas de sinais são, portanto, consideradas pela lingüística como línguas naturais ou como um sistema lingüístico legítimo e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem.

Aula 8 - Aspectos linguísticos da Libras: sintaxe, semântica e pragmática

19 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença da estrutura linguística entre as línguas orais e as línguas de sinais no momento de sua produção?

Para as línguas orais, a produção conta com o sistema vocal e a percepção depende do sistema auditivo. Línguas orais podem ser categorizadas, portanto, como sendo expressas na modalidade vocal-auditiva. Línguas de sinais, por outro lado, dependem do sistema gestual para a produção e do sistema visual para a percepção.

Quanto a língua de sinais é correto afirmar que?

Sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, é correto afirmar que a língua de sinais é de modalidade visual-gestual não tendo impedimento de ser adquirida pelas pessoas surdas. ... Pode-se afirmar que as Línguas de Sinais caracterizam-se como: Não universais, visuais-espaciais, com estrutura e gramática próprias.

O que é variação social presente nas Libras?

Desta forma a variação social refere- se a variações na configuração das mãos e/ou no movimento, não modificando o sentido do sinal.

São variações verificadas na Libras?

8) São variações verificadas na Libras: Variações geográfica, pessoal, literária e histórica. Variações geográfica, histórica, sociocultural e comunicativa. Variações histórica, religiosa, comunicativa e econômica.

Quais as variações linguísticas dentro de uma mesma língua?

Conforme as variações linguísticas de cada região foram surgindo, novos idiomas também foram aparecendo, a partir de uma mesma língua. O português, francês, italiano, espanhol, romeno, catalão, entre outros idiomas são alguns exemplos de como as variações de uma mesma língua podem gerar novos dialetos e expressões.

Quais são os 5 Parâmetros da Libras?

Os Cinco Parâmetros da Libras
  • A configuração da mão;
  • Ponto ou local de articulação;
  • O movimento;
  • Orientação/direcionalidade;
  • Expressão facial e/ou corporal;

Quais as estruturas gramaticais da Libras?

A LIBRAS é dotada de uma gramática constituída a partir de elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais e de um léxico (o conjunto das palavras da língua) que se estruturam a partir de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos que apresentam especificidade mas seguem também princípios básicos gerais.

Quais são três os aspectos da linguagem?

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático. Esses três níveis constituem a gramática de uma língua.

O que são conceitos linguísticos?

O conceito de linguística (do francês linguistique) refere-se àquilo que pertence ou que é relativo à linguagem. A palavra também permite fazer alusão à ciência cujo objecto de estudo seja a língua. Desta forma, a linguística, enquanto ciência, dedica-se à análise da natureza e às leis que regem a linguagem.

O que são aspectos não linguísticos?

Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

O que é variação comunicativa na LIBRAS?

As variações linguísticas em Libras acontecem, como em todas as línguas, de forma natural, quando seus usuários entram em contato com outras formas de sinalização e fazem com que o repertório de sinais fique mais diversificado. Essa variação tem, como mencionado, influência de vários fatores.

Quais são os sinais arbitrários?

Por outro lado, existem os sinais arbitrários, cuja particularidade está no fato de não manter nenhuma relação com seu referente ou nenhuma semelhança com o dado da realidade que esses sinais representam.

O que são sinais arbitrários?

São aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.

O que é variação popular?

A língua padrão e a linguagem popular também são variedades sociais ou culturais. Um dialeto é uma variedade geográfica. Variações de léxico, como ocorre na gíria e no calão, podem ser consideradas como variedades mas também como registros ou, ainda, como estilos, a depender da definição adotada em cada caso.

O que é variedade popular?

Podemos optar por dois diferentes registros da língua portuguesa: a variedade padrão ou a variedade popular, também conhecida como linguagem coloquial. Cada uma dessas variedades deve ser empregada em situações específicas, e ambas, sem distinção, funcionam bem, cumprindo papéis específicos na comunicação.

Quais as possíveis variações dos sinais empregados nas diferentes regiões do país?

Os surdos podem criar sinais diferentes para identificar lugares, objetos e conceitos. Em São Paulo, o sinal de “cerveja” é feito com um giro do punho como uma meia-volta. Em Minas, a bebida é citada quando os dedos indicador e o médio batem no lado do rosto. Também ocorrem mudanças históricas.

Pode-se afirmar que a Língua Brasileira de Sinais?

1 No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é usada pelas comunidades surdas e, ainda, pela tribo de índios Urubu-Kaapor. Pode-se afirmar que as línguas de sinais se caracterizam como: Resposta sugestiva: Não universais, visuoespaciais, com estrutura e gramática próprias.

Por que a língua de sinais não é universal?

Cada país possui sua própria língua de sinais, assim como no Brasil falamos português e nos Estados Unidos falamos inglês, com a língua de sinais não é diferente. Aliás, cada região do país tem suas próprias variações regionais, igualzinho as línguas da modalidade oral-auditiva.

Quais as características imprescindíveis no aprendizado de Libras?

Aprender LIBRAS não é tarefa fácil, pois, como ouvintes, temos o hábito de falar e nos distrairmos durante a conversa, por qualquer barulho que seja; no caso da LIBRAS, precisamos ter mais atenção, para não perdermos as expressões dos Surdos, que são fundamentais ao entendimento da mensagem.

Qual a diferença entre língua de sinais e línguas orais?

As línguas de sinais apresentam modalidade visual-espacial, enquanto as línguas orais são orais-auditivas. D As línguas de sinais são línguas universais, enquanto as orais têm variação linguística local.

Artigo anterior
Qual é a densidade da água salgada?
Artigo seguinte
Como o cérebro processa a imagem?