O que são as representações sociais?

Perguntado por: Jorge Gonçalo Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

Representações sociais são o conjunto de conhecimentos, opiniões e imagens que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos.

Qual é o conceito de representação social?

As representações sociais, segundo definição clássica apresentada por Jodelet (1985), são modalidades de conhecimento prático orientadas para a comunicação e para a compreensão do contexto social, material e ideativo em que vivemos.

O que são representações sociais para Moscovici?

Logo, para Moscovici, a Representação Social é uma construção que o sujeito faz para entender o mundo e para se comunicar, é uma Teoria. O estudo das representações sociais traz em seu bojo algumas preocupações importantes.

O que são representações sociais para Durkheim?

Durkheim (1987, p. XXVI) afirma que “o que as representações coletivas traduzem é a maneira pela qual o grupo se enxerga a si mesmo nas relações com os objetos que o afetam. Ora, o grupo está constituído de maneira diferente do indivíduo, e as coisas que o afetam são de outra natureza.

Quais são as funções da representação social?

Igualmente importantes são algumas funções atribuídas às Representações Sociais por exemplo: a função do saber, a função identitária, a função de orientação e a função justificadora. A função do saber é permitir compreender e explicar a realidade.

O QUE SÃO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS?

37 questões relacionadas encontradas

Como as representações sociais podem ser formadas?

Existem dois processos formadores das Representações Sociais, sendo estes o processo de ancoragem e o processo de objetificação. Estes dois processos servem para familiarizar o desconhecido.

O que é funções identitárias?

2 - Função Identitária - As representações também têm por função situar os indivíduos e os grupos no campo social. A partir delas, eles são capazes “de elaborar uma identidade social compatível com os sistemas de normas e valores socialmente e historicamente determinados ” (MUGNY; CARUGATY, 1985, p. 183).

Por que o conceito de representações coletivas de Durkheim e o conceito de Representações Sociais de Moscovici são diferentes?

Moscovici começa por afirmar que não obstante a tese durkheimiana sobre a separação entre representações individuais e coletivas estar correta, o problema encontra-se nos detalhes, nas singularidades, ou seja, no fato de que as representações coletivas tratam de fenômenos gerais e os "relacionam a práticas ou ...

O que é o pensamento social a representação social e relação social?

O conceito de representação social designa uma forma de conhecimento específico, o saber do senso comum, cujos conteúdos manifestam a operação de processos generativos e funcionais socialmente marcados. Mais abrangentemente, ela designa uma forma de pensamento social.

São características da teoria das representações sociais proposta por Moscovici?

Moscovici (1978) defende que a representação social deve ser encarada “tanto na medida em que ela possui uma contextura psicológica autônoma, como na medida em que é própria de nossa sociedade e de nossa cultura”. São características da Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici: I.

Qual a teoria de Moscovici?

Moscovici (1978, p. 44) afirma que “a representação social constitui uma das vias de apreensão do mundo concreto, em seus alicerces e em suas consequências”. Ocorre a transformação de um conhecimento indireto em conhecimento direto; esse é o único meio, segundo Moscovici, de nos apropriarmos do universo exterior.

O que é representação social exemplo?

Representações sociais são o conjunto de conhecimentos, opiniões e imagens que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos.

O que é representação social na educação?

A representação social é um conhecimento do senso comum. É uma abordagem que se encontra hoje no campo de um diálogo interdisciplinar, na medida em que se tenta sim- bolizar, nomear e enredar as relações com a realidade social.

O que é representação social de um sujeito?

As Representações Sociais são compreendidas como um conhecimento elaborado e compartilhado numa coletividade que contribui individualmente nas suas inter-relações. É apresentada a sua origem, e também as diferentes interpretações e utilizações provenientes de alguns autores desde a sua criação.

O que é pensamento social na ótica do pensamento social?

O pensamento social situa-se no quadrante definido pelo público e pelo coletivo, opondo-se, nomeadamente, ao individual e ao privado. ... Os rumores são formas coletivas de conhecimento, envolvem interações sociais e acontecem no espaço público.

Porque o exercício do pensamento precisa das representações sociais?

O pensamento é prescrito pelo que temos como representações. ... Nesse sentido as representações sociais não somente interferem na nossa forma de pensar, mas no nosso próprio ambiente (social e cultural). De acordo com Moscovici (2009) predomina nas ciências humanas a ideia de que a sociedade não pensa.

Qual a importância da palavra dentro das representações sociais e o que as elas significam na vida das pessoas como participantes de uma sociedade?

Resposta Esperada: É através das palavras que a criança se torna parte de uma sociedade, que forma suas vivências através da troca de experiências. As Representações Sociais representam a forma como o indivíduo pensa, interpreta e acredita em determinada realidade tanto sobre si mesmo quanto a respeito dos outros. 2.

Qual a diferença entre representações coletivas e representações sociais?

A mudança do termo representação coletiva para representação social ocorreu com a finalidade de ressaltar uma mudança de postura. O novo termo passou a indicar um fenômeno, enquanto o termo tradicional indicava um conceito. Assim, seria tarefa da psicologia social explicar esse fenômeno (Moscovici, 2003).

Qual a importância da dimensão coletiva na obra de Émile Durkheim?

Criado pelo autor francês Émile Durkheim, o conceito de consciência coletiva é decisivo para entender porque as pessoas tomam certas decisões e também como, em geral, muitas delas são semelhantes e, em certo sentido, a massa acaba agindo de maneira parecida.

O que é a consciência coletiva para Durkheim?

A consciência coletiva é o conjunto de sentimentos e crenças comuns aos membros de uma mesma sociedade (Durkheim, 1995), enquanto que a consciência individual é o lado Page 3 peculiar dos indivíduos que marca a sua subjetividade de maneira específica, no sentido da singularidade que marca.

O que são representações identitárias?

Constroem, desde modo, o que Deschamps y Moliner definem como representações identitárias, aquelas que as pessoas constroem com os conhecimentos e crenças que possuem sobre elas mesmas e sobre certos grupos. (Deschamps y Moliner, 2009).

O que é ancoragem e objetivação?

Os processos de objetivação e ancoragem servem para nos familiarizar com o 'novo', primeiro colocando-o no nosso quadro de referência, onde pode ser comparado e interpretado, e depois reproduzindo-o e colocando-o sob controlo (Moscovici, 1981, p. 192).

O que são as representações coletivas?

As representações coletivas traduzem a maneira como o grupo pensa nas suas relações com os objetos que o afetam. Para compreender como a sociedade se representa a si própria e ao mundo que a rodeia, precisamos considerar a natureza da sociedade e não dos indivíduos.

Quais as principais características da teoria das representações sociais?

A teoria das representações sociais entende que uma realidade social é criada apenas quando o novo ou o não familiar é incorporado aos universos consensuais, operando-se, nesse momento, os processos pelos quais ele passa a ser familiar, perde a novidade, tornando-se socialmente reconhecido e real.

O que é preciso para que um objeto seja objeto de representação social?

Assim, para pôr termo a uma determinada representação social, faz-se necessário promover uma ação direta em seu núcleo, uma vez que ele corresponde à parte mais estável que não se modifica, mesmo que a informação recebida o contradiga, já que esta termina por ser interpretada de acordo com o núcleo central.

Artigo anterior
Quais as principais características do Just-in-time?
Artigo seguinte
O que devo comer para ter mais energia?